F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, janeiro 11, 2011

Fomos cantar as Janeiras

Os alunos do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo cumpriram a tradição, afinaram as vozes e foram cantar as Janeiras, pelas ruas da freguesia.

No cortejo, ostentando uma linda coroa era vê-los todos empertigados na sua pose de monarca por um dia. Alguns levavam instrumentos de percussão e lá iam "acertando ou baralhando" o ritmo e o compasso, enquanto cantavam a bonita canção do “Natal dos Simples”.
Embora a chuva fosse uma ameaça, nada deteve estes reis e rainhas que palmilharam ruas e ruelas desta terra.

Todos juntos partiram do Bairro São José Operário, seguiram até à Avenida Egas Moniz, passando pela Travessa de São José e pela Rua das Oliveiras começaram, então, um percurso que os levaria… ao lugar de onde tinham saído: à escola e ao jardim-de-infância de Rossio ao Sul do Tejo.
Muitos foram os Rossienses que acolheram devidamente as crianças, ouviram atentamente a cantoria, contribuindo assim para enriquecimento da iniciativa.

Cada vez que um aluno chegava a sua casa, junto de alguém conhecido ou amigo o seu entusiasmo e os sorrisos redobravam. E, se “abriam os cordões à bolsa”, era vê-los correr na sua direcção, com o saco aberto na mão, para ver quem chegava primeiro e até se esqueciam de cantar... cortando o ritmo da canção.

Às vezes, ouvia-se um: "-Portem-se bem!" ou "-Cuidado!", mas o entusiasmo era tão grande que embora obedecessem, não se ouvia resposta alguma.

No regresso cansados mas felizes vingaram-se nos Bolos-Rei que "devoraram" e que foram adquiridos com o dinheiro recebido durante o cortejo.
Assim se manteve uma tradição antiga e se cumpriu mais uma iniciativa do Projecto Pedagógico «M.A.R. & M.A.R.» – (Melhorar as Aprendizagens no Rossio com Motivação, Animação e Renovação), do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, com o qual a alegria e entusiasmo são uma constante e fazem a "diferença".