F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, novembro 25, 2009

Visita de Estudo

Igreja de Santa Maria do Castelo

A convite da Câmara Municipal de Abrantes, no dia 24 de Novembro de 2009, os alunos dos 3º e 4º anos, das turmas A, D e E visitaram a exposição de antevisão do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, que se encontra patente ao público, no Museu D. Lopo de Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo.
Os objectos da exposição visitada foram recolhidos em vários pontos da Península Ibérica e integrarão as colecções do futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, que ocupará o Convento de S. Domingos, no centro histórico da cidade.
Uma maquete deste museu, a ser construído até 2013, também se pode observar nesta exposição.
A visita foi acompanhada, desde o início pela Dra. Filomena Gaspar, Arqueóloga da Câmara Municipal de Abrantes, que foi explicando e respondendo a todas as questões dos pequenos investigadores da Escola de Rossio ao Sul do Tejo.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de subir à Torre de Menagem e observar a maravilhosa paisagem que dali se avista em torno da cidade de Abrantes.

sábado, novembro 21, 2009

"Arrefinfa na Bilha" em Abrantes
Nas comemorações de mais um aniversário da
Declaração dos Direitos da Criança

quinta-feira, novembro 19, 2009

"Varino Encantado" já navega!

O "Varino Encantado" que integra o sub-projecto, "Aquachama", do «MAR & MAR» e que visa o desenvolvimento de actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, no Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, já se encontra em pleno desenvolvimento.
Uma das actividades previstas é a preparação e apresentação de uma história a todas as outras turmas depois de trabalhada por cada uma delas.
Coube à Turma A a primeira apresentação e em boa hora o fez. Os alunos desta turma do quarto ano de escolaridade estiveram muito bem na condução dos trabalhos.
A história que escolheram foi "As Andanças do Senhor Forte", um conto do escritor António Mota e, no dia 18 de Novembro, todas as turmas do Jardim-de-Infância e Escola se amontoaram na Biblioteca para assistirem a esta história animada com sombras chinesas.
Todos os alunos da Turma A estiveram muito bem neste reconto e aguçaram a vontade de todos em continuar com esta dinâmica.



domingo, novembro 15, 2009

Novo Passeio Pedestre
da Nossa Escola

No dia 14 de Novembro voltámos aos nossos passeios pedestres. Mais de três dezenas de participantes reuniram-se à partida para, em primeiro lugar, ouvirem a Sra. Enfermeira Maria dos Anjos falar do "famoso" vírus da "Gripe A".
Um esclarecimento sempre útil pois estamos sempre a aprender mais algum pormenor desta doença, que nos tem preocupado a todos.
Depois o grupo lá seguiu rumo à "Quinta das Amendoeiras", onde os escuteiros preparavam o seu, não menos apreciado Magusto.
Este passeio teve a particularidade de integrar três caras conhecidas, que no ano lectivo anterior trabalhavam nesta escola: a Professora Dulce Moleiro, que se esncontra a tempo inteiro junto da Direcção do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, a Professora Teresa Mainha, que se mudou para a Escola do Entroncamento e já na parte final da actividade, a Professora Margarida, que actualmente se encontra numa escola do Concelho de Coruche.
Foram mais algumas emoções que se juntaram a todas as que vivemos neste passeio, que também teve a companhia do "Lobo", o cão mais conhecido do Rossio, que não falha uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.


No final todos deram por bem empregue o seu tempo e questionaram sobre o próximo passeio.
Em breve daremos mais notícias sobre o próximo passeio.


sábado, novembro 14, 2009

Mestre Jacinto Abreu

Regressou à Escola!

No dia 13 de Novembro, o Sr. Jacinto Abreu, Mestre de Judo, veio à nossa escola, para nos falar das sua memórias de Rossio ao Sul do Tejo, da primeira metade do século passado.
Com 87 anos de idade, com uma saúde de ferro e uma memória invejável, o Sr. Jacinto abordou várias realidades de uma época, que viveu intensamente, denotando, sempre, algum receio que estas suas recordações se percam no tempo.
Com os alunos do 4º ano reunidos na Biblioteca da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, o mestre contou um pouco da história de Rossio ao Sul do Tejo ilustrando-a com fotografias.
Desde muito novo começou a trabalhar com o pai nos barcos que navegavam no Rio Tejo transportando palha e cortiça, entre muitos outros produtos importantes, de acordo com cada época do ano.
Muitas foram as curiosidades que contou, como aquela que achámos mais engraçada: "...quando o Rio Tejo tinha pouca água e não permitia a navegação, a carga era atirada ao rio, atada com cordas ao barco e era recolhida mais perto de Lisboa, quando o leito do rio já permitia a navegação.
Ficámos a saber que havia cerca de 40 barcos a navegarem no rio e seis deles eram da nossa região.
Os mastros das velas dos barcos eram muito altas, pelo que eram puxadas com cordas quando havia necessidade de passar debaixo das pontes.
Os nossos alunos registaram estas e outras curiosidades para as publicarem nos diferentes blogues das turmas.
Por eles ninguém se esquecerá da ligação desta comunidade ao rio e aos "marítimos".





quarta-feira, novembro 11, 2009

Núcleo Escolar do Rossio

comemora o São Martinho:

"A festa fatiada!"


