No passado dia 16 de Dezembro, o Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo encerrou o primeiro período com a realização da sua já tradicional Festa de Natal, na sede do Clube Desportivo "Os Patos", em Rossio ao Sul do Tejo.
Vinte e quatro horas antes, ainda os atletas da Secção de Judo do clube realizavam os seus normais exercícios no "salão da festa" mas, logo que terminaram os "o-goshis" e os "soto-garis" foi vê-los, ainda de Kimono vestido e à velocidade da luz, retirando tapetes, varrendo o chão e limpando as paredes, numa total dedicação e atitude exemplar, como se a festa fosse sua!
Num ápice o pavilhão ficou de "cara" lavada e com a "tralha" arrumada.
Depois foi a vez do professor Tomás, outro amigo pronto a ajudar nas horas certas, que transportou, arrumou e ligou a aparelhagem sonora, que o conhecido grupo de música tradicional "Cant’Abrantes" utiliza nos seus concertos.
Com tudo a postos e afinado foi só aguardar pelos pequenos grandes "artistas" e pelo "agitado" público, que preencheu cada "milímetro" do pavilhão da festa.
Começaram os mais novos e a alegria pareceu iluminar, desde logo, os rostos de todos, graudos e miudos. Aos poucos foram-se seguindo as apresentações e de tudo houve um pouco: música, dança, teatro, palhaços, canções, leilões do azeite das azeitonas da escola, etc.
A excitação era infernal e mal se conseguia ouvir o que os pequenos artistas diziam. Alguns ainda foram pedindo silêncio, mas de nada lhes serviu. O burburinho foi aumentando, como se em conjunto o público quisesse declarar:
- "A nós ninguém nos cala!"
Felizmente as crianças continuaram concentradas nas suas apresentações, que resultaram dos inúmeros ensaios de preparação efetuados nas salas de aulas. Também eles pareciam querer responder do mesmo modo, mas em surdina:
- "A nós é que ninguém nos cala!"
Após todas as turmas passarem pelo palco chegou a vez do Pai Natal que, como sempre, se fez acompanhar por mais uns quantos irmãos gémeos, para em conjunto distribuírem as prendas, pelos quase cento e cinquenta alunos do "Pré" e do "Pri".
No rosto de cada criança, a felicidade emergia desmesuradamente.
Claro que não deixou de haver a habitual canção de Natal "Já meti o meu chinelo", que todos repetiram "ruidosamente", até à invasão do palco para, em conjunto chamarem o Pai Natal.
Com um sentimento de dever cumprido estavam todos quantos participaram na preparação e realização da Festa de Natal, do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo e, também, agradecidos a todos os que colaboraram na construção deste evento: O Clube Desportivo "Os Patos", que sempre disponibiliza o recinto; a Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, que desta vez teve a companhia da Junta de Freguesia de São Miguel do Rio Torto, na aquisição das prendas de Natal; o Grupo "Cant’Abrantes", na pessoa do professor Tomás e a Associação de Pais e Encarregados de Educação deste estabelecimento de ensino que também ofertou um lanche a cada criança.
E foi deste modo que, mais uma vez, se concluiu, que a união fez a diferença, traduzida nas crianças por uma felicidade imensa!
Num ano em que praticamente todos fechamos a "perder", há que pensar, que mesmo assim é possível contribuir para a felicidade dos outros, porque mesmo que quisessem, ninguém nos conseguiria tirar as melhores dádivas da vida: o amor, a amizade e a solidariedade!
Acreditemos na força de "acreditar" e todos teremos um Feliz e Santo Natal, seguido de um "digno" Ano Novo de 2012!