F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



domingo, maio 30, 2010

A professora Luciana não quis cantar, mas os chouriços teve de assar!

Fados na Escola
Meio cheio ou meio vazio?

Isabel Consolado representou (muito bem) a Comunidade Escolar!

Depois de duas excelentes “Noites de Fados”, na Cantina do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, organizadas pelos Escuteiros do Agrupamento local foi a vez do Núcleo Escolar, com o apoio da Associação de Pais organizar e dinamizar a sua, no dia 28 de Maio de 2010, com o objectivo de angariar algumas das verbas necessárias, para a Viagem do Final do Ano Lectivo, que este ano terá como destino Mafra e que se realizará nos dias 7 e 8 de Junho.
No cartaz constavam sete fadistas, Tina Jofre, Casimira Alves, João Guiomar, João Paulo Marques, Rita Inácio, Diogo Manata e Isabel Consolado, aos quais ainda se juntou Francisco Cordeiro, outra excelente voz do fado e do Concelho de Abrantes.
Na guitarra portuguesa esteve Joel Coelho e na viola o Prof. Francisco Carvalho, que de forma magistral acompanharam todos os artistas presentes.

Diogo Manata foi o primeiro a cantar e a encantar, como sempre o fez!

Isabel Consolado numa noite de confirmação: Temos uma fadista na escola!

João Paulo Marques também esteve muito bem!

Tina Jofre já trazia o aquecimento da voz adiantado, do ensaio do Côro Misto do Orfeão de Abrantes



Casimira Alves voltou a corresponder às expectativas em si depositadas!

Rita Inácio voltou a cantar no Rossio, depois de já algum tempo ter actuado

para os Escuteiros no Salão Paroquial.

Francisco Cordeiro cantou e cativou quem o escutou e nem pelo cartaz passou!

A Raul Caldeira coube recitar lindos poemas Ribatejanos; fazer as apresentações dos fadistas

e contar histórias na brincadeira.


João Guiomar também "Director Artístico" desta grande noite de fados na escola.

A ele se deve a presença de todos estes seus/nossos amigos, no Rossio.


Quem esteve presente não ficou com dúvidas que assistiu a uma das melhores noites de fados que há memória, em Rossio ao Sul do Tejo.
Raul Caldeira foi outro dos amigos que não deixou de estar presente, para encantar todos os presentes com a sua arte de declamar e apresentar a "festa".
Depois da confirmação da qualidade vocal já reconhecida, dos intérpretes “repetentes” nesta “casa”, Rita Inácio, João Paulo Marques e Francisco Cordeiro também confirmaram os créditos angariados noutros locais e em noites similares e Isabel Consolado estreou-se em Noites de Fados, de forma exemplar e com uma segurança inesperada, por quem nunca a ouvira cantar outros géneros musicais.
O tempo perdido não pode ser recuperado, mas a partir de agora temos mais uma voz com que contar e um nome a registar: Isabel Consolado.
No entanto nem tudo foi bom. Infelizmente, por alguma razão não tida em conta, durante a organização deste espectáculo, o público não acorreu, como nas sessões anteriores e a sala não encheu como era de prever.
Num centro escolar, em que o número de alunos ultrapassa a centena esperava-se uma sala lotada, a exemplo da anterior edição organizada por apenas vinte e quatro escuteiros.
O “fim-do-mês” poderia explicar o sucedido e servir de desculpa para a reduzida participação da comunidade escolar, mas não chega por si só, pois as Noites de Fados dos escuteiros foram organizadas nos dias 26 de Fevereiro e 30 de Abril, também em final de mês!
O principal objectivo do Centro Escolar, o financiamento, não foi atingido, na totalidade, mas a componente da animação superou todas as expectativas.
O que conta, mesmo é que no final desta iniciativa foram muitos os que se despediram agradecendo a excelente noite de convívio promovida pela escola.
Quando não há outros interesses ou intenções ignoramos o “copo meio vazio" pois o que importa, mesmo é realçar, isso sim, o"copo meio cheio".
Devemos dar os parabéns, isso sim, a todos quantos se dedicaram e participaram nesta excelente noite de animação!

sexta-feira, maio 21, 2010

NOITE DE FADOS

Depois de duas fantásticas noites de fados organizadas pelos escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo chegou a nossa vez de termos uma fantástica Noite de Fados, no mesmo local, na cantina da escola (Catedral do Fado no Rossio).
O lucro reverterá a favor da Visita de Estudo a efectuar a Mafra, nos dias 7 e 8 de Junho de 2010, com todos os alunos da escola, cujos pais autorizem e que queiram participar.
Eis o cartaz:


quinta-feira, maio 20, 2010




Aqu@line na Escola
Aproveitando o excelente espaço do polivalente do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, o Grupo Docente da Escola n.º 5 de Abrantes, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Projecto Mocho XXI organizou a IV Edição do Rossio Aqu@line, os dias 17 e 18 de Maio de 2010.
No dia 17 decorreu o "Trilhos de Bytes", uma actividade dinamizada pelos próprios alunos que recebem os familiares e amigos para lhes mostrarem a forma como utilizam as TIC.
Estas iniciativas integravam as comemorações do 171º aniversário da Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo.



Esta actividade foi muito participada pelos Encarregados de Educação e em todas as turmas houve visitantes interessados em aprender e ensinar os mais novos, na utilização destes recursos.
No dia 18 decorreu o colóquio subordinado ao tema "Tecnologias, Aprendizagens e Mocho XXI" com a participação do anterior Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e mentor do Projecto Mocho XXI, aplicado nas escolas do 1º ciclo do Concelho de Abrantes, a quem se deve esta política educativa de vanguarda, Nelson de Carvalho e do conhecido Professor de origem Belga e radicado em Portugal desde a década de 80, Pascal Paulus.
Na sessão de abertura ainda discursaram António José Morgado, Presidente da APERST, Luís Valamatos, Presidente da Junta de Freguesia local, António Tomás, Formador no âmbito do Projecto Mocho XXI e Celeste Simão, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes.
Conduziu os trabalhos em representação da Escola Américo Pereira, também ele Formador no âmbito do Projecto Mocho XXI e iniciador do mesmo em 2004, na Escola de São Facundo.
Foi um encontro muito interessante, em que todos os participantes se mostraram satisfeitos com as pistas levantadas pelos oradores.
No final da Sessão Américo Pereira resumiu da seguinte forma este encontro profícuo:
" Em nome da escola de Rossio ao Sul do Tejo agradeço a vossa participação neste IV Aqu@line, que pensamos ter contribuído para o reforço das nossas convicções, em relação à utilização das TIC nos processos de ensino aprendizagem.
Os dois oradores convidados muito contribuiram para que tal fosse conseguido.
Dr. Nelson de Carvalho fez uma retrospectiva histórica, que nos levou a reforçar algumas das razões para a integração das TIC no trabalho escolar, como forma de facilitar a integração dos alunos numa sociedade cada vez mais competitiva. O Projecto Mocho XXI dá-nos algumas das asas que nos permitem ultrapassar a última "gazela", de forma a não sermos engolidos pelo "leão" (aproveitando a história que Nelson de Carvalho tinha contado anteriormente).
Dr. Pascal Paulus falou-nos de uma realidade actual em que, muitas vezes, nós parecemos lindas gazelas (sabemos tudo) e nessa qualidade, muitas vezes, condicionamos a aprendizagem da "corrida", ou seja, preparamos as gazelinhas para serem engolidas, quando "lançadas" à sociedade.
No entanto, Pascal Paulus também nos apresentou alguns caminhos, que permitirão a todas as gazelinhas, a possibilidade de aprenderem a correr livremente e a fazê-lo progressivamente, com segurança, rumo ao sucesso..."
Rossio ao Sul do Tejo

Capicua leva escola à rua!
No dia 18 de Maio de 2010, Rossio ao Sul do Tejo completou a bonita idade de 171 anos, de elevação a freguesia e, por esse facto históico, os alunos da escola de Rossio ao Sul do Tejo sairam à rua, com os trajos do Desfile da Flor, da pretérita Festa da Primavera.


Para festejar esta bonita idade e por acção da D. Esperança Lamaroso, que este desfile idealizou, em colaboração com o Jardim-de-Infância, Escola e Junta de Freguesia , os alunos do Núcleo Escolar de Rossio a Sul do Tejo desfilaram pelas ruas em direcção à Rotunda da Torre Habitacional, onde deixaram uma placa de madeira decorada com flores de papel, como forma de comemorar esta importante efeméride.
Pelo caminho participaram no hastear das bandeiras Nacional e da Freguesia, na Sede da Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, onde se concentraram, em conjunto com muitos populares, que fizeram questão de marcar presença.
Em coro todos entoaram o Hino Nacional e os parabéns pelo aniversário. Cento e setenta e um anos de freguesia. Uma bonita idade com um número curioso: Uma capicua que levou os alunos do da escola à rua. Depois dos naturais discursos de Céu Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e de Luis Valamatos, Presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo a actividade prosseguiu, com a mesma alegria com que tinha começado.
Na frente seguiam os agentes da Polícia de Segurança Pública que, como sempre, tudo fizeram, para que a actividade decorresse em segurança. A sua responsabilidade aumentou quando Luís Valamatos, no seu discurso, referiu que “(...) entre estas crianças poderá estar o futuro Presidente da Junta de Freguesia ou mesmo o Presidente da Câmara”.

terça-feira, maio 11, 2010

171º Aniversário

Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo
17 de Maio - 13.30h / 15.30h - Trilhos de Bytes
Oficinas de informática abertas aos encarregados de educação e à comunidade em geral
18 de Maio - 18h / 20.30h - Tecnologias, Aprendizagens e Mocho XXI
Convidados:
Dr. Nelson de Carvalho
Dr. Pascal Paulus
Aberto ao Público