F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, novembro 03, 2011

A apanha da azeitona

A “azeitonada”



Este ano alunos, professores e auxiliares chamaram a si a responsabilidade da apanha da azeitona das oliveiras do pátio do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Diariamente, ainda a campainha não vibrou e já as crianças arregaçam as mangas e iniciam a colheita das azeitonas, ainda presas aos ramos das oliveiras, que os funcionários da Junta de Freguesia local cortam com seus motosserras.
No princípio, a sua energia matinal associada à sua alegria natural empurra-os para o trabalho e é vê-los correr de um lado para o outro transportando ramos, baldes e sacos cheios de azeitonas.
Mas a pouco e pouco, quando verificam que, apesar das grandes quantidades de azeitonas colhidas, estas não acabam e parecem multiplicar-se a seus pés, começam a esmorecer e só a brincadeira com as próprias azeitonas compensou a canseira desta jorna!

-Que grande azeitonada! - exclamou o José a sorrir, como quem acaba de descobrir uma nova palavra para o dicionário da língua portuguesa.


Claro que estas brincadeiras têm os seus custos, em termos de higiene e limpeza, pois fica tudo muito sujo e desarrumado.
Todas as turmas passaram por esta fase deste trabalho, com fortes tradições em Portugal e com grande expressão na região de Abrantes, pois aqui são produzidos alguns dos melhores azeites do nosso país. O azeite Gallo é um desses exemplos e é fabricado mesmo na Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo.
Numa fase posterior os próprios alunos transportarão as azeitonas colhidas para um lagar e tomarão conhecimento de outra fase da fabricação de azeite.
É mais uma atividade que possibilita às crianças um conteto próximo com uma realidade diferente e uma melhor compreensão de alguns do conteúdos programáticos, o que lhes facilita bastante as aprendizagens e a aquisição de novos conhecimentos.
Numa terceira fase os alunos venderão o azeite produzido e ainda aprenderão operar com unidades monetárias.
Assim, de forma integrada há mais motivação para as aprendizagens e a escola é vista com mais alegria!

O Reporter Escreveta

Sem comentários: