F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, setembro 27, 2008

Um computador Magalhães para cada aluno!


Agora (daqui a mais uns dias...), cada um dos nossos alunos poderá adquirir um computador "Magalhães" a preço símbólico ( 50 € ) ou, então, ainda menos( 20€ ), ou mesmo nada!
Bem, mas para isso já terá de ser subsidiado. Quem tiver o escalão B pagará metade do valor estipulado e quem tiver o escalão A, nada pagará!
Mas o melhor será mesmo lerem este manual ou mais informações do Ministério da Educação com atenção.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Pormenores duma escola de passagem!


Com uma câmara vulgar registam-se pormenores especiais numa escola de "passagem administrativa". Aqui só podemos ser retidos, durante um ano!
Depois voltaremos ao antigo espaço com outras condições...
No entanto, basta olhar à nossa volta, para verificarmos o efectivo empenhamento colectivo da Comunidade Escolar, no sentido de beneficiar a nova (velha) escola. São pequenos pormenores que vão marcando a diferença...
Eis alguns destes detalhes:



O "ferrolho da porta" da casa de banho dos professores!





A chaminé na Cantina da Escola





O resguardo da escada interior




Pinturas do corredor principal


segunda-feira, setembro 15, 2008

A "nova" Escola

A "nova" escola
Hoje começa o ano lectivo de 2008/2009.
Estamos todos ansiosos por conhecer a "alma" da "nova" Escola de Rossio ao Sul do Tejo.
Uma escola descartável! Só por um ano!
As salas ainda estão vazias, mas em breve a animação invadirá cada um dos seus espaços e permanecerá por cá.
Parece uma "casa de bonecas", simpática e acolhedora…
Bem-vindos à Escola de Rossio ao Sul do Tejo ainda mais perto do rio!



sexta-feira, setembro 12, 2008

A surpresa inundou a Escola do Rossio

Estávamos a 11 de Setembro de 2008. As expectativas eram enormes e a curiosidade ainda maior... Os Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo de Rossio ao Sul do Tejo iam finalmente conhecer o local escolhido para servir de escola, durante o ano lectivo de 2008/2009.
Já todos tinham ouvido falar da cantina das Fundições do Rossio de Abrantes e os comentários não se fizeram esperar:
-Naquele edifício velho?!
-Não devem lá caber todos!
-Nem um pátio tem para as brincadeiras!
Na nova cantina da escola, a Coordenadora de Estabelecimento, a professora Fernanda Antunes saudou todos os presentes e apresentou o Corpo Docente da Escola. Não que tivesse havido alterações na sua constituição, mas porque havia, na sala, encarregados de educação de alunos do 1º ano, que participavam pela primeira vez nestas andanças.
A professora Margarida Santos apresentou uma súmula do Regimento Interno da Escola e o Professor Américo Pereira referiu-se ao Plano Anual de Actividades e ao Projecto Pedagógico da Escola “M.U.D.A.R. – Motivar para Unir, Desenvolver e Animar o Rossio”, que vai para o terceiro ano de implementação, como forma de animação das actividades lectivas.
O Sr. Luís Valamatos dos Reis, Presidente da Junta de Freguesia local referiu-se, entre muitas outras coisas, à importância destas alterações, que implicam alguns sacrifícios mas que serão muito bem recompensados no futuro, com a construção do Novo Centro Escolar em Rossio ao Sul do Tejo, cuja obra já se iniciou.
A Dona Ana, em representação da Associação de Pais apresentou sucintamente o Plano de Intenções desta Associação de Pais e a Dona Olinda, auxiliar de acção educativa da Escola explicou as normas de funcionamento da cantina.
Depois chegou, finalmente, a vez da visita ao edifício escolar que a todos inundou de surpresa. Cedo as dúvidas se dissiparam e deram lugar à certeza de estarem reunidas todas as condições necessárias e suficientes, para um bom ano lectivo, tranquilo, mas dinâmico, como já todos se habituaram.
As modificações operadas no edifício cedido pelas FRA - Fundições de Rossio de Abrantes transformaram-no completamente. As salas, embora mais pequenas que as anteriores são muito agradáveis e acolhedoras.

Estão de parabéns todos os intervenientes nesta obra!
Esta será a nossa escola durante este ano lectivo que agora se inicia e até tem um pátio!