F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, março 17, 2009

Concurso Concelhio de Leitura

"Abrantes a Ler"

No dia 15 de Março de 2009, a Escola de Rossio ao Sul do Tejo fez-se representar e muito bem, no Concurso Concelhio de Leitura - "Abrantes a Ler", pelos alunos Carolina Correia, no escalão A, para alunos dos 1º e 2º anos de escolaridade e pelo aluno Guilherme Correia, no escalão B, para alunos dos 3º e 4º anos.

No final, o júri decidiu premiar os dois alunos da nossa escola, que ficaram automaticamente apurados para a final, a realizar na Biblioteca Municipal António Botto de Abrantes, no próximo dia 23 de Abril onde, para além de representarem a nossa escola, também representarão todo o Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, na categoria de 1ºciclo.
Parabéns aos nossos dois representantes, Carolina e Guilherme, por esta tão brilhante participação, que deixou repletos de orgulho toda a Comunidade Rossiense.
De realçar o apoio dos colegas das suas turmas, que os acompanharam e que até cartazes conceberam e levaram, para dar mais alegria e cor a esta fantástica participação.
Vamos todos à final!

terça-feira, março 10, 2009

Escola do Rossio alvo de estudo europeu!

No dia 9 de Março de 2009 a Escola de Rossio ao Sul do Tejo recebeu a visita da Dra. Margarida Belchior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa e responsável nacional pelo projecto europeu que visa o estudo de boas práticas ligadas ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, no 1º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de sala de aulas.
Fotografia da Dra. Margarida Belchior, no Fórum Mocho XXI, na Herdade de Cadoiços - Julho de 2008
Quando ainda pertencia à Equipa de missão "Computadores Redes e Internet nas Escolas - CRIE
Acompanharam a Dra Margarida neste estudo as Dras. Cristina Novo e Cidália Marques do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
As turmas visitadas foram as dos Professores Américo Pereira, iniciador do Projecto Mocho XXI no Concelho de Abrantes, Fernanda Antunes e Teresa Mainha.
Os alunos foram observados em actividade, utilizando os computadores do Projecto Mocho XXI e os Magalhães, aqueles que já os receberam.
Em breve teremos acesso aos resultados provisórios deste estudo, mas no painel final, em que participaram todos os professores envolvidos nesta observação ficou a ideia de que as três visitantes ficaram agradadas com o que observaram nas três turmas.
Em relação aos três professores da Escola de Rossio ao Sul do Tejo ficou a alegria de verificarem que os seus alunos souberam transmitir e exemplificar a importância do trabalho com suporte informático, no desenvolvimento das aprendizagens.
É a Escola de Rossio ao Sul do Tejo na vanguarda da actual alteração do paradigma de ensino-aprendizagem assente no desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação e na sua aplicação à educação e à formação.