F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, novembro 13, 2014

Novo projeto na escola?

Novo projeto na Escola?

O que é que os professores andarão a magicar para os lados do pátio da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo?
Há dias foram vistos a circular pelo pátio deste Centro Escolar carrinhos movidos a pedais. Alguns alunos participaram nestas experiências de condução, pedalando pelo pátio coberto e descoberto.
Os professores tiravam notas e faziam medições...
Será alguma surpresa?
Por enquanto nada se sabe, mas os repórteres do Blog da Escola manter-se-ão atentos e darão notícias logo que as haja, de fonte fidedigna.
Mantém-te atento tu também...




A Matilde Bonacho experimentou um dos "bólides"! 
Obras na Escola

Como o tempo na escola passa a "correr", os meses são mais compridos, a avaliar pelas obras aqui efetuadas. Previstas para um mês, elas vieram para ficar, pois já lá vão dois meses de aulas e os novos parques de diversão continuam por concluir.
Esta situação "enerva" o nosso Presidente da União de Juntas das Freguesias de São Miguel do Rio Torto e de Rossio ao Sul do Tejo, pelo que já é hábito vê-lo a dar o exemplo, com uma pá na mão ou a transportar cimento no carro de mão.
Grande Presidente! 
Lembra o povo e com razão a velha máxima: "O exemplo vem de cima!"






Magusto na Escola

" A Poção Mágica "


No dia 11 de novembro de 2014, Dia de São Martinho, num mesmo "caldeirão", ainda quente da comemoração do "Dia das Bruxas", misturaram-se vários ingredientes: as castanhas da União de Juntas de Freguesia de São Miguel e de Rossio ao Sul do ...Tejo; o Forno da Pastelaria Tágide desta mesma localidade; sumos da Associação de Pais e Encarregados de Educação desta escola e o dinamismo próprio das assistentes operacionais e dos docentes e o resultado desta "Poção Mágica" foi a manutenção e reforço dos sorrisos nas faces de todos os alunos da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo.
Mais uma vez estas crianças tiveram a oportunidade de aprender de forma integrada e funcional, escrevendo, contando, pintando, cantando e dançando, em torno da velha lenda de São Martinho, embora esta não se tenha repetido, nesta localidade e das tradições ancestrais.
A caruma espalhada no pátio atraiu a chuva, que tudo alagou, mas pouco atrapalhou. Habituados a vencer contratempos e a ultrapassar escolhos indesejados, que se atravessam no caminho, todos se abrigaram da chuva no pátio coberto, mesmo por debaixo da cantina e a festa continuou.
As castanhas já estavam assadas, aproveitando a simpatia dos proprietários da Pastelaria Tágide e pelo resultado final, pois o alguidar ficou vazio, estas estariam saborosas.
Habituados a utilizarem as pilhas "Duracel" nestas ocasiões, a animação foi total. As correrias multiplicaram-se, as canções ensaiadas durante a semana entoadas e gritadas, mas bem "afinadas".
A fogueira improvisada foi mais um dos momentos hilariantes da tarde de São Martinho. Do meio de um pequeno aglomerado de caruma saía uma labareda de plástico vermelho, que todos saltaram alegremente sem o perigo de se queimarem.
Os mais atentos teriam verificado que tudo naquela festa era ecológico e, portanto, amigo do ambiente: a fogueira sem fumo nem carvão; os "cartuchos" das castanhas, construídos e decorados pelas crianças tinham um compartimento para as cascas das castanhas consumidas, pelo que não ficaram espalhadas no chão como é habitual nos "Magustos".
Depois da festa e de tudo arrumado todos partiram para suas casas ainda mais felizes e com novas aventuras para contar e recontar, se alguém conseguir manter a paciência para os escutar.
E o tempo passa rapidamente e já estamos em contagem decrescente para as próximas iniciativas, Visita de Estudo ao Parque Tejo, Festa de Natal na "Domus Mundi", Festa de Natal no Clube Desportivo os Patos, Férias de Natal... situações que a todos animam e que fazem desta escola um lugar para brincar, aprender e estudar, de forma estimulante e engraçada.
Esta é a verdadeira Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo!













terça-feira, novembro 04, 2014


     A Visita ao Castelo de Frankenstein





    No dia 3 de novembro de 2014 teve início, na Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo o projeto "Varino Encantado", na sua nona edição, com o mesmo entusiasmo e d...edicação de sempre.

    Para começar os alunos e a professora Sandra Martins, da Turma E, do 4º ano de escolaridade escolheram uma peça teatral de sua autoria, "A Visita ao Castelo de Frankenstein", para abordarem e consolidarem, um pouco mais os conhecimentos da História de Portugal.
    Com todos os alunos da Escola Básica concentrados na Biblioteca e Centro de Recursos da Escola os pequenos atores rebuscaram as suas energias e maravilharam todo o público presente.
    As gargalhadas sucediam-se, perante a ignorância dos personagens que tudo trocavam e confundiam.  
    O professor bem dava algumas dicas para que os alunos terminassem as frases que iniciava, mas estes deturpavam tudo.
    -"O primeiro Rei de Portugal foi D. Afonso... D. Afonso... Afonso...
    -Plaza!!! Afonso Plaza! - respondia um aluno que tem precisamente este nome, arrancando ainda mais gargalhadas do público.
    -Onde nasceu D. Afonso Henriques? - perguntava novamente o professor ajudando - No Castelo... No Castelo de...
    - Do Conde Drácula!!! - Respondiam todos e mais gargalhadas emergiam na "plateia".
    Todas as crianças reconheciam os personagens que participavam nesta história. Podiam reconhecer o "Fantasma da Bola", "O Sr. Esqueleto, o "Ogre Assustador", A Múmia Dentuça", o "Dragon" e o Dimitri, entre outros.
    Durante as representações dos atores, só o choro de alguns dos alunos do Jardim de Infância, os mais assustados com tantos personagens mal encarados conseguiam cortar o coro de gargalhadas dos restantes.
    No final todos estavam de acordo que tinham acabado de assistir a uma excelente dramatização da Turma E, dos Finalistas de 2014/2015, que no meio do texto ainda conseguiram fazer um trocadilho de palavras apelidando a sua escola, não de "especial", mas de"bestial"!
    Com esta especial e bestial representação a Turma E fica uma herança, que os próximos a dramatizar a sua história terão alguma dificuldade em ultrapassar, ou mesmo em igualar, o sucesso por eles alcançado. 
    No entanto, esta é uma Escola de grandes turmas e de excelentes alunos, que estão sempre prontos a surpreender-nos!
    Apresentou a Turma E e prepara a Turma B! 
    No final de novembro, cá estaremos de novo com notícias do Projeto Pedagógico "Varino Encantado", que continuará a servir de suporte e reforço ao trabalho de desenvolvimento e consolidação da Escrita e Leitura efetuado em todas as turmas.
    Até lá... boas leituras!
    O Escrivão Escreveta