F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



segunda-feira, setembro 26, 2011

Centro Escolar do Rossio:


A primeira Assembleia do ano letivo!

Aos vinte e três dias do mês de setembro, dois anos após a inauguração do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, pelas dez horas, reuniram-se no Polivalente do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, todos os quase cento e muitos pequenos “deputados” da Assembleia de Escola, oriundos do Jardim de Infância e da Escola do Ensino Básico, para a sua primeira reunião do ano letivo de dois mil e onze e dois mil e doze, com três pontos na agenda de trabalhos:
Ponto um: Receção aos novos alunos;
Ponto dois: Apresentação do corpo docente e não docente;
Ponto três: Regras e comportamentos na Escola.
Todos os deputados presentes ficaram a conhecer os movimentos ocorridos com a integração dos novos elementos do grupo: os que transitaram do Jardim de Infância para a Escola, ao sabor da idade e outros que foram deslocados da Escola de Arreciadas, para se chegarem um pouco mais à cidade. Segundo dizem por aí, é no meio que está a virtude! No entanto, as saudades da sua pequena e alegre escolinha de aldeia, ninguém as fará esquecer. Talvez um dia se compreenda que, se calhar, os alunos das escolas da cidade deveriam ter rumado ao “campo” e usufruir da natureza, do ar puro, das relações próximas com as suas comunidades e com as sua culturas.
Mas passemos ao terceiro ponto da agenda, pois este assunto daria “pano para mangas”.
Um lindo cartaz pintado coletivamente por todas as turmas, docentes e auxiliares, e transformado num puzzle com dez peças de outros tantos valores tidos como sendo essenciais para manter um bom clima de aprendizagem no Centro Escolar foi colocado numa das paredes do refeitório e feito um exercício de leitura orientado pelas duas coordenadoras de estabelecimento existentes no centro escolar.
Para ajudar à festa, a Turma D, do segundo ano, acompanhada à viola pelo respetivo professor, também apresentou um novo hino para a escola, para que todos pudessem aprendê-lo e cantá-lo e foi o que fizeram tendo conseguido um lindo efeito como resultado deste exercício coral.
Com a Assembleia encerrada desceram ordeiramente as escadas do polivalente e partiram para as muitas e já habituais brincadeiras, pois alguns minutos do intervalo tinham-se perdido irremediavelmente.

"O Reporter Escreveta"








sábado, setembro 17, 2011

Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo

Já cá estamos!


No dia 15 de setembro, depois dos pais e dos encarregados de educação já o terem feito dois dias antes, foi a vez do regresso das crianças ao Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Eram quase 120 e vieram aperaltadas para festejar o primeiro dia de aulas. Irrequietas como se quer, deambularam por salas, pátios e corredores detetando todas as alterações operadas na sua ausência.
Claro que notaram logo, a presença de mais amigos no Centro Escolar. Aos mais pequenos do Jardim de Infância juntaram-se os alunos do Jardim de Infância de Arrifana e aos do Primeiro Ciclo juntaram-se os alunos da Escola de Arreciadas.
Foi triste ver encerrar estes estabelecimentos escolares e os pais destas crianças sentiram como mais ninguém esta situação. Muitos deles passaram por lá. Ali aprenderam a crescer, a ler, escrever e a contar e de lá trouxeram muitas histórias para partilhar.
As crianças, essas não estão nem aí! Elas querem é correr, brincar, pular e aqui há muito mais espaço para o fazerem.
Mas como é da praxe, não faltaram o choro, a baba e o ranho, entre os mais pequenos, que perante um mundo novo e recordando as advertências caseiras como, “Deixa que quando fores para a escola ganhas juízo na tola!” ou “Faz isso na escola faz e logo verás!”, sentiram-se abandonados e um forte aperto no coração que fez saltar a emoção!
Estas situações acontecem apenas nos primeiros minutos de ambientação, porque logo de seguida passam todas as suas emoções para professores e assistentes operacionais , que ficam com os cabelos em pé e as vozes roucas de tanto se querem fazer ouvir.
Para uns, a campainha da escola demorou a tocar e, para outros tocou cedo demais.
E lá foram eles de novo para casa sorrindo e com novas histórias para contar!
-A partir de amanhã já é para trabalhar a sério! – comentou um deles, com ar convencido, mesmo à saída da escola, enquanto se pendurava no braço da mãe.

