F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, novembro 13, 2014


Magusto na Escola

" A Poção Mágica "


No dia 11 de novembro de 2014, Dia de São Martinho, num mesmo "caldeirão", ainda quente da comemoração do "Dia das Bruxas", misturaram-se vários ingredientes: as castanhas da União de Juntas de Freguesia de São Miguel e de Rossio ao Sul do ...Tejo; o Forno da Pastelaria Tágide desta mesma localidade; sumos da Associação de Pais e Encarregados de Educação desta escola e o dinamismo próprio das assistentes operacionais e dos docentes e o resultado desta "Poção Mágica" foi a manutenção e reforço dos sorrisos nas faces de todos os alunos da Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo.
Mais uma vez estas crianças tiveram a oportunidade de aprender de forma integrada e funcional, escrevendo, contando, pintando, cantando e dançando, em torno da velha lenda de São Martinho, embora esta não se tenha repetido, nesta localidade e das tradições ancestrais.
A caruma espalhada no pátio atraiu a chuva, que tudo alagou, mas pouco atrapalhou. Habituados a vencer contratempos e a ultrapassar escolhos indesejados, que se atravessam no caminho, todos se abrigaram da chuva no pátio coberto, mesmo por debaixo da cantina e a festa continuou.
As castanhas já estavam assadas, aproveitando a simpatia dos proprietários da Pastelaria Tágide e pelo resultado final, pois o alguidar ficou vazio, estas estariam saborosas.
Habituados a utilizarem as pilhas "Duracel" nestas ocasiões, a animação foi total. As correrias multiplicaram-se, as canções ensaiadas durante a semana entoadas e gritadas, mas bem "afinadas".
A fogueira improvisada foi mais um dos momentos hilariantes da tarde de São Martinho. Do meio de um pequeno aglomerado de caruma saía uma labareda de plástico vermelho, que todos saltaram alegremente sem o perigo de se queimarem.
Os mais atentos teriam verificado que tudo naquela festa era ecológico e, portanto, amigo do ambiente: a fogueira sem fumo nem carvão; os "cartuchos" das castanhas, construídos e decorados pelas crianças tinham um compartimento para as cascas das castanhas consumidas, pelo que não ficaram espalhadas no chão como é habitual nos "Magustos".
Depois da festa e de tudo arrumado todos partiram para suas casas ainda mais felizes e com novas aventuras para contar e recontar, se alguém conseguir manter a paciência para os escutar.
E o tempo passa rapidamente e já estamos em contagem decrescente para as próximas iniciativas, Visita de Estudo ao Parque Tejo, Festa de Natal na "Domus Mundi", Festa de Natal no Clube Desportivo os Patos, Férias de Natal... situações que a todos animam e que fazem desta escola um lugar para brincar, aprender e estudar, de forma estimulante e engraçada.
Esta é a verdadeira Escola Básica de Rossio ao Sul do Tejo!













Sem comentários: