F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



domingo, junho 21, 2009

O Fim da Festa

E pronto… a festa terminou!
Depois de mais um ano escolar animado e bem vivido é chegada a hora de “arrumar a trouxa e zarpar”.
Para uns chegou a hora de conhecer uma nova escola…
Para outros, o momento de conhecer uma escola nova…
Para os docentes, chegou o tempo das preocupações com a indefinição do futuro…
Mas, para todos chegou o tempo do fim da festa!
Por agora, porque quem desenvolve este tipo de acção fá-lo-á em qualquer outro lugar!
Por festa entenda-se a animação pedagógica colectiva, que o actual grupo docente (professores Américo Pereira, Dulce Moleiro, Fernanda Antunes, Isabel Leituga, Margarida Santos e Teresa Mainha), conseguiu manter ao longo de três anos, na base do projecto comum “M.U.D.A.R. – Motivar para Unir, Desenvolver e Animar o Rossio”.
Para o sucesso do MUDAR contribuíram muitos outros agentes educativos, formais e informais: Professores do Ensino Especial, do Apoio Educativo e do Enriquecimento Escolar (sobreviventes), Auxiliares de Acção Educativa, Associação de Pais, familiares dos alunos, Autarquias, Associações Culturais e Desportivas, etc.
Em conjunto conseguiram unir a comunidade escolar, em torno da animação escolar e estabilizar as relações entre a Escola e a Comunidade Local, minimizando os efeitos da acção dos poucos “negativistas” e “implicadores compulsivos”, que ainda restam.
Para marcar este momento, o Núcleo Escolar do Rossio organizou e dinamizou uma Festa de Final do Ano Lectivo, no Rinque da Junta de Freguesia local, no passado dia 19 de Junho de 2009.
As crianças do Jardim-de-Infância foram as primeiras a actuar. O grupo da sala da Educadora Alice levou um “reforço externo de peso”, o conhecido cantor e actor de “Jesus Cristo Superstar”, encenado por Filipe La Féria, o abrantino Artur Marques.
Se a festa começou bem, assim se manteve com as crianças da sala da educadora Florbela e posteriormente com os alunos das cinco turmas do 1º Ciclo.
Do primeiro ano ao quarto ano, os alunos foram evoluindo no palco até à entrega dos diplomas aos alunos finalistas.
Para encerrar o pessoal docente e não docente do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo interpretaram, em conjunto a Canção, onde para poderem continuar no Núcleo Escolar do Rossio pediam a bênção ao Senhor Padre, para facilitar…
O Senhor Padre Sebastião, também ele, um amigo da escola e por isso presente na festa, lá lhes concedeu a sua bênção. Agora basta aguardar com fé e esperança o efeito deste seu gesto no próximo ano lá se encontrarão todos, novamente.
Os receios iniciais de um espaço aberto e muito grande, que poderiam dispersar os participantes não se fez sentir. Em termos de angariação de fundos que suportarão as actividades e a dinâmica escolar do próximo ano lectivo, o resultado foi superior aos dois anos lectivos anteriores.
As crianças estavam radiantes pelo sucesso das suas representações que abrangeram diferentes modelos de intervenção: Teatro, Danças, Marchas, Poesias e Canções.
Todos os presentes manifestavam regozijo com a festa e já foi por volta do dia seguinte que os portões se encerraram dando por encerrada mais esta manifestação pedagógica, popular e criativa do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.







1 comentário:

O Cidadão abt disse...

B O A S F É R I A S P'R Ó P E S S O A L!