F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



domingo, janeiro 11, 2009


Passeio Pedestre: Um engano benéfico
No dia 10 de Janeiro de 2009, a Escola de Rossio ao Sul do Tejo organizou e dinamizou mais um dos seus passeios pedestres, desta vez, sob um tema muito actual, "A Obesidade". Para a orientar tecnicamente convidaram a Senhora Enfermeira Maria dos Anjos, do Centro de Saúde de Rossio ao Sul do Tejo.
Eram 9.20 horas, ainda o “degelo” se fazia com dificuldade, quando os primeiros participantes (aventureiros) começaram a juntar-se no Largo 5 de Outubro, em frente à escola. Todos vestiam a rigor: casacos quentinhos, cachecóis, luvas… e alguns até apresentavam equipamentos mais sofisticados, como sapatos de salto alto (por causa da lama) e malas de senhora (para transportar os primeiros socorros)!
O pequeno grupo também integrava alguns alunos da escola, mais destemidos e menos amigos das suas acolhedoras camas em dias de Inverno, cobertas com cobertores quentinhos.
De acordo com a organização, o percurso fora rigorosamente estudado através do “google earth”, atendendo às distâncias e de acordo com possibilidades e capacidades físicas dos participantes.
Depois de uma breve palestra sobre a importância da actividade física para a conservação da saúde, lá partiram e logo perceberam que não eram os únicos a enfrentar o frio. No campo de futebol, já as equipas das Escolas do União Desportiva Rossiense corriam atrás da bola, sem casacos e em calções! Brrr!
Passaram então pelo Fojo e pela Quinta das Amendoeiras e nunca mais pararam até encontrarem o picoto perto do Casal do António.



No regresso comentava-se a desactualização das fotografias aéreas do “Google Earth”, principal responsável pelo engano, mas ainda mais a importância de tamanho percurso pois, se as caminhadas são benéficas para a saúde, como referiu a Senhora Enfermeira, quanto mais andarmos mais ”rijos” seremos! (E menos trabalho lhe damos! )
Fora um engano benéfico!
Chegados ao final do percurso e ao local da partida, depois de alguns alongamentos propostos pela simpática convidada, o grupo combinou logo o próximo passeio pedestre e até o seu tema: “O tabaco e a saúde”.
Com os agradecimentos finais a todos os participantes e em particular à Senhora Enfermeira Maria dos Anjos terminou mais uma das magnificas actividades, que fazem as crianças desta escola cantarem a tal canção!

Até à próxima, que deve ser lá para o mês de Março, com mais Sol!

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Janeiras no Rossio:

“Em busca do Bolo-Rei”

Os alunos do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo mantiveram a bonita tradição de cantar as Janeiras, pelas ruas da freguesia.
Logo pela manhã, as crianças da escola rumaram até ao Jardim-de-Infância, ao encontro dos seus colegas ainda mais novos.
Nunca a sua terra reunira tantos "Reis Magos" de palmo e meio. Cada aluno transportava na cabeça uma coroa decorada a seu gosto, que contribuia para dar outro colorido ao cortejo.

Alguns também levavam instrumentos de precursão e lá iam "descontrolando" o ritmo e o compasso, enquanto cantavam a bonita canção do Natal dos Simples.
Embora o percurso fosse extenso, nenhum deles mostrou quaisquer sinais de fadiga.
Nesta iniciativa foram muitos os Rossienses que souberam acolher devidamente as crianças, dedicando-lhes a atenção devida e contribuindo para enriquecimento da iniciativa.

Todos juntos começaram, então, um percurso que os levaria… ao lugar de onde tinham saído: à escola e ao jardim-de-infância de Rossio ao Sul do Tejo.
Do Bairro São José Operário de onde partiram seguiram até à Avenida Egas Moniz, passando pela Travessa de São José e pela Rua das Oliveiras.
A força, os sorrisos e o entusiasmo duplicavam, cada vez que as crianças cantavam perto de suas residências, ou junto aos seus familiares e amigos.
Mal alguém puxava da carteira era vê-los correr na sua direcção, com o saco aberto na mão, para ver quem chegava primeiro.
Algumas vezes as risadas cortavam o ritmo das Janeiras. Isso acontecia quando alguns eram traídos pelos gestos de pessoas engripadas, que levavam a mão ao bolso, em busca de um lenço salvador. Era o delírio na assistência, como se de uma partida se tratasse.
-Querem parar? – ouvia-se, de vez em quando, alguém perguntar, sem que obtivesse qualquer resposta afirmativa.
E o cortejo continuava… Passaram então, com todas as precauções, a Estrada Nacional 118, para satisfação dos residentes nas Ruas Almirante Reis e General Godinho.
A história foi-se repetindo até à última canção. As ruas mais estreitas, da parte mais antiga do Rossio obrigavam, muitas vezes, à interrupção do trânsito. Pacientemente os automobilistas aguardavam e lá iam sorrindo para os pequenos “reiseiros”. Alguns desciam o vidro e até esbanjavam alguns trocos.
No final da tarde, quando as aulas terminaram todos tiveram direito a comer Bolo-Rei, fruto da recolha colectiva do cortejo de Reis.

Cumprida mais uma actividade constante no Projecto MUDAR – Motivar para Unir, Desenvolver e Animar o Rossio, a Comunidade Educativa já prepara uma nova iniciativa. Desta vez, no âmbito da Educação para a Saúde “Caminhos com Sentido” cujo tema é “Obesidade” realizar-se-á um Passeio Pedestre, com a participação especial da Enfermeira Maria dos Anjos.