F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



terça-feira, maio 27, 2008

Nave "Rossio-Aqu@line" rumo ao sucesso

“Senhores passageiros, agradecemos que ocupem os vossos lugares, e apertem os cintos de segurança… a hora da descolagem da astronave “Rossio-Aqu@line”, para mais uma viagem rumo ao Cosmos, aproxima-se!”


Foi deste modo que, no dia 23 de Maio de 2008, o professor Américo Pereira, "comandante" da astronave deu início ao quarto encontro da Comunidade MochoXXI e ao segundo “Rossio-Aqu@line”, sob o tema “Caminhos de Sucesso no Reforço da Mudança”.
Os sorrisos iluminaram-se e a boa disposição ancorou no salão paroquial de Rossio ao Sul do Tejo, para mais uma sessão de trabalho em torno do arrojado Projecto Municipal, “Mocho XXI”.
O salão apresentava a maior moldura humana dos quatro eventos organizados, anteriormente, no Concelho de Abrantes (dois “São Facundo Diz-&-Tal” e outros tantos “Rossio-Aqu@line”)



Depois de apresentados os objectivos, a história e o rumo predefinido do encontro interveio o Coordenador do Projecto Mocho XXI, o “Almirante” António Tomás, de uma “galáxia” vizinha, por meio de vídeo-conferência, para saudar todos os viajantes e apresentar números elucidativos da participação de alunos e professores nas actividades e formação da “Colónia Interplanetária”, do projecto Mocho XXI.

De seguida a Coordenadora da Base n.º5 de Rossio ao Sul do Tejo, Fernanda Antunes deu as boas vindas a todos e agradeceu os apoios recebidos das diferentes entidades (Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Cnotinfor e Associação de Pais) que viabilizaram a realização deste evento, integrado nas comemorações do 169º Aniversário da Freguesia local.
Depois das diferentes intervenções do Presidente da Freguesia Luís Valamatos, do presidente da Comissão Instaladora do Agrupamento D. Miguel de Almeida Dr. Jorge Beirão e da Vereadora da Educação, Dra. Isilda Jana, enquanto oficiais Postos Avançados Intergalácticos, todos partiram à descoberta de novas formas de ensinar e aprender com recurso às novas tecnologias.

Comandados pelo Dr. Secundino Correia, da “Cnotinfor” de Coimbra, os 67 professores e educadoras dedicaram-se à exploração prática destes recursos, projectando desde logo a sua utilização prática com os seus alunos de acordo com as suas características, competências e necessidades.


No final todos deram por bem empregue o dia de trabalho e sinalizaram nas suas agendas o próximo dia 2 de Julho, como data do próximo encontro da Comunidade Mocho XXI, já com a presença dos colegas de agrupamentos de escolas que, desta vez, viram impossibilitada a sua participação, por falta de divulgação da informação desta iniciativa.
Segundo a organização, a informação saiu e seguiu as vias normais...


Como diria o Professor Américo Pereira, na sessão de abertura "lentamente, evitando-se buracos negros, nebulosas e até ruídos parasitas, dispersos pelo cosmos, a Comunidade Mocho XXI prosseguirá o seu caminho rumo ao sucesso".

Sem comentários: