F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sexta-feira, novembro 11, 2011

Centro Escolar do Rossio:




"A verdadeira Lenda de São Martinho"



A data mágica de 11/11/11 chegou rapidamente e sem que por ela se desse conta. Tinha chegado o dia de São Martinho, mesmo sem verão e, por isso mesmo, sem sol. Durante toda a manhã daquela sexta feira, as crianças, com um ar triste e desolado olhavam insistentemente para as gotas de água que corriam pelas vidraças das janelas das salas de aulas. Nem mesmo o quadro interativo, naturalmente cativante e benéfico para as aprendizagens escolares mantinha o mesmo efeito, atrativo, naquele dia. De repente, a chuva tornara-se o centro de todas as atenções. Nos dias anteriores os alunos haviam "massacrado" os professores com questões sobre o dia de São Martinho e o "nosso" Magusto. Muitos deles mantinham bem vivas as recordações do ano letivo anterior. Queriam saber, à viva força, se voltariam a fazer os mesmos jogos e, mais ainda: se os poderiam repeti-los vezes sem conta...

A a chuva parecia querer responder-lhes sem dúvidas ou hesitações...

Aos poucos a tristeza ia tomando conta dos seus semblantes, cada vez mais carregados de tristeza!
Mas eis que, a trote no seu cavalo invisível chegou o milenar “Martinho”, que com a sua espada mágica rasgou o enorme manto de nuvens negras, que pairava sobre o Centro Escolar fazendo aparecer de novo, os bonitos sorrisos de todas as criançasaqui existentes, desde o pré-escolar ao primeiro ciclo. Rapidamente e sem perder tempo transformaram-se todas as zonas cobertos em espaços de convívio e de jogos e criaram-se quase uma dezena de propostas de atividades, para a miudagem. Professores e assistentes operacionais encarregaram-se da dinamização destes espaços e, deste modo, o tempo foi passando rapidamente, ultrapassando em muito o horário de trabalho de alguns dos envolvidos. Desde histórias, danças, canções, pinturas, e até corridas de carros de ladeira, que na falta destas foram puxados e empurrados pelos próprios alunos, tudo serviu para “animar a malta”.
As castanhas assadas na sempre disponível “Pastelaria Tágide” chegaram já no final dos jogos e foi a única oportunidade de descansar um pouco da canseira daquela tarde numa “escola” que nunca pára de inventar e promover animação. A campainha da escola lá ia repetindo os toques programados para dias normais, como que querendo manter o horário habitual. A pobre coitadinha bem se esforçou mas ninguém lhe ligou.
A caruma, essa ficou no pátio, encharcada, a pingar a água da chuva, como que mantendo a esperança que uma possível bonança ainda possibilite a única coisa que faltou na festa de São Martinho: saltar a fogueira!
Eu já estou a tomar balanço!

O Escreveta Escrivão




3 comentários:

Anónimo disse...

Eu a pensar que aparecia nas corridas de carros.

Foi um dia muito bom. A nossa escola assim animada faz com que haja mais vontade de voltar em cada dia.

Fernanda Antunes

Centro Escolar do Rossio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Só podia fazer uma de duas coisas: empurrar-te ou fotografar-te. Optei pela primeira e não sei se alguém registou o meu esforço! Eheheheh!
Américo Pereira