F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, abril 25, 2009

Festa da Primavera
em
Abrantes

Porque é que fomos os últimos a regressar à escola?

Este pequeno artigo visa esclarecer algumas dúvidas que possam ter perdurado, após o desfile das crianças das Escolas do Concelho de Abrantes, pelas ruas da cidade, no passado dia 24 de Abril de 2009, aquando da Festa da Primavera.
O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo marcou presença com todos os seus alunos, professores e auxiliares, que se apresentaram de T-shirt com um pato-bravo desenhado, eleito protector da Natureza, numa oferta da Junta de Freguesia local e que os alunos acabaram de pintar à mão e transportando, na cabeça, um chapéu decorado, de sua autoria, gosto e criatividade, construído com a colaboração dos pais.


E pela segunda vez, assim foi pensado e assim se fez! O resultado, esse foi magnífico!
Para esta participação, o desafio fora lançado e bem explicado, pela equipa do Pelouro da Cultura, da Câmara Municipal de Abrantes, no Conselho de Docentes de Fevereiro e o resultado esteve à vista: cerca de 1800 crianças encheram de alegria e cor, as ruas de Abrantes e a antiga Garagem da Rodoviária Nacional.


Também as encheram de ritmo, já que os “Arrefinfa na Bilha”, grupo de percussão da Turma D da Escola do Rossio, acompanhou o cortejo com arrufos de “Tambores” (bidões de plástico) durante todo o percurso.

O sistema de transportes funcionou e os diferentes grupos foram deixados em diferentes locais da cidade convergindo, de seguida e em simultâneo, para o Jardim da República onde depositaram as suas plantas, para serem transplantadas para um dos canteiros.
Depois foi só cumprir a última etapa do percurso, que os levaria à antiga garagem da Rodoviária, onde os aguardava um pequeno lanche e para assistirem a um concerto do conhecido artista Carlos Alberto Moniz, que tocou alguns dos seus muitos êxitos, da sua já longa carreira.

No final as crianças foram abandonando o pavilhão, regressando às suas escolas de origem.
As turmas C e D da Escola de Rossio ao Sul do Tejo foram as últimas a abandonarem o local e daí a questão inicial:
"-Porque é que fomos os últimos a regressar à escola?"
"-Porque gostámos muito e queríamos mais!" – respondeu o Rodrigo, com o assentimento de todos os seus colegas da turma.

Sem comentários: