F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, janeiro 10, 2012

Janeiras em Rossio ao Sul do Tejo

Fomos Cantar as Janeiras:

“A invasão!”

Todos os anos, por altura dos primeiros dias de janeiro, os alunos do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo saem à rua, não só para complicarem o trânsito mas, principalmente, para com a sua natural alegria e irrequietude saudar toda a população a que pertencem. Tal como nos anos anteriores as pessoas saem à rua acolhendo-os muito bem e retribuindo o gesto com simpatia, muitos sorrisos e algumas moeditas, que até estão a pesar no bolso.
Estas moeditas que não fazem muita diferença no fundo dos bolsos ou das carteiras são, posteriormente, trocadas pelos tradicionais “Bolos Reis”, em quantidades suficientes para que possam compensar o esforço desenvolvido pelos mais de 160 crianças, nesta arrojada caminhada, que este ano valeu pelo dobro!




Com a integração das crianças das Arreciadas, no Centro Escolar do Rossio, após o encerramento da Escola desta localidade sentiu-se a necessidade de se deslocarem até lá, também para que todos pudessem saudar os familiares e amigos destes novos alunos, que já ninguém consegue identificar no grande grupo, tão integrados que estão.
Pois, com a simpática colaboração da Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel do Rio Torto, a Câmara Municipal de Abrantes cedeu os seus dois maiores autocarros que possibilitaram esta iniciativa.
Assim, os cento e sessenta alunos e toda a comunidade educativa do Centro Escolar do Rossio deslocaram-se às Arreciadas provocando uma grande invasão, que mais se fez sentir quer na pequena Escola de Arreciadas, onde funciona, agora, o Jardim de Infância, quer no Lar da Terceira Idade local, que também visitaram e onde puderam compensar algumas das energias já dispendidas, ingerindo bolachas e biscoitos que lhes foram oferecidos pela direção do Lar.
Depois desta invasão e excelente acolhimento da população local regressaram ao Rossio ao Sul do Tejo, onde, na parte da tarde deambularam pelas ruas e ruelas desta localidade, para satisfação dos pequenos Reiseiros e dos Rossienses.
O dia terminou de boca cheia de bolo e numa alegria partilhada, que acabou em contestação. Alguns alunos insurgiram-se contra a organização pois ficou por visitar locais como São Macário, Arrifana, Fojo e o Cabrito, onde também residem alguns dos alunos.
Claro que a brincadeira continuou e que a recordação de mais esta atividade do Plano Anual de Atividades perdurará por muito mais tempo na memória de quem a viveu!
Até à próxima!

O Escreveta Escrivão










Sem comentários: