F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Visita de Estudo à Escola de Trânsito da "Brisa"




Nos passados dias 11 e 12 de Fevereiro de 2008, os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo participaram numa Visita de Estudo à Escola de Trânsito da "Brisa" em Leiria e ao Centro Histórico desta cidade.
As fotos documentam um dos dias desta actividade pedagógica.





sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Carnaval no Rossio

Vamos separar para o Planeta Salvar!




Enquanto, ainda, não praticamos natação, como preparação obrigatória para a realidade, que alguns nos querem impor (com a ligeireza própria de quem nada tem a perder), na Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo continuamos a seguir o conselho do nosso saudoso amigo Manuel Maurício, que sempre repetia: “Façam-me o favor de serem felizes”!
Neste sentido e aproveitando uma tradição que ninguém quer ver terminada, o Carnaval, os alunos, educadoras, professores e auxiliares do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo saíram à rua com uma indumentária colorida e pouco usual, onde predominavam as cores dos “Ecopontos”. Para a celebração do Carnaval e assumindo um tema comum, “Vamos Separar para o Planeta Salvar”, as sete turmas (pré/pri) do Núcleo Escolar do Rossio, em conjunto com a turma do Jardim-de-Infância do Centro Paroquial e Social de Rossio ao Sul do Tejo construíram os seus próprios fatos, com todo o tipo de materiais, na sua maioria reutilizados.
Embora, facilmente, se pudesse reconhecer a cor verde do vidrão, a cor amarela do embalão, a cor azul do papelão e a cor vermelha do Pilhão, todo o cortejo insistia em repetir, ruidosamente, algumas palavras de ordem, previamente ensaiadas:


“ O Homem não é bicho, sabe separar o lixo:
O papel, no papelão;
a garrafa no vidrão;
a embalagem no embalão
e as pilhas no pilhão!”




Ao longo do tempo de preparação do desfile, todos os alunos, nas respectivas turmas, estudaram e discutiram a importância da separação daquilo que, normalmente, chamamos lixo, desenvolvendo a sua consciência ecológica e reconhecendo a existência de recursos desperdiçados que, se reutilizados, recuperados e reciclados poderiam contribuir para uma melhor preservação do Planeta Terra e do nosso meio ambiente.
As ruas encheram-se de pessoas que, com gestos afirmativos manifestavam a sua aprovação, para mais este trabalho pedagógico, tão simples, mas de elevada importância pedagógica.
Como tudo o que é bom acaba depressa, também o desfile rapidamente chegou ao fim, embora a mensagem continuasse a ecoar na consciência de quem pôde estar presente:
“O Homem não é bicho, sabe separar o lixo!”
Que o digam o Hugo e a Cristiana que, mal chegaram a casa começaram a separar, por cores, tudo aquilo que já não lhes interessava.


Bom trabalho para todos os que teimam em querer salvar o planeta e em mantê-lo de cor azul!

Queres ler mais? Clica AQUI

Carnaval 2008


O Carnaval em preparação!

A comunidade escolar do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo tem vindo a preparar o Carnaval de 2008 com muito empenho e determinação.

Em todas as turmas se tem trabalhado o tema da separação selectiva dos resíduos sólidos urbanos e a utilização dos ecopontos.

A preocupação´com a degradação da natureza é elevada, pelo que a mensagem que este ano será entoada pelas ruas será:

"O Homem não é bicho, sabe separar o lixo:

O papel no papelão!

O Vidro no vidrão!

A embalagem no embalão!

e as pilhas no pilhão!"