F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, dezembro 24, 2011

A comunidade educativa do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo deseja a todos os familiares e amigos dos nossos alunos

Feliz e Santo Natal!

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Almoço de Natal

Almoço de Natal
do
Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo!



Depois do êxito da Festa de Natal do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, dedicada a todas as crianças do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo era chegada a vez da confraternização dos trabalhadores, docentes e não docentes terem a sua “festa”.

Como o almoço era entre amigos não deixaram de convidar o Senhor Presidente da Junta de Freguesia Luís Valamatos, que sempre colabora nas iniciativas e necessidades do Centro Escolar.

A Dona Olinda ofereceu-se para confecionar o almoço e, deste modo contribuir para evitar mais despesas supérfluas individuais pois, neste momento, o governo não só tem tratado das “gorduras” do estado português, como também tem tratado da nossa linha e com ela, complicado as nossas vidas.

Depois de um delicioso caldo verde e de um não menos saboroso Bacalhau à Brás, passamos à da perdição. Cada participante no almoço foi convidado a contribuir para o enriquecimento desta mesa e em resposta houve necessidade de juntar outra mesa. O difícil foi terminar a refeição com tantos doces a “sorrirem” para todos nós.

Os doces mais apreciados vieram da Beira Baixa: Papas de Carolo e Tigeladas das Beiras! A professora que as trouxe corre o risco de abandonar o Centro Escolar do Rossio já em janeiro, pois apenas se encontra a substituir outra professora que se encontrava de atestado.

Se por um lado toda a comunidade escolar lamenta a saída da professora Alexandra, por outro o professor Américo, reconhecido apreciador de papas e de tigeladas, também lamenta o facto de poder ser esta a última oportunidade de comer estes doces oriundos das Beiras, na escola.

Claro que precavendo-se desta situação desforrou-se desta vez, até porque a maioria dos trinta e seis participantes no almoço eram senhoras, que conservam aquela preocupação natural de manter a linha.

Todos apreciaram este almoço, que muito contribui para aproximar ainda mais os trabalhadores deste Centro Escolar.

Na hora de terminar esta iniciativa o Senhor Presidente da Junta retirou-se desejando a todos umas festas felizes e um bom Ano Novo.

No final ainda se registou um gesto da parte de um dos professores que entregou as tigelas de barro vazias à professora Alexandra, para que mantenha a sua esperança e a nossa de as trazer cheias já em janeiro, quando regressarmos todos à escola!

Boas Festas para todos!

O Repórter Escreveta











Natal em Rossio ao Sul do Tejo

Festa de Natal no Rossio "A nós ninguém nos cala!"


No passado dia 16 de Dezembro, o Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo encerrou o primeiro período com a realização da sua já tradicional Festa de Natal, na sede do Clube Desportivo "Os Patos", em Rossio ao Sul do Tejo.
Vinte e quatro horas antes, ainda os atletas da Secção de Judo do clube realizavam os seus normais exercícios no "salão da festa" mas, logo que terminaram os "o-goshis" e os "soto-garis" foi vê-los, ainda de Kimono vestido e à velocidade da luz, retirando tapetes, varrendo o chão e limpando as paredes, numa total dedicação e atitude exemplar, como se a festa fosse sua!
Num ápice o pavilhão ficou de "cara" lavada e com a "tralha" arrumada.
Depois foi a vez do professor Tomás, outro amigo pronto a ajudar nas horas certas, que transportou, arrumou e ligou a aparelhagem sonora, que o conhecido grupo de música tradicional "Cant’Abrantes" utiliza nos seus concertos.
Com tudo a postos e afinado foi só aguardar pelos pequenos grandes "artistas" e pelo "agitado" público, que preencheu cada "milímetro" do pavilhão da festa.
Começaram os mais novos e a alegria pareceu iluminar, desde logo, os rostos de todos, graudos e miudos. Aos poucos foram-se seguindo as apresentações e de tudo houve um pouco: música, dança, teatro, palhaços, canções, leilões do azeite das azeitonas da escola, etc. A excitação era infernal e mal se conseguia ouvir o que os pequenos artistas diziam. Alguns ainda foram pedindo silêncio, mas de nada lhes serviu. O burburinho foi aumentando, como se em conjunto o público quisesse declarar:
- "A nós ninguém nos cala!"
Felizmente as crianças continuaram concentradas nas suas apresentações, que resultaram dos inúmeros ensaios de preparação efetuados nas salas de aulas. Também eles pareciam querer responder do mesmo modo, mas em surdina:
- "A nós é que ninguém nos cala!"
Após todas as turmas passarem pelo palco chegou a vez do Pai Natal que, como sempre, se fez acompanhar por mais uns quantos irmãos gémeos, para em conjunto distribuírem as prendas, pelos quase cento e cinquenta alunos do "Pré" e do "Pri".
No rosto de cada criança, a felicidade emergia desmesuradamente.
Claro que não deixou de haver a habitual canção de Natal "Já meti o meu chinelo", que todos repetiram "ruidosamente", até à invasão do palco para, em conjunto chamarem o Pai Natal.
Com um sentimento de dever cumprido estavam todos quantos participaram na preparação e realização da Festa de Natal, do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo e, também, agradecidos a todos os que colaboraram na construção deste evento: O Clube Desportivo "Os Patos", que sempre disponibiliza o recinto; a Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, que desta vez teve a companhia da Junta de Freguesia de São Miguel do Rio Torto, na aquisição das prendas de Natal; o Grupo "Cant’Abrantes", na pessoa do professor Tomás e a Associação de Pais e Encarregados de Educação deste estabelecimento de ensino que também ofertou um lanche a cada criança.
E foi deste modo que, mais uma vez, se concluiu, que a união fez a diferença, traduzida nas crianças por uma felicidade imensa!
Num ano em que praticamente todos fechamos a "perder", há que pensar, que mesmo assim é possível contribuir para a felicidade dos outros, porque mesmo que quisessem, ninguém nos conseguiria tirar as melhores dádivas da vida: o amor, a amizade e a solidariedade!
Acreditemos na força de "acreditar" e todos teremos um Feliz e Santo Natal, seguido de um "digno" Ano Novo de 2012!

