F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, dezembro 20, 2008

Escola do Rossio
Uma Festa de Natal até à rua!



Em Rossio ao Sul do Tejo, não havia memória de tamanha enchente, no salão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, como aquela a que se assistiu, no passado dia 18 de Dezembro, aquando da realização da Festa de Natal do Núcleo Escolar do Rossio.

Enquanto as crianças ultimavam alguns dos pormenores da festa, os seus familiares e amigos iam chegando e formando uma enorme fila no largo da igreja. Ninguém queria perder pitada de nada!
Tamanha multidão fez soar o alarme de alguém que espreitara pela janela:
-É muita gente! Não vão caber!
À hora prevista, as portas abriram-se e a multidão preencheu todos os espacitos do salão, mas alguns não passaram das escadas que lhe dão acesso. Estimava-se a presença de mais de quatrocentas pessoas, o que transformou o salão numa pequena sala. Parecia ter encolhido!
Finalmente o pano abriu e até este tinha história: Dez tiras de uma peça de ganga alinhavadas e cosidas, durante dois longos dias, pela Dona São Macieira, antiga auxiliar de acção educativa da escola, já aposentada, mas nunca descansada. Nem os dois “Rottweiler anões” e com pelos nos olhos, que guardam a sua casa conseguem impedir as solicitações continuas da escola… Os apresentadores, dois dos finalistas, deram as boas vindas e apresentaram as propostas que traziam.
-“Há mais alegria no dar do que no receber”, por isso estamos aqui a fazer esta festa para todos vós! – referiu um dos apresentadores, repetindo o discurso de Jesus, há mais de dois mil anos, talvez para recordar a razão principal daquela festa: O Nascimento de Jesus.
Os primeiros “artistas” a entrar no palco, sabiamente construído, pelo Chefe Victor Almeida, que também não tem descanso, foram os alunos da Jardim-de-Infância, das educadoras Florbela e Alice interpretando Canções de Natal.


Os alunos do 1º ano, da sempre bem disposta Professora Margarida Santos entraram logo de seguida, com uma dança bem movimentada e alegre; a Turma do 2º ano, da Professora Isabel Leituga entrou de seguida com uma dramatização “ A Estrela Cintilante “ e os alunos do 3º ano da turma da professora Teresa Mainha, com a canção do “Pai Natal Cansado”.


O público presente não regateava o seu aplauso, maravilhado com a descontracção das crianças em palco. Metade da festa estava cumprida. A troca de olhares e os sorrisos dos professores denotavam que tudo corria bem.

Chegou a vez da Turma D dos 2º, 3º e 4º anos do professor Américo Pereira, que trouxe à festa a peça “A Dúvida” escrita pelo professor com a colaboração dos seus alunos. Habituados às surpresas das apresentações da Turma D, o público concentrou a sua atenção na boca de cena onde, imóveis, as crianças esperavam a abertura completa do pano.
O som do clarinete do Hugo quebrava o silêncio do salão, com uma melodia suave e tranquilizadora. Durante a peça, entre gargalhadas e sorrisos, aconteceu de tudo: manifestações de protesto, imitações dos professores, canções de Natal em português e em inglês, jograis e, para terminar, o “Haka da Turma D” inspirado nas danças guerreiras das tribos do povo "Maori" das ilhas neozelandesas.
Finalmente os alunos, dos 3º e 4º anos da professora Fernanda Antunes, os “Finalistas da B”, apresentaram a peça de teatro “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen . Caracterizados de acordo com a história, todos os alunos demonstraram ter memorizado o seu papel e mostraram-se descontraídos no palco, incluindo o Hugo da turma D que, nesta peça, substituiu o Luís, em recuperação de uma doença.

Para fechar a festa e chamar o Pai Natal os professores subiram ao palco e improvisaram uma orquestra, onde até os agrafadores e perfuradores serviram de instrumentos musicais, para tocarem e cantarem a última canção “Já meti o meu chinelo”.
Para completar a alegria das crianças, os últimos a subirem ao palco foram os Pais Natais, que distribuíram as prendas oferecidas pela Junta de Freguesia e os lanches oferecidos pela Associação de Pais.

2 comentários:

O Cidadão abt disse...

Parabéns pela iniciativa, parabéns pela dinâmica!

Anónimo disse...

Qual é a melhor?
Qual é a melhor escola ABT?
É uma escola Junto ao rio
Em que até a comunidade a estima com brio!
Parabéns a todos!
(Grande teste à placa do salão da igreja!)