F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sexta-feira, dezembro 14, 2012


Festa de Natal
Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo
Sexta-feira
14 de dezembro de 2012
18h30m
No Clube Desportivo "Os Patos"
MÚSICA
POEMAS
DANÇAS
TEATROS
...e muitas mais surpresas!!!
Artistas: Alunos da Escola
Organização: Escola Básica de Rossio ST
Apoios: Clube Desportivo "Os Patos"
Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo
Junta de Freguesia de São Miguel do Rio Torto
Associação de Pais e Encarregados de Educação

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Comemorações de Natal em Abrantes

Natal na Escola Básica
de
Rossio ao Sul do Tejo e o Natal

Os alunos da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo andam numa "roda viva", com os preparativos para as comemorações do Natal.
Primeiro foi a construção coletiva da Árvore de Natal, que já está em exposição na Praça Barão da Batalha; no próximo sábado, dia 8 de Dezembro, pelas 11 horas será a vez do Grupo Musical de Percussão da Turma D, "Arrefinfa na Bilha" atuar na Praça Raimundo Soares e no dia 14 de Dezembro, pelas 18h00 estarão todos na sede do Clube Desportivo "Os Patos", para a Grande Festa de Natal e de encerramento do 1º Período letivo, com os seus familiares e amigos.
E se os amigos se veem nestas ocasiões, também contamos consigo!

segunda-feira, dezembro 03, 2012

A Visita da Escritora Vanda Furtado Marques

Uma padeira à maneira!
No dia 30 de novembro a escritora Vanda Furtado Marques, acompanhada pela professora bibliotecária Alda Serras deslocou-se à Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo, para maravilhar todos os alunos deste estabelecimento de ensino, com algumas das suas maravilhosas histórias, da História de Portugal.
Divididos em dois grandes grupos, as crianças dirigiram-se ao Centro de Recursos da Escola encontraram a escritora assumindo uma das personagens dos seus livros. Assim, vestida a rigor, de acordo com a época retratada nos seus contos, Vanda Furtado Marques contou cada uma das histórias na primeira pessoa.
 
 
 
Licenciada em história pela Universidade de Coimbra a escritora tem conseguido estimular muitas das crianças, que leem os seus livros, para a aprendizagem da História de Portugal, pois consegue de forma natural e motivadora tornar cada conteúdo mais próximo da sua compreensão.
Foi assim em Rossio ao Sul do Tejo, quando os alunos dos terceiro e quarto anos entraram no Centro de Recursos, pois não encontraram a autora mas, uma senhora cujo nome era Brites de Almeida, trajada a rigor e munida dos apetrechos do seu tempo, muito conhecida por ser a padeira que, segundo a lenda, após a Batalha de Aljubarrota matou sete castelhanos, que se haviam escondido dentro do seu enorme forno.
 
  
 
Claro que não faltou a sua enorme pá e apenas lhe foi observada a falta o sexto dedo que segundo a lenda a padeira teria em cada mão.
Vanda Furtado Marques prendeu a atenção de todos, com as suas narrativas sobre a vida da padeira e do seu feito mais conhecido: Ter morto seis castelhanos com a sua enorme pá!
Os alunos da turma B, da professora Fernanda mostraram-lhe algumas ilustrações que fizeram sobre as histórias trabalhadas na sala de aulas.
Por seu lado os alunos da Turma D, do professor Américo aproveitaram para homenagear a escritora Vanda Furtado Marques com a apresentação uma peça de jograis que relatava a conhecida história reescrita por Vanda Furtado Marques, “O amor de Pedro e Inês”.
 
 
No final todos tiveram oportunidade de solicitar autógrafos à escritora nos livros que adquiriram e ficou a promessa da escritora, de os acompanhar numa futura visita ao Mosteiro de Alcobaça!
Uma visita de estudo a pensar, para depois virmos aqui relatar!
                                                       O Escreveta Escrivão