F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, setembro 13, 2012

 
O Regresso à Escola
 
O computador em cima da mesa ordenava a agenda de trabalhos, que era projetada no quadro. Na sua frente pais e alunos aguardavam as novidades, que os docentes se preparavam para partilhar.
Na mesa destacavam-se os rostos sorridentes dos professores, das educadoras, das Assistentes Operacionais, do Representante da Associação de pais e do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, que sempre marca presença nas manifestações do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, que agora assume o nome "pomposo" de
 
Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo

Esta alteração implica que há apenas um único estabelecimento de ensino, que reúne a escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e o Jardim de Infância de Rossio ao Sul do Tejo. Associado a esta situação desaparecem as figuras das coordenadoras do Jardim de Infância e da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e aparece apenas a figura de Coordenadora da Escola Básica.
A escolha da nova coordenadora foi decidida entre as duas anteriores, o que tornou a decisão mais fácil: Estando a professora Fernanda Antunes no seu último ano de trabalho, pois aposentar-se-á em 2013 foi "galardoada" com mais um ano de coordenação, cargo que ocupa desde que chegou à Escola de Rossio ao Sul do Tejo.
Mas as grandes novidades estavam para vir e o burburinho logo se elevou na sala, quando o representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação anunciou que deixavam de ter quaisquer responsabilidades na dinamização das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular). Este anúncio deixa transparecer alguma preocupação atendendo a que a Escola de Rossio ao Sul do Tejo servira muitas vezes de exemplo, em relação à organização destas atividades que, anteriormente, estavam à responsabilidade da APERST (Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Rossio ao Sul do Tejo).
A agitação aumentou quando foi anunciado que, a um dia do início das aulas, ainda não se podiam distribuir os horários das diferentes turmas, por não estarem disponiveis os horários das referidas atividades, agora geridas pela Câmara Municipal de Abrantes.
 


 
Depois dos assuntos gerais tratados todos se dirigiram às salas de aulas, dos seus educandos, para receberem questionários e outras informações, que estão mais de acordo com a dinâmica de cada turma.
Apenas uma das turmas não efetuou esta reunião porque, infelizmente, a Professora Fernanda Leitão, ainda não recuperou da doença que a atingiu no final do ano letivo anterior e ainda não foi substituida.
Toda a comunidade escolar lhe deseja as rápidas melhoras, para que volte ao seu convívio o mais rapidamente possível.
Com a lista de material na mão todos partiram para suas casas, para iniciarem de imediato as compras dos materiais em falta.
Sexta-feira virão os filhos à escola e segunda-feira já será a sério!
A todos desejamos um bom e produtivo ano letivo!
O Escreveta Escrivão

terça-feira, setembro 04, 2012

Ano Letivo
2012 / 2013


Já falta pouco, para o nosso desejado regresso ao Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.

Calendário Escolar

Reunião de Pais - quarta-feira - dia 12 de setembro - 19 horas - Cantina da Escola

Apresentação - sexta-feira - dia 14 de setembro - 9 horas - Centro Escolar

Primeiro dia de aulas - segunda-feira - dia 17 de setembro - 9 horas - Centro Escolar