Aqu@line na Escola
Aproveitando o excelente espaço do polivalente do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, o Grupo Docente da Escola n.º 5 de Abrantes, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Projecto Mocho XXI organizou a IV Edição do Rossio Aqu@line, os dias 17 e 18 de Maio de 2010.
No dia 17 decorreu o "Trilhos de Bytes", uma actividade dinamizada pelos próprios alunos que recebem os familiares e amigos para lhes mostrarem a forma como utilizam as TIC.
No dia 17 decorreu o "Trilhos de Bytes", uma actividade dinamizada pelos próprios alunos que recebem os familiares e amigos para lhes mostrarem a forma como utilizam as TIC.
Estas iniciativas integravam as comemorações do 171º aniversário da Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo.
Esta actividade foi muito participada pelos Encarregados de Educação e em todas as turmas houve visitantes interessados em aprender e ensinar os mais novos, na utilização destes recursos.
No dia 18 decorreu o colóquio subordinado ao tema "Tecnologias, Aprendizagens e Mocho XXI" com a participação do anterior Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e mentor do Projecto Mocho XXI, aplicado nas escolas do 1º ciclo do Concelho de Abrantes, a quem se deve esta política educativa de vanguarda, Nelson de Carvalho e do conhecido Professor de origem Belga e radicado em Portugal desde a década de 80, Pascal Paulus.
Na sessão de abertura ainda discursaram António José Morgado, Presidente da APERST, Luís Valamatos, Presidente da Junta de Freguesia local, António Tomás, Formador no âmbito do Projecto Mocho XXI e Celeste Simão, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes.
Conduziu os trabalhos em representação da Escola Américo Pereira, também ele Formador no âmbito do Projecto Mocho XXI e iniciador do mesmo em 2004, na Escola de São Facundo.
Foi um encontro muito interessante, em que todos os participantes se mostraram satisfeitos com as pistas levantadas pelos oradores.
No final da Sessão Américo Pereira resumiu da seguinte forma este encontro profícuo:
" Em nome da escola de Rossio ao Sul do Tejo agradeço a vossa participação neste IV Aqu@line, que pensamos ter contribuído para o reforço das nossas convicções, em relação à utilização das TIC nos processos de ensino aprendizagem.
Os dois oradores convidados muito contribuiram para que tal fosse conseguido.
Dr. Nelson de Carvalho fez uma retrospectiva histórica, que nos levou a reforçar algumas das razões para a integração das TIC no trabalho escolar, como forma de facilitar a integração dos alunos numa sociedade cada vez mais competitiva. O Projecto Mocho XXI dá-nos algumas das asas que nos permitem ultrapassar a última "gazela", de forma a não sermos engolidos pelo "leão" (aproveitando a história que Nelson de Carvalho tinha contado anteriormente).
Dr. Pascal Paulus falou-nos de uma realidade actual em que, muitas vezes, nós parecemos lindas gazelas (sabemos tudo) e nessa qualidade, muitas vezes, condicionamos a aprendizagem da "corrida", ou seja, preparamos as gazelinhas para serem engolidas, quando "lançadas" à sociedade.
No entanto, Pascal Paulus também nos apresentou alguns caminhos, que permitirão a todas as gazelinhas, a possibilidade de aprenderem a correr livremente e a fazê-lo progressivamente, com segurança, rumo ao sucesso..."
Sem comentários:
Enviar um comentário