O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo recordou o corajoso soldado Romano que há mais de 1500 anos "fatiou" a sua capa em duas e, num gesto solidário repartiu-a por dois mendigos que tremiam de frio. Na altura, o Sol recompensou-o aquecendo-o com os seus raios solares, dando origem ao chamado "Verão de São Martinho".
Como no dia 11 de Novembro, o Sol acordou cedo e não foi necessário partilhar agasalhos com ninguém "fatiou-se" a festa repartindo-a por diferentes lugares e actividades.
Nas salas de aulas os alunos iniciaram o dia conhecendo melhor a Lenda de São Martinho efectuando alguns trabalhos relacionados com a mesma.
No polidesportivo da Avenida Egas Moniz teve lugar, logo de seguida, um torneio de Futsal entre equipas dos diferentes anos de escolaridade.
No alpendre coberto, uma "modernice" do novo Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo inaugurou-se o novo "Campo de Futebol de Parede", promovendo-se jogos inter-turmas.
No pátio da escola decorreram jogos tradicionais e a tradicional assada das castanhas.
Com esta movimentação conseguiu-se promover mais uma animação colectiva, em que todos se empenharam e sentiram bem.
Com os rostos tingidos de carvão salvaram-se os dentes branquinhos, de todos os sorrisos mantidos e oferecidos pelas crianças que aqui aprendem a ler, a escrever e a ser.




segunda-feira, novembro 09, 2009



Professor Raul Grilo precisa de nós!



O nosso amigo Professor Raul Grilo, da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Mouriscas teve um grave acidente durante o fim-de-semana, ao cair de uma árvore. Neste momento encontra-se internado num dos hospitais de Lisboa.
A comunidade escolar de Rossio ao Sul do Tejo deseja-lhe rápidas melhoras e conjuga todas as suas energias e orações nesse sentido.

Raul, estamos contigo! Força amigo!

domingo, novembro 08, 2009



2ª Feira de Santos e Bruxas

30 de Outubro de 2009



No dia 30 de Outubro os alunos, auxiliares e docentes do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, com o apoio dos Encarregados de Educação, levaram a efeito mais uma edição da Feira de Santos e Bruxas.
A animação foi geral e os alunos aproveitaram para se mascararem de Bruxos e Feiticeiros para comemorar o Halloween e o Dia de Santos.
Não faltaram os desenhos de bruxas e monstros , construções com abóboras e a 2ª Feira de Frutos e Doces do Outono.
Na escola todos fizeram broas participando no retalhar das abóboras, que posteriormente foram cozidas com açúcar, para dar origem a um apetitoso doce de abóbora.
Este doce assim como as broas de mel, também confeccionadas na escola foram rapidamente vendidos na feira realizada no largo da Igreja de São José.
Para chamar à atenção para este evento o Grupo de Percussão "Arrefinfa na Bilha" entoou algumas das suas canções, com a ajuda de todos os seus colegas da escola.
Foi mais uma actividade realizada com êxito como esta comunidade escolar já nos habituou.



sábado, novembro 07, 2009


Até se dorme nesta escola!


No fim-de-semana de 16, 17 e 18 de Outubro de 2009 decorreu no pátio da nossa escola um acampamento de escuteiros.
O Agrupamento de Escuteiros de Rossio ao Sul do Tejo esteve em contacto permanente durante 48 horas com escuteiros de todo o mundo, utilizando para isso a Internet que a nossa escola proporciona.
Foram centenas os contactos estabelecidos, quer por computador quer por rádio amador e a animação normal da nossa escola continuou pelo fim-de-semana, como se nunca tivesse fechado.
Um dos dirigentes presentes despiu a "farda" de professor e vestiu a de chefe e continuou por cá...
Os escuteiros gostaram muito do nosso novo espaço e prometeram voltar e até fazer actividades conjuntas com os alunos da escola. Muitos dos Lobitos frequentam a Escola do Rossio e desta vez até cá dormiram.
" Marcadores Voadores"

Projecto Internacional no nosso Núcleo Escolar






O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo participou no projecto internacional "BooKmark Project", a que o Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida aderiu, através da sua rede interna de Biblioteca Escolares e Centros de Recursos.
Este projecto consiste na construção e troca de marcadores de livros entre alunos de diferentes países como forma de comemorar o mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Esta escola com as suas actuais e modernas infraestruturas, em conjunto com as oportunidades permitidas pelo o espaço da BE-CRE chegou-se à frente colocando todos os seus alunos a dar largas à imaginação e criatividade, recorrendo a diferentes técnicas e materiais.
Os marcadores agora fabricados serão trocados com os fabricados numa das escolas de Winnipeg, no Canadá.
Antes de seguirem viagem, "voando" para o Canadá, os "nossos" marcadores estiveram expostos na Biblioteca Escolar e foram muitas as pessoas (pais, familiares e amigos) que a visitaram e admiraram a qualidade dos trabalhos expostos.
.
Dia Mundial da Alimentação
Uma "mega" Salada de Frutas

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro), o Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo promoveu a confecção de uma "mega salada de frutas", com a participação dos alunos de todas as suas turmas.
Inicialmente, nas salas de aulas, os alunos dos diferentes anos de escolaridade tiveram a oportunidade de falarem da nova Roda dos Alimentos e relembrarem as principais regras para uma alimentação saudável.
Como todos estes temas fazem parte dos programas escolares foi uma boa oportunidade de os abordar de forma natural e integrada.
Cada aluno trouxe uma ou mais peças de frutas, que compartilhou com os colegas. Todos juntos, descascaram, cortaram e espremeram dando origem a uma saborosa, farta e vitaminada salada de frutas, que teve de ser distribuída por várias terrinas e bacias por ter sido grande a recolha.