F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, junho 19, 2010

O "Fim da Festa"
O regresso ao "palco da escola" !
No dia 18 de Junho de 2010, a Comunidade Escolar assinalou mais um final de ano lectivo, com sua já tradicional animação: “O Fim da Festa”!
Como vem sendo hábito, os festejos foram transferidos para o polidesportivo de Rossio ao Sul do Tejo, onde não faltaram músicas, danças e dramatizações, da parte das crianças; aplausos e incentivos da parte dos familiares e convidados e, ainda, agradáveis e deliciosos petiscos/doces confeccionados pelos pais, com professores e Associação Pais na coordenação de toda esta movimentação.
Todos os alunos, das sete turmas do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo (Jardim-de-Infância e da Escola 1º Ciclo do Ensino Básico) realizaram as suas apresentações que, com empenhamento e dedicação prepararam nas últimas aulas, das actividades curriculares e extra-curriculares deste final de período.


Enquanto os mais novos maravilharam o público presente, com danças e canções, os mais velhos, os finalistas, das turmas A e D apresentaram em conjunto, uma peça de teatro, bastante extensa, mas bem assimilada, que passava em retrospectiva, os quatro anos vividos nesta escola.
Cada vez que uma turma diferente subia ao palco, os “paparazzi“, familiares dos respectivos intervenientes chegavam-se ao palco, numa tentativa, de melhorar as fotografias que tiravam.
Para conclusão das variedades, algumas das encarregadas de educação das duas turmas muniram-se de bidões de plástico e invadiram o palco para, em conjunto com os “TIA” – Turma dos Instrumentos Animados, da Turma A e com os “Arrefinfa-na-Bilha”, da Turma D tocarem alguns ritmos “descompassados” e “desorientados”.
Foi mais um dos momentos de boa disposição e de unidade perfeita na participação colectiva vividos e que possibilitou às mães um “regresso” apoteótico, à escola. Depois da saída de cena dos finalistas, este grupo de mães ainda apresentou uma coreografia bem ritmada, que foi acompanhada com sorrisos de orgulho dos filhos e aplaudida por todos quantos assistiram a este encerramento surpresa. Ao longo da festa, o rodopio foi enorme e a ocupação dos espaços foi uniforme. Desde a barraquinha das rifas aos petiscos, passando pela secção dos “docinhos”, tudo serviu de atracção aos participantes, até mesmo aos que não tendo familiares na escola, aproveitaram esta oportunidade, para animarem um pouco mais as suas vidas.
As presenças de alguns amigos e entidades foi notada, assim como a ausência de outros. A Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes, Celeste Simões passou por lá, para deixar um abraço amigo a todos os membros desta comunidade escolar e rumou a outras festas idênticas mostrando estar atenta a tudo o que se faz na área da educação, no Concelho de Abrantes. A Professora Teresa Maínha voltou a estar entre nós, para acompanhar os, "também seus" finalistas da Turma A.
O Senhor Presidente das Junta de Freguesia, Luís Valamatos, que acompanhou este evento desde a preparação do local marcou presença e esteve atento a todas as movimentações, pronto a arregaçar as mangas, caso houvesse necessidade.
O Senhor Padre Sebastião é outro dos convidados que nunca falta e por isso temos sempre as nossas festas abençoadas! É o nosso grande segredo!
Uma das ausências e a mais sentida foi a da Professora Margarida Santos, presença assídua em todas as manifestações públicas do Núcleo Escolar do Rossio, no qual já leccionou, durante três anos e onde deixou muitos amigos. Desta vez não compareceu porque, infelizmente, se encontra internada no Hospital de Abrantes. No entanto, as últimas notícias são animadoras e dão-nos conta da sua franca recuperação.
Boas e rápidas melhoras, grande amiga!
Com a entrega dos diplomas aos finalistas das Turmas A e B, pelos respectivos professores Luciana e Américo e após a queima das fitas, a festa terminou e a escola "encerrou", para iniciar, agora, um período de reflexão sobre o passado e adaptação aos próximos desafios que se avizinham.
No próximo ano lectivo, todos têm a certeza de que haverá, ainda mais… festa!

Até lá, boas férias e muita alegria!

sexta-feira, junho 18, 2010


Fim da Festa


A Nossa Festa de Final do Ano Lectivo!


Sexta-feira, 18 de Junho de 2010


18h30m


Rinque da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo


18h30m - Início da Festa

19h00m - Início das apresentações das crianças do Jardim-de-Infância

Entrega de diplomas aos alunos finalistas do Jardim de infância

Apresentações dos alunos do 1º Ciclo

Apresentação da Peça de Teatro "O Rocio das Barcas" pelos alunos das Turmas A e D

Entrega de Diplomas aos alunos Finalistas e Queima das Fitas


Nota Importante: Durante o "Fim da Festa", o Núcleo Escolar do Rossio abrirá uma abastada Quermesse e a Associação de Pais e Encarregados de Educação manterá em funcionamento um "esmerado e completo" Serviço de Bar, onde não faltarão o afamado Caldo Verde, as suculentas febras e as sempre necessárias e refrescantes bebidas.


NÃO FALTE !

Pois estamos a contar consigo!

quarta-feira, junho 16, 2010

Um dia cheio de emoções
No "Teatro Camões", no Parque das Nações

Ainda os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo não tinham arrumado, totalmente, as roupas e utensílios utilizados na espectacular visita de estudo, de dois dias, a Mafra e já se viam envolvidos noutra iniciativa de elevado valor pedagógico.
Foi no dia 16 de Junho de 2010, a data escolhida para participarem numa viagem de comboio, “pelos direitos das Crianças”, da Estação de Abrantes até à Gare do Oriente, em Lisboa, como forma de assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social
Participaram as turmas A D e E dos quartos e do terceiros anos, acompanhados pelos respectivos professores e assistentes operacionais, num total de 54 passageiros.

Ao chegarem à Estação do Oriente visitaram o Centro Comercial Vasco da Gama e almoçaram numa "esplanada", junto ao Pavilhão Atlântico.
Depois do almoço seguiram para o Teatro Camões, que se situa mesmo ao lado do Oceanário de Lisboa, para assistirem a um Musical Infantil, pelo Projecto “Buscapólos”.

Foi uma tarde bastante animada com as crianças a interagirem com os músicos, durante o concerto, acompanhando as canções por estes, interpretadas.

Para terminar este espectáculo apareceram no palco dois personagens de programas infantis da televisão: o Rik e o Rok.
À saída os “Arrefinfa na Bilha” apresentaram duas das suas canções, o que atraiu a atenção do público presente e onde também se encontrava a conhecida actriz Sandra Barata Belo, a Leonor da telenovela “Perfeito Coração”.
O frenesim causado pela sessão de autógrafos, que se seguiu levou à interrupção do concerto dos “Arrefinfa na Bilha”, pois também os seus elementos se colocaram na fila, para que a simpática “Leonor” assinasse T-shirts, papéis, braços e bonés.
Antes já uma professora, cansada de permanecer de pé tinha tirado uma fotografia ao grupo, por achar genial terem levado "assentos". Já imaginamos, numa futura iniciativa a sua turma a carregar com bidões de plástico para se sentarem antes de uma qualquer iniciativa.
Depois desta agradável tarde musical regressaram à estação, visitando os jardins do Parque das Nações, onde se dedicaram às brincadeiras naturais de quem gosta de ser criança.
Por aqui se cruzaram com outras escolas participantes, que viajaram de outros locais: Campanhã, Entroncamento, Pinhal Novo e de Mangualde.
Pela expressão facial observada, durante o dia, no rosto de cada um, poder-se-ia concluir, naturalmente, que todos gostaram de mais esta experiência.
Por este motivo estamos gratos à organização, na pessoa de Ana Gaspar, que até era aniversariante neste dia e também à Direcção do Agrupamento D. Miguel de Almeida, que mediou os contactos estabelecidos, coordenando tudo devidamente, para que nada falhasse.

quarta-feira, junho 09, 2010


Escola do Rossio: No trilho dos Javalis!

Nos passados dias 7 e 8 de Junho, de 2010, os alunos, professores e assistentes operacionais da Escola n.º 5 de Abrantes, de Rossio ao Sul do Tejo tiveram a oportunidade de aprofundar mais alguns dos seus conhecimentos, sobre a região de Mafra, participando numa visita de estudo, de dois dias, a esta bonita zona do país.
Viajaram todos juntos num autocarro de dois andares, da empresa “Topo Universo”, cujo motorista, o Sr. Francisco Oliveira tinha a particularidade de, para além de ser muito simpático e atencioso ser o pai de uma das alunas, que participou nesta viagem.


Durante a visita puderam visitar a Cidade de Mafra, na Zona Oeste de Portugal, a Olaria de José Franco, no Sobreiro, a Praia do Matadouro, na Ericeira, o Palácio e a Tapada de Mafra, entre outros maravilhosos locais de visita obrigatória.


Em cada um destes puderam observar muitas das características que estudaram anteriormente na sala de aula consolidando conhecimentos e reforçando aprendizagens, que favorecerão muitos dos trabalhos académicos futuros.
Paralelamente, esta visita de estudo, de dois dias, também promoveu o desenvolvimento intelectual de cada criança trabalhando, indirectamente, a sua autonomia, pois todos tiveram que arrumar, gerir e controlar os seus materiais individuais e colectivos no acantonamento realizado na Escola dos 2º e 3º Ciclos de Mafra, assim como as emoções provocadas pela distância a que se encontravam dos seus lares e dos seus familiares mais chegados.
Por motivo de obras desta escola, as refeições foram asseguradas na cantina da Escola Secundária José Saramago, mesmo ali ao lado.
De registar e saudar a atitude, exemplar, da Direcção desta Escola, que fez questão de estar presente para receber o seus pequenos visitantes, mesmo "esticando" o seu horário de trabalho, para o conseguir.
Foi uma viagem cansativa mas muito agradável, na opinião de todos os que nela participaram.
A primeira visita de estudo efectuada foi à Olaria de José Franco, um mestre artesão, que nos deixou um conjunto de obras de valor artístico incalculável.
Os viajantes puderam "recuar no tempo" e observar casas, oficinas, ferramentas e utensílios de profissões já em desuso e até uma escola com ardósias e a célebre menina de “cinco olhos”, a palmatória.
Depois seguiram directamente para a Ericeira, onde encontraram um mar calmo e apelativo. Alguns dos alunos foram molhando os pés na água fria e salgada... depois os joelhos... a seguir a cintura e por aí fora, até ao mergulho total.
Todos gostaram das águas tranquilas da praia da Ericeira e pediram para regressarem noutro dia.
Nesse dia os “finalistas” das Turmas A e D ainda encontraram forças, para um passeio nocturno pelas ruas da cidade de Mafra.

Já nos sacos-cama e deitados nas colchonetas, o dia foi "esticando" pela noite dentro, por entre risos e brincadeiras, mas onde, também, não faltaram algumas lágrimas de saudade, até que as pestanas, vencidas pelo cansaço, não aguentarem mais tempo "suspensas" e descerem para entrar na “dimensão dos sonhos”.
Com a claridade da manhã do dia seguinte começaram os primeiros movimentos e, à hora prevista, já todos se encontravam fora do pavilhão da escola, para não perturbarem o normal funcionamento das aulas de Educação Física.
Neste segundo dia seguiram directamente para o Palácio de Mafra e, finalmente, depois do almoço, para a Tapada de Mafra, onde os aguardavam meia-dúzia de irrequietos mas simpáticos javalis, que cirandavam em busca de alimento por entre os visitantes.

Após terem seguido no trilho dos javalis para observarem as diferentes espécies de animais existentes no parque, como veados, cervos e (mais) javalis e de visitarem o Museu dos Coches da Tapada, que reúne uma pequena colecção de carros de tracção animal, do tempo do Rei D. Carlos regressaram, comodamente instalados no comboio da Tapada até local de partida.


Finalmentede, de autocarro regressaram a Abrantes passando pelo Centro Comercial Campera, para um lanche "ajantarado" num dos apreciados restaurantes da Mc. Donald’s.
Foi uma viagem divertida para todos os participantes, que se junta a todas as outras iniciativas e actividades, que os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo têm tido a sorte de vivenciar.
Esta viagem foi financiada pelos pais individualmente, pelas verbas angariadas na Noite de Fados e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Rossio ao Sul do Tejo.
Arrefinfa no Parque das Nações

Última Hora

A primeira formação dos "Arrefinfa-na-Bilha" integrava alunos que terminam, este ano lectivo, o 1º Ciclo do Ensino Básico e depois de quatro ano a arrefinfar os seus "tambores" (recipientes de plástico) terminam a sua prestação neste "famoso" grupo musical da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, com uma actuação no Parque das Nações.
A convite da direcção do Agrupamento D. Miguel de Almeida, no próximo dia 16 de Junho de 2010, todos os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade da nossa escola participarão numa actividade no Parque das Nações e a viagem será efectuada de combóio, da Estação de Abrantes até à Gare do Oriente, no Parque das Nações.
Será nesse dia que os Arrefinfa-na-Bilha actuarão no palco Teatro Camões, embora extra-programa, pois este já estava publicado, na altura em que se fez a proposta da sua inclusão.
Voltaremos aqui para darmos conta de mais esta grande aventura dos alunos da nossa escola e de mais uma actuação dos Arrefinfa-na-Bilha !

domingo, junho 06, 2010



Dia da Criança - A inversão de papéis!
O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo comemorou o dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança de forma animada, solidária e reconhecida.
Para além dos diferentes jogos e tarefas dinamizados por professores, educadoras e assistentes operacionais, que fizeram circular todas as crianças do Jardim-de-infância e da Escola, por diferentes “estações” dispersas pelo pátio do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, também se aproveitou esta data para efectuar a 4ª Feira de Troca de Brinquedos, “O Troquichas” e para prestar homenagem a um dos seus mais dedicados e afeiçoados amigos, o Senhor Presidentes da Junta de Freguesia, Luís Valamatos.
O dia 1 de Junho de 2010 foi, como não podia deixar de ser, totalmente consagrado às crianças no Núcleo Escolar do Rossio. Depois de divididos por diferentes grupos de forma vertical, ou seja, com alunos de todas as turmas e anos de escolaridade em todos eles, identificados por um animal desenhado e pendurado ao pescoço foram divididos pelas diferentes estações existentes e ao som da campainha da escola iam trocando até usufruírem de todas as propostas existentes.
De todas a que perdurará mais no tempo será a Pintura de t’shirts em que todas as crianças “carimbaram” as suas mãos numa t’shirt oferecida pela Junta de Freguesia local, mas todas as “estações” contribuíram de igual modo para animação do Dia da Criança, como o “Espaço de Dança”, em que as professoras do Enriquecimento Curricular a demonstraram e a executaram diferentes coreografias, em conjunto com as crianças; “O Espaço Arrefinfa na Bilha” onde todos exercitaram diferentes ritmos e cantaram algumas das canções deste conhecido Grupo Musical da Escola; O “Espaço Ténis”, onde com sabedoria o Professor Luís, do Apoio Educativo aplicou os seus conhecimentos, em conjunto com um amigo que trouxe de Castelo Branco, para iniciação a esta modalidade desportiva; A estação de “Pintura Facial”, em que todos puderam pintar os rostos com os mais diversificados motivos e a sexta estação do “Espaço Cinema” onde puderam visionar vários filmes de curta duração, mas muito engraçados.
No “Troquichas”, Feira de troca de brinquedos usados foi outro dos momentos altos do dia, com as crianças trocando, negociando e regateando com os seus próprios brinquedos, para conseguirem obter outro mais apetecível.
Durante o “Troquichas”, alguns brinquedos foram trocados várias vezes até se por termo a mais esta animação que a escola promove há quatro anos, no seu espaço.
Para além de toda esta correria e animação ainda houve um espaço para que a Comunidade Escolar mostrasse a sua gratidão, para com o Senhor Presidentes da Junta de Freguesia.
Os representantes das cinco turmas do 1º Ciclo e das duas salas do Jardim-de-Infância entregaram ao Senhor Presidente da Junta um quadro pintado por todos, com as cores do arco-íris e numa das paredes da escola ficou cravada uma placa, onde se pode ler uma frase simples, mas sentida por todos:
“Ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Luís Valamatos a Comunidade Escolar Reconhecida”.
Luís Valamatos usou da palavra para agradecer esta manifestação de reconhecimento e amizade da Comunidade Escolar e confidenciou que, nos dezasseis anos, como Presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, fora este o momento que mais emoção lhe causou. Ainda acrescentou que, assim como toda a equipa que com ele trabalha em prol do Rossio, tentam fazer o melhor tentando corresponder às necessidades de todos os Rossienses.
Foi um momento em que os papéis se inverteram. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia a quem tudo se pede veio à escola, mas para receber uma oferta sentida da sua comunidade.
Ainda usaram da palavra a Dra. Maria João da Direcção do Agrupamento e as Representantes da CPCJ de Abrantes e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Rossio ao Sul do Tejo.
Depois de tantos sentimentos e emoções, reunidos num só dia, todos regressaram a casa satisfeitos, mas ansiosos por saberem quais as próximas experiências que, com a naturalidade habitual emergirão no Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Vamos esperar para ver!