F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, abril 26, 2012

 Sara Pequeno da Turma "D"

vence concurso concelhio de leitura!


Depois de um longo período de renhidos e interessantes despiques literários, entre grandes "leitores de palmo e meio" chegou ao fim mais um concurso Concelhio de Leitura, com a brilhante vitória da aluna Sara Pequeno, da Turma D, do 2º ano de escolaridade, do Centro Escolar do Rossio, no Escalão "A".
Este concurso foi dividido em três fases e os concorrentes participaram distribuídos por quatro escalões etários. A Sara concorreu no escalão A, em que participaram os alunos do Concelho de Abrantes, dos 1º e 2º anos de escolaridade. No escalão B (3º e 4º anos ) nenhum dos alunos da nossa escola conseguiu chegar à final.

O concurso mostrou-se muito renhido desde a primeira eliminatória, no Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo. Por três vezes houve necessidade de desempatar os alunos concorrentes, até se apurar o representante da escola, neste escalão.
Na turma D, vários alunos foram eliminados, apenas, pela diferença mínima de uma resposta e três dos alunos levaram o concurso para uma finalíssima, com o desempate a ser conseguido, apenas, com recurso ao sistema de "morte súbita".
Posteriormente, na sede do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, na segunda fase do concurso, a Sara voltou a mostrar a sua capacidade de retenção de informação e de compreensão das ideias fundamentais do conto a concurso, sendo apurada para a final, que se realizou no dia 23 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Abrantes "António Botto".
Os quatro finalistas, representantes de dois agrupamentos diferentes, D. Miguel de Almeida e Dr. Manuel Fernandes, alinhados e concentrados pareciam querer levar o concurso para mais um desempate, quando já nas derradeiras questões os outros três concorrentes falharam uma questão cada um, deixando a Sara destacada na frente do concurso.
A Sara foi a única concorrente a acertar as trinta perguntas apresentadas sagrando-se, deste modo, a vencedora do Concurso Concelhio de Leitura.
Para trás ficou um árduo e profícuo trabalho, na área da Língua Portuguesa, da parte de todos os alunos finalistas, mas também de todos os outros, que em conjunto com eles, com os professores e com os familiares estudaram e prepararam as quatro obras escolhidas, no âmbito deste concurso.
Na próxima sexta-feira, dia 27 de abril, pelas 17h30m a Sara receberá o seu merecido prémio, no auditório da Biblioteca "António Botto", mas não estará sozinha, porque os "Arrefinfa-na-Bilha", grupo musical de percussão formado por todos os alunos da sua turma, a turma dos "Super-Formigas" atuarão nesta cerimónia de consagração dos quatro vencedores concelhios.
Parabéns Sara e continuação de boas leituras!

Foto Síntese:
 A mãe e a irmã da Sara Pequeno e a filha dos professores Américo e Aldina não deixaram de comparecer. 
Os quatro finalistas com o júri e o Sr. Diretor da Biblioteca Municipal 
 
Professores Américo e Aldina, com os seus alunos encontraram-se na final. 
-São todos vencedores! - referiu a professora.
 Os colegas da Sara felicitaram-ne pela sua brilhante participação!  
Já na escola a coordenadora de estabelecimento felicitou e festejou com a Sara!
 Na turma a Sara Pequeno andou pelo ar carregada aos ombros pelos Super-Formigas!

Sem comentários: