Centro Escolar do Rossio
"Já cá estamos!"
O dia 14 de Setembro de 2009, passou a ser uma data histórica para toda a Comunidade Rossiense, pois foi o dia em que os alunos, auxiliares e professores da Escola de Rossio ao Sul do Tejo regressaram à sua "antiga" e nova escola, depois de, no ano lectivo de 2008/2009 terem ocupado, provisoriamente, um edifício cedido pelas Fundições do Rossio.
Foi um dia diferente e toda a população foi convidada a participar nas cerimónias da inauguração deste novo Centro Escolar, tendo comparecido em grande número.
No meio da multidão algumas individualidades não disfarçaram a satisfação por verem o resultado da transformação operada.
A Arquitecta Sara Morgado, responsável pelo projecto do novo centro escolar mostrava-se orgulhosa com o resultado do seu trabalho, escutando elogios de familiares dos alunos, de visitantes anónimos, convidados e dos autarcas presentes.
Luís Valamatos, presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo e Dr. Nelson de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Abrantes usaram da palavra, para reafirmarem a importância desta obra, no reforço das condições de aprendizagem das crianças que aqui estudam, o que, naturalmente terá reflexos em toda a comunidade local.
Praticamente de saída da Câmara Municipal, com o aproximar do final deste mandato, Dr. Nelson de Carvalho recordou a sua intervenção ao nível da educação no concelho de Abrantes, ao longo dos diferentes mandatos, realçando a implementação do Projecto Mocho XXI e a actual renovação do Parque Escolar, tendo apresentado razões para tal investimento:
“…podemos deixar casas, carros e muito dinheiro aos nossos filhos, mas o mais importante é deixarmos-lhes uma boa educação… uma boa formação…”
Neste âmbito o Senhor Presidente da Junta de Freguesia já havia recordado o papel interventivo da comunidade educativa e em particular dos professores desta escola, reconhecendo o papel destes na minimização de possíveis efeitos negativos, que as condições de trabalho do ano lectivo anterior poderiam favorecer, visando a criação de um clima de aprendizagem benéfico, para todos os intervenientes.
A Festa continuou até à hora do almoço e continuará, com toda a certeza, até ao final do ano lectivo. Este núcleo escolar assim nos tem habituado!
Bom ano lectivo para todos!