Não falte a este evento e conheça algumas das estratégias para rentabilizar o Computador "Magalhães" e proteger o seu filho /filha dos perigos da Internet.
F.A.V.A..
terça-feira, abril 28, 2009
Não falte a este evento e conheça algumas das estratégias para rentabilizar o Computador "Magalhães" e proteger o seu filho /filha dos perigos da Internet.
sábado, abril 25, 2009
Porque é que fomos os últimos a regressar à escola?
Este pequeno artigo visa esclarecer algumas dúvidas que possam ter perdurado, após o desfile das crianças das Escolas do Concelho de Abrantes, pelas ruas da cidade, no passado dia 24 de Abril de 2009, aquando da Festa da Primavera.
O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo marcou presença com todos os seus alunos, professores e auxiliares, que se apresentaram de T-shirt com um pato-bravo desenhado, eleito protector da Natureza, numa oferta da Junta de Freguesia local e que os alunos acabaram de pintar à mão e transportando, na cabeça, um chapéu decorado, de sua autoria, gosto e criatividade, construído com a colaboração dos pais.
E pela segunda vez, assim foi pensado e assim se fez! O resultado, esse foi magnífico!
Para esta participação, o desafio fora lançado e bem explicado, pela equipa do Pelouro da Cultura, da Câmara Municipal de Abrantes, no Conselho de Docentes de Fevereiro e o resultado esteve à vista: cerca de 1800 crianças encheram de alegria e cor, as ruas de Abrantes e a antiga Garagem da Rodoviária Nacional.
Também as encheram de ritmo, já que os “Arrefinfa na Bilha”, grupo de percussão da Turma D da Escola do Rossio, acompanhou o cortejo com arrufos de “Tambores” (bidões de plástico) durante todo o percurso.
O sistema de transportes funcionou e os diferentes grupos foram deixados em diferentes locais da cidade convergindo, de seguida e em simultâneo, para o Jardim da República onde depositaram as suas plantas, para serem transplantadas para um dos canteiros.
Depois foi só cumprir a última etapa do percurso, que os levaria à antiga garagem da Rodoviária, onde os aguardava um pequeno lanche e para assistirem a um concerto do conhecido artista Carlos Alberto Moniz, que tocou alguns dos seus muitos êxitos, da sua já longa carreira.
As turmas C e D da Escola de Rossio ao Sul do Tejo foram as últimas a abandonarem o local e daí a questão inicial: "-Porque é que fomos os últimos a regressar à escola?"
"-Porque gostámos muito e queríamos mais!" – respondeu o Rodrigo, com o assentimento de todos os seus colegas da turma.
quinta-feira, abril 23, 2009
quarta-feira, abril 22, 2009
Na Casa da Floresta as crianças participaram em pequenos diálogos, interagindo com as simpáticas monitoras que explicaram algumas experiências de forma divertida.
"O leite que não queria ser queijo", abordando o processo de transformação do leite em queijo e "Aromas da Floresta que implicava o fabrico de sabonetes de glicerina com aromas da Natureza, foram as actividades escolhidas.
sábado, abril 11, 2009
Depois desta pequena mas fundamental palestra lá seguiram todos até ao açude do Aquapólis, trajecto escolhido para esta sessão.
Foi uma caminhada fácil, descontraída e alegre com todos os participantes a darem o seu tempo por bem empregue.
Alguns alunos fizeram questão de estarem presentes neste passeio e divertiram-se com muitas as brincadeiras nos charcos e, também, sentindo diferentes emoções, como o receio, o medo, a intranquilidade, quando passaram pela artesanal ponte de chapas, sobre o Rio Torto.