Fados na Escola
Meio cheio ou meio vazio?
Isabel Consolado representou (muito bem) a Comunidade Escolar!
Depois de duas excelentes “Noites de Fados”, na Cantina do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, organizadas pelos Escuteiros do Agrupamento local foi a vez do Núcleo Escolar, com o apoio da Associação de Pais organizar e dinamizar a sua, no dia 28 de Maio de 2010, com o objectivo de angariar algumas das verbas necessárias, para a Viagem do Final do Ano Lectivo, que este ano terá como destino Mafra e que se realizará nos dias 7 e 8 de Junho.
No cartaz constavam sete fadistas, Tina Jofre, Casimira Alves, João Guiomar, João Paulo Marques, Rita Inácio, Diogo Manata e Isabel Consolado, aos quais ainda se juntou Francisco Cordeiro, outra excelente voz do fado e do Concelho de Abrantes.
Na guitarra portuguesa esteve Joel Coelho e na viola o Prof. Francisco Carvalho, que de forma magistral acompanharam todos os artistas presentes.
Diogo Manata foi o primeiro a cantar e a encantar, como sempre o fez!
Isabel Consolado numa noite de confirmação: Temos uma fadista na escola!
João Paulo Marques também esteve muito bem!
Tina Jofre já trazia o aquecimento da voz adiantado, do ensaio do Côro Misto do Orfeão de Abrantes
Casimira Alves voltou a corresponder às expectativas em si depositadas!
Rita Inácio voltou a cantar no Rossio, depois de já algum tempo ter actuado
para os Escuteiros no Salão Paroquial.
Francisco Cordeiro cantou e cativou quem o escutou e nem pelo cartaz passou!
A Raul Caldeira coube recitar lindos poemas Ribatejanos; fazer as apresentações dos fadistas
e contar histórias na brincadeira.
João Guiomar também "Director Artístico" desta grande noite de fados na escola.
A ele se deve a presença de todos estes seus/nossos amigos, no Rossio.
Quem esteve presente não ficou com dúvidas que assistiu a uma das melhores noites de fados que há memória, em Rossio ao Sul do Tejo.
Raul Caldeira foi outro dos amigos que não deixou de estar presente, para encantar todos os presentes com a sua arte de declamar e apresentar a "festa".
Depois da confirmação da qualidade vocal já reconhecida, dos intérpretes “repetentes” nesta “casa”, Rita Inácio, João Paulo Marques e Francisco Cordeiro também confirmaram os créditos angariados noutros locais e em noites similares e Isabel Consolado estreou-se em Noites de Fados, de forma exemplar e com uma segurança inesperada, por quem nunca a ouvira cantar outros géneros musicais.
O tempo perdido não pode ser recuperado, mas a partir de agora temos mais uma voz com que contar e um nome a registar: Isabel Consolado.
No entanto nem tudo foi bom. Infelizmente, por alguma razão não tida em conta, durante a organização deste espectáculo, o público não acorreu, como nas sessões anteriores e a sala não encheu como era de prever.
Num centro escolar, em que o número de alunos ultrapassa a centena esperava-se uma sala lotada, a exemplo da anterior edição organizada por apenas vinte e quatro escuteiros.
O “fim-do-mês” poderia explicar o sucedido e servir de desculpa para a reduzida participação da comunidade escolar, mas não chega por si só, pois as Noites de Fados dos escuteiros foram organizadas nos dias 26 de Fevereiro e 30 de Abril, também em final de mês!
O principal objectivo do Centro Escolar, o financiamento, não foi atingido, na totalidade, mas a componente da animação superou todas as expectativas.
O que conta, mesmo é que no final desta iniciativa foram muitos os que se despediram agradecendo a excelente noite de convívio promovida pela escola.
Quando não há outros interesses ou intenções ignoramos o “copo meio vazio" pois o que importa, mesmo é realçar, isso sim, o"copo meio cheio".
Devemos dar os parabéns, isso sim, a todos quantos se dedicaram e participaram nesta excelente noite de animação!