Virando-se para trás ainda gritou:
"-Até amanhã escola!"
Lá dentro, a professora tomou consciência deste facto deixou-se cair na cadeira da secretária e olhando a sala antes arrumada respirou fundo e exclamou baixinho:
-Mantém a calma...vamos viver um dia de cada vez!

"O repórter Escreveta"

quarta-feira, setembro 14, 2011

Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo

Centro Escolar do Rossio:


De repente, a escola encheu!



As férias "grandes" adormeceram quer a escola, quer o jardim de infância de Rossio ao Sul do Tejo nos últimos dois meses mas, de repente, como que por um passo de magia eis que tudo volta à normalidade, que é como quem diz: “volta a agitação”!
No dia 13 de Setembro, ávidos por novas informações, de quem entra e de quem sai; de onde fica e onde não fica; de quem é quem e quem não o é... familiares e amigos dos alunos matriculados no Centro Escolar do Rossio preencheram todos os cantinhos do polivalente, onde normalmente funciona a “cantina”.
Apertos de mãos, trocas de olhares, sorrisos e abraços íam compondo o “calor humano” que a todos envolvia. Era como que o reencontro de velhos amigos, que se reencontram e colocam a “escrita em dia”. Leques e “abanicos” íam sacudindo, como podiam, o calor do ambiente, deste verão tardio, que a todos atraiçoou durante as férias.

As coordenadoras dos dois estabelecimentos do Centro Escolar do Rossio, de fato engomado e cabelo arranjado recordaram as regras e normas acordadas, enquanto os outros professores focavam, descontraidamente, o olhar na comunidade ali representada, procurando reconhecer os encarregados de educação das crianças das suas turmas. De quando em vez uma mãozinha elevava-se no meio dos adultos, num aceno tímido, mas sentido, à sua “querida professora” ou ao seu “querido professor”. Eram crianças que, não sendo capazes de aguardar em casa pelas novidades das suas escolas fizeram questão de “levar” os pais até lá.


O senhor presidente da Junta de Freguesia local, Luís Valamatos fez uso da palavra e entre outros assuntos teceu “largos” elogios aos professores da escola. Neste momento, estes sentiram-se visíveis e ajeitaram-se nas suas cadeiras, como querendo dizer: “Fala de nós!" "Estamos aqui!" "Continuaremos por cá.”...”Contem connosco!”
Esta última mensagem foi por várias vezes repetida, para reconfortar os encarregados de educação dos alunos oriundos de Arreciadas e da Arrifana que, inquietos e, até, um pouco nervosos entravam neste centro escolar pela primeira vez, depois de, impotentes e desolados terem assistido ao encerramento as suas escolas.
De seguida, também usou da palavra a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Rossio, Ana Matos, que reiterou a vontade dos membros desta associação, em continuar a colaborar com o centro escolar, nos mesmos moldes anteriores, para benefício de todos os alunos.
A reunião continuou noite fora, mas já distribuída pelas oito salas de aulas e com os respetivos professores e educadoras.
Aos poucos, nas janelas do Centro Escolar, as luzes foram deixando de brilhar e tudo voltou a sossegar, até que a abertura das atividades letivas, no próximo dia 16 de setembro ative de novo a grande “Festa da Escola”.
Com um olhar nostálgico, junto ao portão de saída, uma das crianças ainda exclamou:
“-Tenho tantas saudades da escola!”
-Também nós! Também nós!



"O Repórter Escreveta"

segunda-feira, setembro 05, 2011

Novo Ano Letivo



Centro Escolar do Rossio


Novo Ano Letivo

2011 / 2012

Informações:
terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reunião de Pais e Encarregados de Educação
19 horas


quinta-feira, 15 de setembro de 2011



Início das aulas
Principais novidades:




- A Escola de Arreciadas foi encerrada pelo Ministério da Educação e os seus alunos foram transferidos para a Escola de Rossio ao Sul do Tejo, que passou de cinco para seis turmas.

- As professoras Sara e Elina deixaram de pertencer ao grupo docente desta escola e foram substituídas pelas professoras Fernanda Leitão (Que já se encontrava nesta escola, mas sem turma), Isabel Marto, que estava colocada na Escola de Barreiras do Tejo e Isabel Trindade, que estava colocada na Escola de Alferrarede.

Professora Isabel Marto e a professora Isabel Trindade


- A Escola passará a ter um sistema exterior de videovigilância.


CALENDÁRIO ESCOLAR


Clicar para ver!