F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, dezembro 23, 2009

"A Estrela da Escola"
Guia polícias em vez de Reis Magos!

No dia 18 de Dezembro de 2009 acenderam-se as luzes da nossa "Estrela de Natal", colocada na fachada do lado Sul do edifício escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Quem por ali passe, não passará sem desviar o olhar para a escola. Na parede, dezenas de lâmpadas, dispostas em forma de estrela acendem e apagam, recordando aquela outra estrela, que na noite de Natal guiou pastores e Reis Magos até à manjedoura, onde se aconchegava o Menino Jesus.
No entanto quem a admira não sabe que aquela estrela esteve na base de uma história recambolesca e, só agora, engraçada.
Todos os anos a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo coloca no seu pátio, algo que simbolize o Natal. Este ano resolveu construir uma estrela com três metros de diâmetro na parede do edifício principal.
Da Junta de Freguesia, parceiro sempre presente veio o apoio para a sua colocação na parede.
Para este efeito foram colocadas buchas e camarões ao nível do primeiro andar do edifício. Posteriormente um dos professores colocaria as lâmpadas, pelo que a escada da Junta de Freguesia ficou no pátio da escola, aguardando por uma oportunidade para, no intervalo da feitura das fichas de avaliação, um professor desse continuidade a este trabalho.
Finalmente, a Estrela ficou pronta já a noite caía. O clarão das suas luzes iluminou o pátio e a rua provocando o efeito pretendido.

No entanto surgiu um problema: O que fazer com a escada!
Já era tarde para a devolver à Junta de Freguesia, mas também seria arriscado deixá-la por ali. Optou-se, então, por a deixar no quintal da Família Lamaroso, que sempre se tem mostrado disponível para colaborar com a Escola... com a Junta de Freguesia... com a Paróquia... com a Sociedade de Instrução Musical Rossiense ... com o Agrupamento de Escuteiros, ou seja, com toda a gente, a bem da Comunidade Rossiense (um exemplo a seguir).
Na altura porém o casal não atendeu à porta, pelo que se deixou ficar a escada, com a intenção de, mais tarde, o alertar para esta situação, o que nunca veio a acontecer.
Então, quando deram pela presença da escada, o casal, desconfiado e prendeu-a com correntes e cadeados vedação do quintal, alertando de seguida a polícia.
Veio a polícia e também não encontrou explicações para o estranho mistério da Escada "aparecida".
Nessa noite, Esperança Lamaroso não pregou olho e de vez em quando assomava-se à janela, para espreitar o movimento da rua. Dos ladrões nem uma sombra, mas por várias vezes viu passar o carro da polícia, que por ali fez rondas durante toda a noite.
Na manhã do dia seguinte, o mistério continuava por esclarecer e a escada por ali permanecia... acorrentada.
Alertado para esta situação veio o Presidente da Junta que procedeu à sua identificação, mas não chegou a nenhuma conclusão. Depois veio o Chefe Vitor Almeida dos Escuteiros, que normalmente também colabora em tudo e com todos e resolveu o mistério seguindo os sinais de pista, como é hábito no escutismo, ou seja fez alguns telefonemas e encontrou o responsável por todo este "reboliço".
As desculpas foram aceites por todos os envolvidos, como "manda" o Espírito de Natal, mas a história não pára de ser recontada, agora, de forma muito mais animada.
Feliz Natal para a Polícia que zela por nós, para a Família Lamaroso e para todos vós!
Para esta história já escolhemos uma possível moral: "Nem tudo o que parece é e nem tudo o que é parece!"
Bom Natal!

Sem comentários: