F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, outubro 17, 2006

"Aquapólen - Encontros na Cantina"


No dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, realizou-se o primeiro de muitos encontros do "Aquapólen - Encontros na Cantina"! Esta primeira acção de sensibilização realizou-se na cantina escolar da Eb1 Nº5 de Abrantes, Rossio ao Sul do Tejo, pelas 20horas. Foi realizada pela Sra. enfermeira Patrícia Dias do Centro de Saúde do Rossio ao Sul do Tejo e teve a participação de pais, encarregados de educação e comunidade em geral do Rossio ao Sul do Tejo e dos professores deste núcleo escolar.
Esta acção de sensibilização teve como tema "Alimentação Saudável" e teve como objectivo
geral Promover uma adequada informação sobre hábitos alimentares saudáveis.
Os objectivos específicos desta acção foram os seguintes:
- Abordar aspectos relacionados com a Roda dos Alimentos;
- Referir as porções adequadas de cada alimento na Roda dos Alimentos;
- Referir a importância de uma alimentação saudável;
- Referir os malefícios provocados por uma alimentação incorrecta;
- Abordar os aspectos referentes a uma correcta higiene alimentar.
No final desta acção de sensibilização, houve um diálogo aberto entre todos de partilha e esclarecimento de dúvidas. A enfermeira Patrícia alertou todos os presentes para o facto de ser muito importante o consumo diário de leite e de água. Salientou, também, a importância dos lanches saudáveis, ou seja, lanches compostos por sandes e um peça de fruta e a necessidade de reduzir o consumo de doces nas crianças!
Aos pais foi solicitado que incentivem e incutam hábitos saudáveis nas suas crianças; a estas deve-se ensinar, desde muito pequeninos, a comer bem para crescerem melhor. James Baldwin disse "As crianças nunca foram boas a ouvir os mais velhos, mas nunca falharam a imitá-los". No final, ficou o desejo e a disponibilidade de fazer mais Encontros na Cantina.
Fica aqui o apelo a todos, para que sugiram temas e assuntos que gostassem de ver debatidos nos encontros do "AQUAPÓLEN".
Colaborem! Juntos faremos melhor!
Sónia Tavares

1 comentário:

Anónimo disse...

Iniciativas destas são de louvar e apoiar.
Os Pais e crianças agradecem, pena que a acção tivesse poucos pais a assistir.

Obrigado a toda a comunidade escolar por fazerem com que o meu filho vá para a Escola com um sorriso do tamanho do mundo.