F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, junho 09, 2012

Eco-Escolinhas
Um dia diferente em defesa do ambiente!

No dia 8 de Junho, de 2012, as crianças do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo viveram mais um dia diferente do que é habitual, mas com a animação normal, à sombra da "Pala" do Aquapólis Sul!
Se na semana anterior tinham sido os jogadores e dirigentes do Clube Desportivo "Os Patos" de Rossio ao Sul do Tejo, a oferecerem a estas mesmas crianças uma tarde diferente, no polidesportivo local, em torno da modalidade desportiva, "Futsal",  desta vez foi um grupo de finalistas do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Portalegre (António, Isabel, Jorge e Rute) a oferecer-lhes, uma nova oportunidade de falarem, discutirem, vivenciarem e reconhecerem diferentes realidades do meio ambiente e formas de o ajudarem e protegerem.
Para os auxiliarem neste projeto de trabalho, com que terminaram o seu curso convidaram outros amigos para falarem da natureza, do ambiente e dos riscos que corremos em resultado da forma como vivemos...

De Abrantes vieram o jornalista Manuel António, conhecido ecologista e defensor do planeta em que vivemos, que lhes falou de pequenos gestos quotidianos, muito simples mas que poderão ajudar a salvar um planeta, que tudo nos dá, para podermos viver bem e que muito sofre com a nossa ação e, também marcaram presença, dois Bombeiros Municipais que trouxeram um carro de intervenção rápida a estrear, para mostrar a todos o valor do seu trabalho na proteção da floresta.

De São Facundo deslocou-se o engenheiro Agostinho Alves que, há muito se dedica à observação de aves e é acérrimo defensor das mesmas e do meio ambiente onde vivem.
De Tomar apresentou-se um grupo de militares da Guarda Nacional Republicana, que com dois cavalos fizeram as delícias da criançada, enquanto denotavam uma postura pedagógica e educativa, digna de realço, na interação com as crianças e adultos presentes na atividade.
Do Centro de Recursos da Biblioteca Escolar apareceu uma contadora de histórias, que com magia transportou, através da leitura de histórias, todas as crianças para um mundo imaginário refletindo preocupações com o mundo real que nos rodeia.

Os alunos da ESE distribuíram-se por outros tantos ateliers, onde todas as crianças puderam usufruir de mais conhecimentos sobre jogos ao ar livre, na construção de uma árvore, com frases alusivas à necessidade de proteger o Planeta Terra e viverem uma relação mais próxima com um animal dócil, pertença da Quinta do Plátanos, de Coalhos: um burro.

Divididos em pequenos grupos as crianças visitaram todos os ateliers ao longo do dia denotando interesse e satisfação por todas as atividades propostas.
No final não faltou o anunciado "Flash Mob", que a todos deixou a vontade de repetir um destes dias.

Mas como não há duas sem três, na próxima quarta-feira, dia 13 de Junho, véspera do feriado de Abrantes teremos o já tradicional "Fim da Festa" que marca o terminus do presente ano letivo e o início da preparação
do próximo.
Mais uma vez fica o apelo:
-Vamos manter a festa até ao fim! Todos ao "Recreio" do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
                                                     O Escreveta Escrivão

(Curiosidade: Com este trabalho, os quatro alunos do grupo de finalistas que animou este dia dos alunos do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo obtiveram 16 valores. Esta foi a melhor nota atribuida na disciplina de Projeto e  apenas a estes quatro alunos. Parabéns!)

Sem comentários: