F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sexta-feira, junho 14, 2013

O Fim da Festa de 2012/2013

Fim da Festa
"Não há festa como esta!"
 
 
Mais uma vez a comunidade de Rossio ao Sul do Tejo aderiu ao convite e compareceu em massa na Festa do final do ano da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo.
Os alunos estavam radiantes com a presença dos familiares no recinto da escola e os familiares estavam expectantes, para assistirem ao espetáculo preparado pelos "convidantes"!
As cadeiras dispostas no pátio central eram muitas, mas não chegaram para os que vieram e que simpaticamente lá iam dizendo que não se queriam sentar.
Aos poucos os pais e encarregados de educação foram depositando nas mesas do refeitório os salgados e doces que confecionaram para a festa. Pelo caminho adquiriam uma rifa na Quermesse e lá iam juntando mais uns "tarecos", que acabam por devolver como oferta para a próxima quermesse.
Acabaram-se as rifas, entregaram-se os prémios e preencheram-se as cadeiras.
Os sorrisos ativaram-se quando os apresentadores entraram em palco para apresentar os primeiros artistas. 
 






 
Eram muitas e conhecidas, as caras dos visitantes que circulavam e cumprimentavam por quem passavam. As crianças estavam elétricas e ferviam por dentro aguardando o seu momento.
"-Ainda me lembro do que vou dizer!" - Convenciam-se a elas próprias.
A música elevou-se por cima das cabeças de todos e ecoou nos céus. As crianças pareciam ratos da história de Hamelin e desataram a rodopiar e saltar, correr e dançar. Era o Flash Mob da escola que dava início antes do programa geral. 



Não tardou que no palco os alunos mais novos, do Jardim de Infância, não dessem um ar da sua graça. E quanto mais se enganavam mais graça tinham!
Por cada grupo que subia ao palco acercavam-se novos "paparazzis" de sorriso na face a querer empurrar as orelhas mais para a nuca.
Entrou a turma do 1º do 2º e finalmente do 3º ano. Cada uma apresentou o que tinha preparado e com grande sucesso.
A Turma D do 3º ano, dos "Arrefinfa na Bilha" ainda fizeram temer pelo pior, quando em pleno palco ousaram desafiar a "autoridade do professor". Ainda se vislumbraram alguns ares mais preocupados na assistência, mas mais não era do que mais uma dramatização desta turma habituada ao teatro.
Logo de seguida foi a vez dos finalistas se apoderarem do palco e apresentarem as danças e canções que prepararam para a sua despedida e com grande furor, diga-se em abono da verdade!   
 













 












 
Primeiro foi a vez das "Empreguets" da turma F dançarem graciosamente no palco arrebatando os aplausos de toda a plateia, que nesta altura já registava a maior assistência de sempre, numa festa como esta.
Depois foi o delírio com os Xutos e Pontapés a fazerem satitar toda a assistência enquanto abanavam os "capacetes".
Até parecia um concerto a sério!
 





 Saíram os "Xutos" do palco, para logo de seguida entrarem os finalistas da "B". Na frente apresentou-se o acidentado Lamaroso, que antes da festa aterrara de um voo picado na sua bicicleta. Embora todo "esmurrado", não abdicou de subir ao palco e mostrar porque obtem boas notas na escola: É persistente, empenhado e dedicado! 
 








Depois de uns breves momentos de atuação em grupo, os finalistas receberam as pastas, as fitas, os "chapéus", os diplomas e tudo o mais que tinham direito, como os aplausos de toda uma comunidade, que testemunhou a sua passagem a outra fase das suas vidas!
O lanche partilhado foi a última animação do dia e também ela demonstrou a generosidade de toda uma comunidade.
No meio da multidão e de forma mais ou menos anónima o Senhor Presidente do Agrupamento de Escolas Dr. Solano de Abreu, ao Qual a Escola de rossio ao Sul do Tejo, agora pertence observava, satisfeito, como no fim confessou,  toda aquela animação.
Por outro lado o sempre simpático e atencioso Padre Sebastião lá ia sorrindo e repartindo a sua bênção pelos mais pequenos. 
A noite chegou sem que se desse pelo tempo passar.
Em cima do palco a professora Fernanda era aplaudida e elogiada, enquanto recebia flores dos familiares do finalistas da Turma B. Ao lado do palco de modo mais reservado os familiares dos finalistas da Turma F procediam do mesmo modo para com a Professora Paula.
Todos estavam felizes e animados, mas nesta altura já a preocupação recaia sobre o próximo ano letivo de 2013/2014! 
Os pais pensavam: Como irá ser? Com quem ficará o meu filho? 
Os filhos pensariam: Com quem vou ficar? Será que o vou conseguir dobrar?
Os professores pensariam: Será que terei emprego? Será que me deixarão trabalhar?
Nada como esperar para ver as cenas dos próximos capítulos desta novela de terror, que é a nossa "Escola"!!!
Por mim voltarei nem que seja para escrever mais algumas notas sobre as novidades do regresso à festa, no próximo ano letivo!
Deixo aqui um abraço amigo e sentido para todos, antes que o portão se feche e eu fique cá dentro!
O escrivão Escreveta