F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, novembro 14, 2009

Mestre Jacinto Abreu

Regressou à Escola!

No dia 13 de Novembro, o Sr. Jacinto Abreu, Mestre de Judo, veio à nossa escola, para nos falar das sua memórias de Rossio ao Sul do Tejo, da primeira metade do século passado.
Com 87 anos de idade, com uma saúde de ferro e uma memória invejável, o Sr. Jacinto abordou várias realidades de uma época, que viveu intensamente, denotando, sempre, algum receio que estas suas recordações se percam no tempo.
Com os alunos do 4º ano reunidos na Biblioteca da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, o mestre contou um pouco da história de Rossio ao Sul do Tejo ilustrando-a com fotografias.
Desde muito novo começou a trabalhar com o pai nos barcos que navegavam no Rio Tejo transportando palha e cortiça, entre muitos outros produtos importantes, de acordo com cada época do ano.
Muitas foram as curiosidades que contou, como aquela que achámos mais engraçada: "...quando o Rio Tejo tinha pouca água e não permitia a navegação, a carga era atirada ao rio, atada com cordas ao barco e era recolhida mais perto de Lisboa, quando o leito do rio já permitia a navegação.
Ficámos a saber que havia cerca de 40 barcos a navegarem no rio e seis deles eram da nossa região.
Os mastros das velas dos barcos eram muito altas, pelo que eram puxadas com cordas quando havia necessidade de passar debaixo das pontes.
Os nossos alunos registaram estas e outras curiosidades para as publicarem nos diferentes blogues das turmas.
Por eles ninguém se esquecerá da ligação desta comunidade ao rio e aos "marítimos".





Sem comentários: