F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, outubro 14, 2006

"Aquapólen - Encontros na Cantina"


É já na próxima Segunda-feira, dia 16 de Outubro de 2006, que a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo (Jardim de Infância e Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico) promovem o primeiro encontro "Aquapólen - Encontros na Cantina" como forma de sensibilização, para os problemas que mais afectam as crianças e jovens, em idade escolar.
Desta vez o tema será "Alimentação Saudável" e contará com a presença da Sra. Enfermeira Patrícia Andrade Dias, do Centro de Saúde desta freguesia.
A iniciativa "Aquapólen - Encontros na Cantina" integra o Projecto Pedagógico Global "M.U.D.A.R." (Motivar para Unir, Desenvolver e Animar o Rossio) e é uma das muitas propostas que o grupo docente apresentou à Comunidade Local, na reunião geral de 14 de Setembro, com um único objectivo: "(...) favorecer a implementação de um clima relacional estável, que facilite a interacção e animação pedagógica de todos os alunos."
Neste momento já se encontra em fase de implementação o sub-projecto "Varino -Encantado" que tem na professora Isabel Marques a principal dinamizadora.
Semanalmente a professora Isabel desloca-se a cada uma das sete turmas (cinco do 1º ciclo e duas do Jardim de Infância) para animar a leitura de uma história previamente escolhida e preparada de acordo com as temáticas em estudo.
Também já se encontra em fase de preparação o novo Jornal Escolar "O Borrachinha", cuja primeira edição sairá em Novembro de 2006.
Tanto o nome como o logotipo do jornal da escola "O Borrachinha" foram pretexto para a organização de concursos, com a participação de todas as crianças.
As crianças têm tido um papel activo na organização escolar, participando nas escolhas das actividades e também na definição das regras da escola.
Foi assim na primeira Assembleia de Escola realizada em Setembro e continuará a ser até ao final do ano lectivo.
A Comunidade Local, quer individualmente, quer através da Associação de Pais tem colaborado sempre que solicitada e colaborado na resolução dos pequenos problemas quotidianos, procurando, em conjunto com os docentes, encontrar as soluções que melhor servem os interesses dos seus educandos.
A Escola ainda conta com um forte apoio do executivo da autarquia local.
Na opinião de todos os que integram esta grande comunidade estão reunidas as condições, para que a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo tenha um bom Ano Lectivo 2006/2007.
Américo Pereira
FOTO SÍNTESE
Construção do novo "Estádio do Berlinde"

Ensaio dos Arrefinfa na Bilha

Sem comentários: