F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, junho 16, 2012

Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo:
A debandada geral!

Quem no dia 15 de junho, de 2012, último dia de aulas do presente ano letivo, se deslocasse ao Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, por certo pensaria, que os alunos do 1º ciclo do ensino básico teriam terminado o ano letivo mais cedo, pois a escola encontrava-se vazia.
Foi uma debandada geral. Alguns alunos viajaram para Lisboa, para no Centro Comercial “Colombo”, em Benfica receberem o prémio do concurso “Sim vamos criar uma árvore!”, em que participaram; outros deslocaram-se para a Quinta do Cabrito, onde participaram em diferentes jogos preparados para este dia pelos técnicos deste Centro Hípico e outros deslocaram-se à Quinta dos Plátanos para, entre muitas outras intenções reverem o seu mais recente “amigo”, o burro “Fofinho”, que conheceram na iniciativa anterior, no Aquapólis Sul, entre muitos outros animais selvagens e domésticos, que aqui, neste lugar, se pode contactar, conhecer e interagir.
Na Quinta dos Plátanos de Coalhos os alunos das Turmas A, D e F foram recebidos pela proprietária, a Dra. Teresa que, amavelmente serviu de guia a todo o grupo.
Em cada visita que se faz a esta mini “Badoka”, situada no Concelho de Abrantes há, sempre novas descobertas que se fazem e muitos outros motivos de interesse que emergem do contacto próximo com os animais aqui existentes que, naturalmente, cativam os alunos reforçando ainda mais os seus conhecimentos e aprendizagens.
De forma integrada as crianças têm contacto real com seres vivos que só conhecem dos livros e da televisão e aprendem hábitos e características destes assimilando, de forma efetiva, as necessidades de preservação do meio ambiente, para melhor se defender todas as espécies de seres vivos existentes no nosso planeta.


Desta vez as crianças tiveram oportunidade de circular por entre as “emas” e os "lamas", que se aproximaram curiosos; abraçar as cabras anãs; acariciar o cavalo e abraçar o seu novo amigo, o pachorrento “Fofinho”, nome com rebatizaram, um dos burros da quinta.
Depois de lanharem empreenderam a caminhada de regresso ao Centro Escolar, onde depois de arrumarem os seus livros e materiais escolares partiram para umas merecidas férias, com a promessa de voltarem, novamente, para descobrirem mais algum novo habitante da quinta, ou a pretexto da sistematização de uma qualquer nova matéria da área do Estudo do Meio.
Eu gostei e já estou a aguardar uma nova visita!
O Escreveta Escrivão
 







sexta-feira, junho 15, 2012

Entrega de prémios "Sim, vamos criar uma árvore!"

A Turma B e os alunos da Sala de Ensino Estruturado deslocaram-se ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa, para receber o prémio do passatempo "Sim, vamos criar uma árvore!"
«Com o tema “A Conservação da Floresta”, o concurso teve como objetivo alertar e sensibilizar as crianças e jovens em idade escolar para a importância da reciclagem enquanto comportamento fundamental para a defesa das florestas.»

A nossa "árvore" viajou muito apertadinha no porta-bagagens do autocarro. Para a conseguir lá meter e tirar  foram precisas várias pessoas e algum jeitinho. À chegada tivemos de voltar a colar algumas partes. Está visto que as "árvores" não se dão bem com viagens de autocarro!




O almoço volante foi: duas fatias de pizza e um sumo. À sobremesa, alguns comeram gelatina de morango ou ananás e outros musse de chocolate.




A seguir ao almoço seguiu-se a entrega dos diplomas às escolas vencedoras. A nossa ficou em 3.º lugar, no 1.º escalão (pré-escolar e 1.º ciclo). Foi um orgulho muito grande termos sido distinguidos com um prémio entre as 400 escolas participantes.




 Depois assistimos a um concerto de Filipe Pinto, vencedor da 3.ª edição dos Ídolos.



No final todos os alunos e professores receberam um saco com ofertas TetraPack (tudo em material reciclado, claro!): um caderno, uma régua, uma esferográfica, um porta-chaves e alguns folhetos informativos sobre reciclagem e proteção do ambiente!

Depois voltámos a casa com a árvore novamente na bagageira do autocarro, um bocadinho cansados, mas muito satisfeitos! Assim que atravessámos a ponte sobre o Tejo começámos a cantar o hino da nossa Eco-Escola!

sábado, junho 09, 2012

Eco-Escolinhas
Um dia diferente em defesa do ambiente!

No dia 8 de Junho, de 2012, as crianças do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo viveram mais um dia diferente do que é habitual, mas com a animação normal, à sombra da "Pala" do Aquapólis Sul!
Se na semana anterior tinham sido os jogadores e dirigentes do Clube Desportivo "Os Patos" de Rossio ao Sul do Tejo, a oferecerem a estas mesmas crianças uma tarde diferente, no polidesportivo local, em torno da modalidade desportiva, "Futsal",  desta vez foi um grupo de finalistas do Curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Portalegre (António, Isabel, Jorge e Rute) a oferecer-lhes, uma nova oportunidade de falarem, discutirem, vivenciarem e reconhecerem diferentes realidades do meio ambiente e formas de o ajudarem e protegerem.
Para os auxiliarem neste projeto de trabalho, com que terminaram o seu curso convidaram outros amigos para falarem da natureza, do ambiente e dos riscos que corremos em resultado da forma como vivemos...

De Abrantes vieram o jornalista Manuel António, conhecido ecologista e defensor do planeta em que vivemos, que lhes falou de pequenos gestos quotidianos, muito simples mas que poderão ajudar a salvar um planeta, que tudo nos dá, para podermos viver bem e que muito sofre com a nossa ação e, também marcaram presença, dois Bombeiros Municipais que trouxeram um carro de intervenção rápida a estrear, para mostrar a todos o valor do seu trabalho na proteção da floresta.

De São Facundo deslocou-se o engenheiro Agostinho Alves que, há muito se dedica à observação de aves e é acérrimo defensor das mesmas e do meio ambiente onde vivem.
De Tomar apresentou-se um grupo de militares da Guarda Nacional Republicana, que com dois cavalos fizeram as delícias da criançada, enquanto denotavam uma postura pedagógica e educativa, digna de realço, na interação com as crianças e adultos presentes na atividade.
Do Centro de Recursos da Biblioteca Escolar apareceu uma contadora de histórias, que com magia transportou, através da leitura de histórias, todas as crianças para um mundo imaginário refletindo preocupações com o mundo real que nos rodeia.

Os alunos da ESE distribuíram-se por outros tantos ateliers, onde todas as crianças puderam usufruir de mais conhecimentos sobre jogos ao ar livre, na construção de uma árvore, com frases alusivas à necessidade de proteger o Planeta Terra e viverem uma relação mais próxima com um animal dócil, pertença da Quinta do Plátanos, de Coalhos: um burro.

Divididos em pequenos grupos as crianças visitaram todos os ateliers ao longo do dia denotando interesse e satisfação por todas as atividades propostas.
No final não faltou o anunciado "Flash Mob", que a todos deixou a vontade de repetir um destes dias.

Mas como não há duas sem três, na próxima quarta-feira, dia 13 de Junho, véspera do feriado de Abrantes teremos o já tradicional "Fim da Festa" que marca o terminus do presente ano letivo e o início da preparação
do próximo.
Mais uma vez fica o apelo:
-Vamos manter a festa até ao fim! Todos ao "Recreio" do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
                                                     O Escreveta Escrivão

(Curiosidade: Com este trabalho, os quatro alunos do grupo de finalistas que animou este dia dos alunos do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo obtiveram 16 valores. Esta foi a melhor nota atribuida na disciplina de Projeto e  apenas a estes quatro alunos. Parabéns!)

quarta-feira, junho 06, 2012

Dia do Eco-escolas
Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo
Sexta-feira, 8 de Junho de 2012
Aquapolis Sul
Rossio ao Sul do Tejo
CRONOGRAMA

Saber mais: http://eco-escolinhas.webnode.pt/cronograma/

CONVITE

Flash Mob da Escola
17 horas

domingo, junho 03, 2012

O Troquichas pela sexta vez!

No passado dia 1 de Junho de 2012, Dia Mundial da Criança, o Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo promoveu o seu já famoso "Troquichas". Já na sua sexta edição e sempre com o mesmo êxito.
As crianças trouxeram de casa dois dos seus brinquedos, daqueles que já não lhes faziam falta e trocaram por outros, muitas vezes de valor monetário inferior, mas mais "apetecíveis".
Com mesa central repleta de brinquedos, todos os alunos do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo concentraram-se naquele, ou naqueles que quriam arrebatar.
À ordem todos enveredaram pelo negócio:
"-Queres o meu carro pela tua boneca?"
"-Queres estes cromos e dás-me o teu livro?"
As perguntas e respostas da criançada em delírio deixava um rasto sonoro no recinto da escola.


Foi uma festa total!
                                                            O Escreveta Escrivão                

sábado, junho 02, 2012

O NOSSO FLASH MOB

O Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo apresentará,  no próximo dia 8 de Junho de 2012, no Aquapólis Sul, o seu "Flash Mob" ensaiado pelos finalistas do Curso de Animação Socio Cultural de Portalegre.
Para quem não sabe o que é um Flash Mob deixamos aqui um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=1aSbKvm_mKA&feature=related


Não falte no dia 8 de Junho no Aquapólis, pelas 17 horas.
Dia Mundial da CRIANÇA

Na manhã do dia 1 de junho, os alunos do Centro Escolar de Rossio pegaram nos pincéis e nas tintas e decoraram o muro da sua escola.






Cada Turma tinha um "boneco" para pintar e rapidamente o muro ganhou cor com as pinceladas enérgicas dos jovens pintores que acrescentaram flores, borboletas, árvores, relva e o que mais a imaginação e a destreza dos jovens "pintores" sugeriu.

O dia estava quente e o sol queimava. Felizmente, a Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo distribuiu bonés verdes a todos os alunos. Muito obrigado, Senhor Presidente! Vieram mesmo na hora certa! 




 O resultado final foi este:

Turmas A e B do 1.º Ciclo
Turmas C e D do 1.º Ciclo
Turmas E e F do 1.º Ciclo
Turamas A e B do Jardim de Infância
A manhã continuou animada! Refrescados por gelados oferecidos pela Associação de Pais, os alunos realizaram nova edição do Troquichas. À tarde, foi a vez do desporto com um torneio de Futsal.