Boas Festas!
O Repórter Escreveta

terça-feira, dezembro 13, 2011

As nossas crianças na Domus Mundi



“Já é Natal!”





Basta olhar à nossa volta, para constatarmos que já é Natal. As luzes já cintilam nas fachadas dos edifícios do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo e a azáfama é total e por vezes quase “incontrolável” entre alunos, professores e assistentes operacionais, nos preparativos da grande festa. Por vezes, tanto as festas, como as prendas, as músicas e até os bailaricos fazem-nos esquecer o que de mais importante há para comemorarmos: o dia do aniversário do nascimento do “menino” Jesus.

E se fossemos nós? Se fosse o nosso aniversário? Que linda seria a nossa festa, não sería?

Pois seria!

Mas será que ficaríamos felizes só por saber que aquela festa era em nossa honra, que éramos nós o seu pretexto mas… que não tínhamos sido convidados?

Haveria música, muita animação, bolos, meninos e meninas... mas estaria sempre a faltar o principal: o aniversariante!

Com Jesus passa-se o mesmo… A festa é dele, mas muitas vezes nem nos recordamos deste pormenor! Ficamo-nos pelas festas e pelas prendas.

Mas, no nosso caso há sempre alguém que nos tenta chamar à atenção, para que não cometamos este mesmo erro. Felizmente temos amigos na “Domus Mundi”, como o Senhor Padre Américo e a Irmã Deolinda que, todos os anos, por altura do Natal, nos convidam a visitar as suas instalações, em Rossio ao Sul do Tejo, para nos mostrarem alguns filmes de animação, sobre o nascimento de Jesus e também sobre alguns dos seus ensinamentos, que tão útil nos seriam, se os conseguíssemos por em prática.

Durante esta última semana de aulas do 1º período, divididos em grupos, de acordo com as suas idades, todas as turmas do Centro Escolar passaram por lá e usufruíram da sua simpatia e ensinamentos. No final de cada visita todos os alunos receberam uma prendinha para que recordassem aquele momento e principalmente a razão desta iniciativa.

A todos os que proporcionaram esta atividade aos alunos do Centro Escolar do Rossio ficam os nossos agradecimentos e votos de um Feliz Santo Natal.


O Reporter Escreveta

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Cartaz da Festa de Natal

Com votos de Festas Felizes e de um Feliz e Santo Natal,


o Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo


tem o prazer de apresentar o


cartaz da Festa de Natal


de 2011

Na sexta-feira, 16 de dezembro de 2011 contamos convosco!

sábado, dezembro 03, 2011

Feira do Livro



Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro vai realizar-se a Feira do Livro na Biblioteca do nosso Centro Escolar. Está aberta das 9 às 18 horas.

Apareça! Temos uma grande variedade de títulos para todas as idades a preços reduzidos!