F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, abril 26, 2012

 Sara Pequeno da Turma "D"

vence concurso concelhio de leitura!


Depois de um longo período de renhidos e interessantes despiques literários, entre grandes "leitores de palmo e meio" chegou ao fim mais um concurso Concelhio de Leitura, com a brilhante vitória da aluna Sara Pequeno, da Turma D, do 2º ano de escolaridade, do Centro Escolar do Rossio, no Escalão "A".
Este concurso foi dividido em três fases e os concorrentes participaram distribuídos por quatro escalões etários. A Sara concorreu no escalão A, em que participaram os alunos do Concelho de Abrantes, dos 1º e 2º anos de escolaridade. No escalão B (3º e 4º anos ) nenhum dos alunos da nossa escola conseguiu chegar à final.

O concurso mostrou-se muito renhido desde a primeira eliminatória, no Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo. Por três vezes houve necessidade de desempatar os alunos concorrentes, até se apurar o representante da escola, neste escalão.
Na turma D, vários alunos foram eliminados, apenas, pela diferença mínima de uma resposta e três dos alunos levaram o concurso para uma finalíssima, com o desempate a ser conseguido, apenas, com recurso ao sistema de "morte súbita".
Posteriormente, na sede do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, na segunda fase do concurso, a Sara voltou a mostrar a sua capacidade de retenção de informação e de compreensão das ideias fundamentais do conto a concurso, sendo apurada para a final, que se realizou no dia 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Abrantes "António Botto".
Os quatro finalistas, representantes de dois agrupamentos diferentes, D. Miguel de Almeida e Dr. Manuel Fernandes, alinhados e concentrados pareciam querer levar o concurso para mais um desempate, quando já nas derradeiras questões os outros três concorrentes falharam uma questão cada um, deixando a Sara destacada na frente do concurso.
A Sara foi a única concorrente a acertar as trinta perguntas apresentadas sagrando-se, deste modo, a vencedora do Concurso Concelhio de Leitura.
Para trás ficou um árduo e profícuo trabalho, na área da Língua Portuguesa, da parte de todos os alunos finalistas, mas também de todos os outros, que em conjunto com eles, com os professores e com os familiares estudaram e prepararam as quatro obras escolhidas, no âmbito deste concurso.
Na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, pelas 17h30m a Sara receberá o seu merecido prémio, no auditório da Biblioteca "António Botto", mas não estará sozinha, porque os "Arrefinfa-na-Bilha", grupo musical de percussão formado por todos os alunos da sua turma, a turma dos "Super-Formigas" atuarão nesta cerimónia de consagração dos quatro vencedores concelhios.
Parabéns Sara e continuação de boas leituras!

Foto Síntese:
 A mãe e a irmã da Sara Pequeno e a filha dos professores Américo e Aldina não deixaram de comparecer. 
Os quatro finalistas com o júri e o Sr. Diretor da Biblioteca Municipal 
 
Professores Américo e Aldina, com os seus alunos encontraram-se na final. 
-São todos vencedores! - referiu a professora.
 Os colegas da Sara felicitaram-ne pela sua brilhante participação!  
Já na escola a coordenadora de estabelecimento felicitou e festejou com a Sara!
 Na turma a Sara Pequeno andou pelo ar carregada aos ombros pelos Super-Formigas!
Os alunos do
Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo 
no Desfile da Flor


Os alunos do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo participaram mais uma vez na Festa da Primavera, organizada pela Câmara Municipal de Abrantes.
Esta iniciativa valeu pelo processo de preparação dos adereços, pois no dia do desfile, com tudo preparado e organizado a chuva lembrou-se de participar e acabou por só empatar e estragar.
Na escola os alunos do Centro Escolar levaram vestidas t-shirts que a Junta de Freguesia ofereceu para este efeito.
Este evento decorreu no pavilhão da antiga garagem da Rodoviária Nacional e os artistas caseiros esforçaram-se para dar um tom animado a esta concentração de crianças do Concelho de Abrantes, que ouviram, cantarm e dançaram ao som das músicas da "moda".
A atividade acabou como começou: com a chuva a fazer apressar o passo de toda a gente, no regresso às suas escolas de origem.

Desta concentração e do trabalho inicial ficaram algumas imagens que partilhamos aqui.