F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, fevereiro 27, 2010

Noite de Fados na nossa Escola
No dia 26 de Fevereiro de 2010, os Escuteiros do Agrupamento n.º 697 do CNE, de Rossio ao Sul do Tejo realizaram uma Noite de Fados, na nossa escola, tendo enchido completamente os lugares do salão polivalente.
Há hora de início deste evento ainda foi necessário reforçar o salão, com mais mesas e cadeiras, devido à afluência de pessoas que quiseram ajudar os escuteiros a angariarem fundos para a sua grande Aventura nos Açores.


quinta-feira, fevereiro 25, 2010


Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo

"Todos no Oceanário de Lisboa"

Todos os alunos do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo efectuaram e apreciaram a visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, que realizaram, divididos por três grupos, entre nos dias 20, 24 e 25 de Fevereiro.
Os alunos viajaram no autocarro cedido pela Câmara Municipal de Abrantes e a actividade possibilitou a consecussão de todos os objectivos propostos inicialmente.
Como sempre, a chuva soube respeitar os momentos em que havia necessidade de bom tempo.
Desta visita ficam algumas imagens e outras serão colocadas brevemente.




Visita da Professora Valentina Dagiene à nossa escola
No dia 23 de Fevereiro de 2010 tivemos a visita de Valentina Dagiene, professora no Departamento de Didáctica da Matemática e Informática, na Faculdade de Matemática e Informática da Universidade de Vilnius, da Lituânia.
http://www.science.mii.lt/mii_staff/dagiene.htm


A visita foi organizada pela empresa Cnotinfor de Coimbra e a comitiva era composta por, entre outras pessoas, o Professor Secundino, Director de Inovação da referida empresa e a Dr. Celeste Simão, vereadora do pelouro da educação e cultura da Câmara Municipal de Abrantes.

A professora Valentina Dagiene, na sua passagem por Portugal visitou a Universidade de Coimbra e as Escolas de São Facundo e de Rossio ao Sul do Tejo, com para conhecer o que se faz em Portugal, ao nível da introdução das TIC nas escolas e na aprendizagem, pois tem responsabilidades a este nível na Lituânia.

As duas escolas do Concelho de Abrantes foram escolhidas, pelo facto de em São Facundo leccionar o Coordenador do Projecto Mocho XXI, o professor António Tomás e na Escola de Rossio ao Sul do Tejo, por aqui leccionar o professor Américo Pereira, iniciador do Projecto Mocho XXI na Escola de São Facundo, no ano de 2005.

A visita à nossa escola realizou-se durante o horário da Área de Projecto, pelo que em todas as turmas, os alunos encontravam-se a utilizar os computadores em diferentes projectos de trabalho individuais e de grupo.

Os nossos alunos deram uma boa imagem de quem já se habituou à utilização e à rentibilização desta ferramenta de trabalho que facilita em muito a aprendizagem. Eles pesquisam, modificam, transformam, escrevem, reescrevem, programam, jogam... aprendem!
O Dr. Secundino aproveitou a ocasião para ensinar mais alguns procedimentos informáticos aos alunos mais curiosos.




A Professora Celeste Simão, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes aproveitou a presença na Escola de Rossio ao Sul do Tejo, para trocar algumas impressões com os professores da escola, sobre o Projecto Mocho XXI.
Por fim o Grupo Musical da Turma D, os "Arrefinfa Na Bilha" despediram-se dos visitantes com algumas das suas músicas, alegres e bem ritmadas.
Até sempre!


Eis um comentário publicado no blog da escola, pelo Dr. Secundino, Director de Inovação da Cnotinfor :

"A Cnotinfor agradece a amabilidade e a espontaneidade com que fomos recebidos. Os meus parabéns aos alunos e professores pelo trabalho fantástico que tivemos a oportunidade de vivenciar.
Assim se constrói um país mais educado, onde todos têm vez e voz.
Continuem a dar-lhe com força: na bilha, no quadro interactivo, nos portáteis, no Magalhães, na amizade, na intervenção como cidadãos de pleno direito. O Portugal do futuro agradece...
Secundino "

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Núcleo Escolar do Rossio


O nosso desfile de Carnaval!


"No Carnaval, tudo é bem diferente, toda a gente se sente, muito mais feliz" cantavam os “Arrefinfa-na-Bilha” na retaguarda do cortejo carnavalesco, dos alunos, docentes e auxiliares do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, que no dia 12 de Fevereiro saíram à rua, com trajos diferentes do habitual.
Apesar da carrinha do som seguir na frente do cortejo, atrás continuava-se a cantar: “No Carnaval vemos muitos mascarados, com os fatos rasgados e batatas no nariz”...

O cortejoseguia a compasso, ao ritmo das músicas misturadas saindo do Bairro de São José Operário e atrasando o trânsito nas vias mais movimentadas da Freguesia, sempre sob o zeloso controlo, dos dedicados agentes da Polícia de Segurança Pública de Abrantes.
O tema tinha sido escolhido, através de votação colectiva, na última Assembleia de Escola e era a “água é vida”. Mas, tal como diz o povo: “ as conversas são como as cerejas”, em diálogos exploratórios em cada turma, o tema foi associado à vida e a vida aos seres vivos, que por sua vez foram associados às plantas e animais que por sua vez se associou ao… Bem o resultado foi a “biodiversidade”...

Havia fatos para todos os gostos e na sua maioria confeccionados pelos próprios alunos, com a colaboração de professores e auxiliares.
O trabalho de semanas em aulas na área das expressões esteve na “montra” muito pouco tempo, para o trabalho desenvolvido e para que cada um o pudesse apreciar com o cuidado merecido.
A população, como já vem sendo hábito saiu à rua e engrossou o cortejo. Os flashes das máquinas fotográficas, não paravam e disparavam consecutivamente registando cada um daqueles momentos, em que os risos e sorrisos, faziam brilhar o rosto de cada criança. Sem que dessem conta, o desfile estava consumado, o trabalho realizado e o fato arrumado.
No entanto o Carnaval ainda desponta e disso todos nos damos conta!

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Um Dia pela Vida


« Sopas e boa disposição! »
O Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo foi, mais uma vez, palco de uma manifestação de solidariedade e de apoio a boas causas. Desta vez dois grupos de amigos juntaram-se para promoverem um Concurso de Sopas e um leilão a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Apesar de ser fim-de-semana, no dia 6 de Fevereiro de 2010, a Cantina da Escola encheu-se de gente, que fez questão de colaborar e contribuir por esta causa.
Uns chegaram e ficaram. Outros deixavam o seu contributo e seguiam as suas vidas de acordo com os seus compromissos.
Uns e outros sentiram-se bem. Entre eles estava o Senhor Padre Sebastião, responsável pela paróquia local e que teve a prova do que tanto repete:
"Há mais alegria no dar do que no receber!"

As pessoas amigas ou anónimas iam chegando e distribuindo os seus sorrisos, pelos presentes. Sentiram-se bem no regresso à escola e não deixaram de provar e até de levar para casa as deliciosas sopas que alguns, muitos, restaurantes prepararam para este efeito:

De Abrantes participou o Restaurante "Galeria dos Grelhados"; de Alferrarede, o Restaurante "Ponto de Encontro"; das Barreiras do Tejo participaram os Restaurantes "Paragem do Motorista" e "O Arco"; de Rossio ao Sul do Tejo os Restaurantes "O Bacalhoeiro", "A Cova Funda", "A Fragata", "O Girassol" e "Vera Cruz"; do Pego marcaram presença os bares "Noitadas" e "Túlipa" e, ainda, o Restaurante "Pegacha"; da Chainça participou o Restaurante "A Lareira" e de Rio de Moinhos marcaram presença os Restaurantes "Noémia" e "Ramiro".
Foi difícil provar as sopas todas e escolher a melhor. Mas todos os participantes nesta iniciativa ficaram com a certeza de que, as sopas são de facto uma especialidade nos restaurantes do Concelho de Abrantes.
Não havia na sala quem não apresentasse uma tigela de sopa na mão e não mostrasse um ar de satisfação pelo que saboreava.
Ninguém sabe se a votação foi justa ou não, porque nem todos provaram todas as sopas colocadas a concurso, mas os que provaram e votaram atribuiram a vitória à Sopa do Restaurante "o Arco".
Paralelamente às "provas" efectuou-se um leilão de objectos ofertados pela comunidade local.
Parabéns a todos os que organizaram, dinamizaram e participaram nesta iniciativa exemplar.






sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Desfile de Carnaval
promove

Actividades de Expressão Plástica
de forma funcional


No próximo dia 12 de Fevereiro de 2010 realizar-se-á o nosso tradicional "Desfile de Carnaval" cujo tema é "Água é Vida" .
Aproveitando os preparativos para esta iniciativa prevista no Plano Anual de Actividades, todos os alunos do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo desenvolvem actividades de Expressão Plástica de forma funcional e integrada cumprindo os objectivos dos currícula do Jardim de Infância e do Primeiro Ciclo.
Em todas as turmas ultimam-se os preparativos para este grande evento, em que todos se envolvem e participam como sabem e podem!
Estas são algumas imagens deste processo rico e dinâmico em que as crianças se envolvem planificando, escolhendo e fabricando os seus próprios trajes, que envergarão no Desfile de Carnaval!
Sob o tema "Água é Vida" conseguem dar outra dinâmica à escola interiorizando as aprendizagens recorrendo, também, a uma "Aula Viva".
Eis algumas imagens:

Eis algumas imagens das "Oficinas de Artes".










Porque a nossa comunidade é solidária propomos:
"Um Dia pela Vida"

Liga Portuguesa Contra o Cancro

Sábado, 6 de Fevereiro de 2010

Núcleo Escolar de Rossio
Concurso de Sopas
&
Leilão
A partir das 11h30m
Participação dos Restaurantes

Arco - Barreiras do Tejo
Bacalhoeiro - Rossio ao Sul do Tejo
Bar Noitadas - Pego
Bar Túlipa - Pego
Cova Funda - Rossio ao Sul do Tejo
Fragata - Rossio ao Sul do Tejo
Girassol - Rossio ao Sul do Tejo
Lareira - Chaínça
Noémia - Rio de Moinhos
Paragem do Motorista - Barreiras do Tejo
Pegacha - Pego
Ponto de Encontro - Alferrarede
Ramiro - Rio de Moinhos
Vera Cruz - Rossio ao Sul do Tejo
Galeria dos Grelhados - Abrantes

A colaboração de todos é fundamental!

Há sempre alguém que depende do seu contributo.

Colaboraram nesta iniciativa:

Os restaurantes participantes no concurso das sopas
Talho Guilherme Tomé de Abrantes
Casa Martins de Rio de Moinhos
Fábrica da Baral do Pego
Ónia de Rossio ao Sul do Tejo
Águas Ladeira de Evendos
Padaria Pereira de Abrantes
Fábrica de Papel Goma Camps de Montalvo
Padaria Upantina de Abrantes
entre muitos outros, anónimos