F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, abril 28, 2010

Núcleo Escolar do Rossio: o 12º Passeio Pedestre

No passado dia 24 o Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo realizou mais um dos seus passeios pedestres: o décimo segundo.
Logo pela manhã compareceu na escola o convidado, que serviria de guia a mais este passeio em que o objectivo era a observação de aves no seu habitat natural.
O Sr. Engenheiro Agostinho Alves da secção do ambiente da Casa do Povo de São Facundo levou o grupo a reconhecer algumas das características das aves que vemos habitualmente e que, mesmo assim, nos passam despercebidas.
Foi um convívio saudável com uma grande caminhada, que "meteu água" pelo meio, pois a Ribeira do Fernando apresentava-se cheia.




Apesar do calor que se fez sentir neste dia foram muitas as espécies de aves observadas pelos mais de trinta participantes na caminhada e pelo sempre presente "Lobo", o cão mais conhecido de Rossio ao Sul do Tejo.

No final, tanto a educadora Perpétuao como o professor Américo, reponsáveis pela componente do projecto "MAR e MAR", que promove a realização destas iniciativas mostraram-se satisfeitos, por mais este passeio, que completou a dúzia, em quatro anos lectivos.

sábado, abril 24, 2010

Escola do Rossio na Festa da Primavera

No passado dia 23 de Abril de 2010, todos os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo participaram no tradicional Desfile da Flor, organizado pela Câmara Municipal de Abrantes e que integra a Festa da Primavera.
Porque este ano a proposta foi diferente do que é hábito os alunos foram trajados com túnicas com a Cruz de Cristo, tal como a que, segundo as imagens dos livros de história de Portugal decorava as velas da caravelas da época dos descobrimentos.


Abrantes viveu um dia diferente, com as crianças alegres e sorridentes, oriundas da maioria das escolas e jardins de infância do Concelho a percorrerem as ruas e artérias da cidade.
Os fatos e adereços eram todos diferentes mostrando que a imaginação e a criatividade não tem limites.




A população saiu à rua para acompanhar os seus elementos mais novos e, em conjunto tomaram de assalto o castelo, onde a festa terminou com a apresentação do palhaço Croquete.
Estão de parabéns os participantes e organizadores deste evento.