Fomos cantar as Janeiras
Os alunos do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo cumpriram a tradição, afinaram as vozes e foram cantar as Janeiras, pelas ruas da freguesia.
No cortejo, ostentando uma linda coroa era vê-los todos empertigados na sua pose de monarca por um dia. Alguns levavam instrumentos de percussão e lá iam "acertando ou baralhando" o ritmo e o compasso, enquanto cantavam a bonita canção do “Natal dos Simples”.
Embora a chuva fosse uma ameaça, nada deteve estes reis e rainhas que palmilharam ruas e ruelas desta terra.
Todos juntos partiram do Bairro São José Operário, seguiram até à Avenida Egas Moniz, passando pela Travessa de São José e pela Rua das Oliveiras começaram, então, um percurso que os levaria… ao lugar de onde tinham saído: à escola e ao jardim-de-infância de Rossio ao Sul do Tejo.
Muitos foram os Rossienses que acolheram devidamente as crianças, ouviram atentamente a cantoria, contribuindo assim para enriquecimento da iniciativa.
Às vezes, ouvia-se um: "-Portem-se bem!" ou "-Cuidado!", mas o entusiasmo era tão grande que embora obedecessem, não se ouvia resposta alguma.
No regresso cansados mas felizes vingaram-se nos Bolos-Rei que "devoraram" e que foram adquiridos com o dinheiro recebido durante o cortejo.Assim se manteve uma tradição antiga e se cumpriu mais uma iniciativa do Projecto Pedagógico «M.A.R. & M.A.R.» – (Melhorar as Aprendizagens no Rossio com Motivação, Animação e Renovação), do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, com o qual a alegria e entusiasmo são uma constante e fazem a "diferença".