F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, dezembro 23, 2009

Núcleo Escolar do Rossio:
Uma sensacional Festa de Natal!

Com um esforço acrescido e uma forte dose de boa vontade, da parte da Direcção do Clube Desportivo "Os Patos" e, no dia 18 de Dezembro de 2009, a Festa de Natal do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo regressou à sede deste clube.
Se havia dúvidas sobre a importância desta alteração, as mesmas dissiparam-se, quando a lotação do "pavilhão" do Clube esgotou, demonstrando o interesse que esta festa provoca em todos os "Rossienses".

Estava ali o futuro de uma comunidade, que todos desejamos, cada vez mais, interessada, participativa, activa e solidária - as "nossas" crianças.
Essas mesmas crianças que conseguiram arrebatar sorrisos, risos e gargalhadas, mas também um conjunto de sensações e emoções fortes, capazes de desprenderem lágrimas que rolaram, naturalmente, pelas faces de gente feliz.
"Viste-me mãe?"
"Vi!"
Quem não viu? Eram mais de uma centena de crianças do Jardim-de-Infância e da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Rossio ao Sul do Tejo, oriundos de um Centro Escolar, ainda a cheirar a tinta fresca que, substituindo o Pai Natal ofereceram a todos os presentes, aquilo que eles têm de melhor: a sua alegria contagiante, o seu poder de surpreender, a vontade de fazer “coisas” e de as partilhar.
“Eles” chegaram subiram ao palco e cantaram, dançaram, declamaram e representaram criando pretextos para que todos aquecessem as mãos aplaudindo amiúde as suas intervenções.
Os comentários em surdina eram cortados por “Shius” estridentes, que traduzidos à letra queriam dizer:
-Oiçam e vejam esta maravilha… é o meu filho! …é a minha filha!
Para logo a seguir darem oportunidade a outros, de repetirem o mesmo gesto e ordem.
-Deixem ouvir... é o meu filho! …é a minha filha!
Todos tinham a certeza de qual foi a melhor parte, mas como é evidente, as opiniões divergiam.
Durante a noite foram muitos os convidados que compareceram no local e que de lá saíram agradados com o que viram.
No final o Pai Natal chegou para desestabilizar a tranquilidade da noite. Foi o delírio colectivo, com as crianças eufóricas aos gritos de alegria, desembrulhando as suas prendas, mas questionando em surdina, como sempre fazem, se seria, ou não, aquele o verdadeiro Pai Natal.
Todos concluiram que , só que desta vez tinha vindo a pedido da Junta de Freguesia, para entregar as prendas e a pedido da Associação de Pais para entregar os lanches!
Claro que esta festa não nos faz esquecer o verdadeiro espírito de Natal, enquanto Aniversário de Jesus. Também Ele espera uma prenda, que todos lhe queremos dar.
Qual e como? Como ele mesmo ensinou:
"Dai aos outros o que gostarias que te dessem a ti!" e “Tudo o que fizerdes aos outros é a mim que o fazeis!”
E Jesus sorrirá com a tua prenda!

Sem comentários: