F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, outubro 17, 2006

Depois da Visita de Estudo!

Depois de uma Visita de Estudo há uma maior motivação para a produção de trabalhos escolares. Estes poderão evidenciar o interesse manifestado pelos alunos no decorrer da mesma e os conhecimentos adquiridos ou sistematizados.
Ficam alguns registos de trabalhos em torno da Visita à "ColmeiCentro".
Américo Pereira


"Aquapólen - Encontros na Cantina"


No dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, realizou-se o primeiro de muitos encontros do "Aquapólen - Encontros na Cantina"! Esta primeira acção de sensibilização realizou-se na cantina escolar da Eb1 Nº5 de Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, pelas 20horas. Foi realizada pela Sra. enfermeira Patrícia Dias do Centro de Saúde do Rossio ao Sul do Tejo e teve a participação de pais, encarregados de educação e comunidade em geral do Rossio ao Sul do Tejo e dos professores deste núcleo escolar.
Esta acção de sensibilização teve como tema "Alimentação Saudável" e teve como objectivo
geral Promover uma adequada informação sobre hábitos alimentares saudáveis.
Os objectivos específicos desta acção foram os seguintes:
- Abordar aspectos relacionados com a Roda dos Alimentos;
- Referir as porções adequadas de cada alimento na Roda dos Alimentos;
- Referir a importância de uma alimentação saudável;
- Referir os malefícios provocados por uma alimentação incorrecta;
- Abordar os aspectos referentes a uma correcta higiene alimentar.
No final desta acção de sensibilização, houve um diálogo aberto entre todos de partilha e esclarecimento de dúvidas. A enfermeira Patrícia alertou todos os presentes para o facto de ser muito importante o consumo diário de leite e de água. Salientou, também, a importância dos lanches saudáveis, ou seja, lanches compostos por sandes e um peça de fruta e a necessidade de reduzir o consumo de doces nas crianças!
Aos pais foi solicitado que incentivem e incutam hábitos saudáveis nas suas crianças; a estas deve-se ensinar, desde muito pequeninos, a comer bem para crescerem melhor. James Baldwin disse "As crianças nunca foram boas a ouvir os mais velhos, mas nunca falharam a imitá-los". No final, ficou o desejo e a disponibilidade de fazer mais Encontros na Cantina.
Fica aqui o apelo a todos, para que sugiram temas e assuntos que gostassem de ver debatidos nos encontros do "AQUAPÓLEN".
Colaborem! Juntos faremos melhor!
Sónia Tavares

Visita de Estudo à "ColmeiCentro"



Nos dias 16 e 17 de Outubro, os alunos da EB1 e Jardim de Infância de Rossio ao Sul do Tejo, foram conhecer o processo de extracção e embalagem do mel, às instalações da ColmeiCentro. Lá, foram recebidos pela Sra. Irene que lhes explicou tudo o que queriam saber sobre o mel.


Começaram por conhecer o extractor, que é a máquina que extrai o mel dos favos que vieram das colmeias.
O mel que sai do extractor, e já totalmente limpo, é transportado por uns tubos até à máquina de enchimento. É esta máquina que enche os frascos com o delicioso mel.
Depois de enchidos e tapados, é colocado à volta da tampa um invólucro de plástico de forma a garantir a segurança e a qualidade do produto.
Na última sala que visitaram, os alunos da EB1 e do JI ficaram a conhecer o rótulo que é colocado em todos os produtos da ColmeiCentro e ficaram a conhecer o pólen, que tem de passar por um processo de secagem, pois com a humidade pode ganhar bolor. É um produto usado tanto na indústria cosmética e farmacêutica e que também pode ser consumido no leite ou no chá, com os cereais, etc.

Por fim, provaram o mel numas colherzinhas de plástico que trouxeram na boca. Uma delícia!!!

Sónia Tavares

domingo, outubro 15, 2006

Corpo Docente - Ano Lectivo 2006/2007


Jardim de Infância

Turma A - Maria Elisa Antunes Macieira
Turma B - Maria Rosa Spínola (Coordenadora do J.I.)



1º Ciclo do Ensino Básico

Turma A - Maria Teresa Alves Mainha
Turma B - Maria Fernanda Cardoso Antunes (Coordenadora do 1º C.E.B.)
Turma C - Margarida Helena Rosa Santos
Turma D - Américo António Moura Pereira
Turma E - Isabel M. Borda D’ Água C Leituga

Apoio Pedagógico

Maria Dulce Marques Moleiro
Sónia Marisa de Oliveira Tavares
Isabel Morgado Marques

Apoio Educativo

Maria Filomena Robalo Lalanda

Sem Componente Lectiva

Maria Luísa Moreira G. S. Ferreira

sábado, outubro 14, 2006

"Arrefinfa na Bilha" - o primeiro contrato!


Foi com enorme surpresa que os alunos da Turma D tivera conhecimento da proposta da Sra. Professora Fernanda Antunes, Coordenadora da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo, para apresentar o Grupo "Arrefinfa na Bilha", em Abrantes, no próximo mês de Novembro.
Este Grupo, que tem a particularidade de apenas utilizar instrumentos com materiais recuperados é formado por alunos dos 1º e 4º anos da Turma D.
Até lá os ensaios vão ser muitos e as dores de ouvidos também!
Américo Pereira

"Aquapólen - Encontros na Cantina"


É já na próxima Segunda-feira, dia 16 de Outubro de 2006, que a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo (Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico) promovem o primeiro encontro "Aquapólen - Encontros na Cantina" como forma de sensibilização, para os problemas que mais afectam as crianças e jovens, em idade escolar.
Desta vez o tema será "Alimentação Saudável" e contará com a presença da Sra. Enfermeira Patrícia Andrade Dias, do Centro de Saúde desta freguesia.
A iniciativa "Aquapólen - Encontros na Cantina" integra o Projecto Pedagógico Global "M.U.D.A.R." (Motivar para Unir, Desenvolver e Animar o Rossio) e é uma das muitas propostas que o grupo docente apresentou à Comunidade Local, na reunião geral de 14 de Setembro, com um único objectivo: "(...) favorecer a implementação de um clima relacional estável, que facilite a interacção e animação pedagógica de todos os alunos."
Neste momento já se encontra em fase de implementação o sub-projecto "Varino -Encantado" que tem na professora Isabel Marques a principal dinamizadora.
Semanalmente a professora Isabel desloca-se a cada uma das sete turmas (cinco do 1º ciclo e duas do Jardim de Infância) para animar a leitura de uma história previamente escolhida e preparada de acordo com as temáticas em estudo.
Também já se encontra em fase de preparação o novo Jornal Escolar "O Borrachinha", cuja primeira edição sairá em Novembro de 2006.
Tanto o nome como o logotipo do jornal da escola "O Borrachinha" foram pretexto para a organização de concursos, com a participação de todas as crianças.
As crianças têm tido um papel activo na organização escolar, participando nas escolhas das actividades e também na definição das regras da escola.
Foi assim na primeira Assembleia de Escola realizada em Setembro e continuará a ser até ao final do ano lectivo.
A Comunidade Local, quer individualmente, quer através da Associação de Pais tem colaborado sempre que solicitada e colaborado na resolução dos pequenos problemas quotidianos, procurando, em conjunto com os docentes, encontrar as soluções que melhor servem os interesses dos seus educandos.
A Escola ainda conta com um forte apoio do executivo da autarquia local.
Na opinião de todos os que integram esta grande comunidade estão reunidas as condições, para que a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo tenha um bom Ano Lectivo 2006/2007.
Américo Pereira
FOTO SÍNTESE
Construção do novo "Estádio do Berlinde"

Ensaio dos Arrefinfa na Bilha

terça-feira, outubro 10, 2006

Uma Escola à beira Tejo


Junto ao rio e do murmúrio das suas águas peregrinas
há uma escola, que quebra a monotonia do tempo
e rasga o silêncio das nuvens, com as vozes animadas
e os risos contagiantes dos mais novos.
Tudo deveria ser assim!
E o Mundo seria bem melhor!
Eis a Escola Básica e o Jardim de Infância da Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo! Fique bem! ...e fique connosco, se possível!
Américo Pereira