F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, dezembro 12, 2009

Todos com o João
“Vale a pena viver aqui!”

No dia 11 de Dezembro de 2009, a Comunidade Rossiense evidenciou, mais uma vez, uma grande consciência moral e solidária, para com um dos seus membros. Bastou que se levantassem algumas vozes em defesa de uma causa e todos os outros se reuniram em torno da mesma: "Uma cadeira para o João!"
João Miguel Rosário Rodrigues é uma criança de seis anos, que com mês e meio teve uma "paragem cardio respiratória" que lhe provocou graves lesões cerebrais, que não lhe permitem qualquer tipo de autonomia. Presentemente necessita de uma cadeira de rodas adaptada ao seu corpo, em crescimento e à especificidade do seu problema de saúde, para substituir a sua, já velha e incómoda.
Perante o apelo inicial de alguns Rossienses, o envolvimento foi crescendo e a Sede do Clube Desportivo “os Patos” foi pequena, para acolher todos os que quiseram contribuir para esta causa.
Ao Grupo Musical “Arte Nova”, o primeiro a aderir à iniciativa juntaram-se o Grupo de Percussão “Arrefinfa na Bilha”, em representação do Núcleo Escolar do Rossio, onde se insere o Jardim-de-Infância do João e a simpática e divertida Tuna Académica “Papasmisto”, do Instituto Politécnico de Portalegre.
Durante a noite, outros pequenos e grandes “artistas” foram passando pelo “palco” mostrando o seu apoio ao João. Entre eles destacou-se, pela qualidade vocal demonstrada, uma pequena cantora, de dez anos, a Salomé, que a todos encantou com a simplicidade, própria de uma grande estrela. Um nome a fixar!
Mas a noite era do João e o rodopio foi constante. O afluxo de pessoas amigas e solidárias, que marcaram presença foi tão elevado, que superou todas as expectativas esgotando tudo o que por ali havia.
Durante o trajecto de regresso a casa, com toda a certeza, os elementos da Tuna “Papasmisto” comentaram a postura solidária desta comunidade, que quase nenhum conhecia; as crianças presentes, em grande número, apoiando o seu colega da escola dialogaram com os seus familiares sobre a vertente humana da sua terra; os Rossienses renderam-se às evidências e foram reconhecendo que vale a pena sê-lo e, finalmente, todos os forasteiros sentiram um acréscimo nas suas energias, pois tinham estado entre boas gentes. Em suma todos se sentiram felizes, pois como disse alguém, que no dia 25 de Dezembro completará mais um aniversário:
“Há mais alegria no dar do que no receber”!
Antes de terminar esta crónica gostaria de partilhar convosco uma estranha sensação: No início da festa, o João também esteve por lá e quem tivesse olhado com atenção o seu olhar “conseguiria” ver, o que ele gostaria de nos dizer:
“Que Deus vos dê um Feliz e Santo Natal, meus amigos!”
P.S. - Com o primeiro objectivo alcançado, a aquisição da desejada cadeira de rodas, já se pensa em novas iniciativas visando, agora, a compra de uma cama articulada.
Estamos contigo João!

Sem comentários: