F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Núcleo Escolar do Rossio


O nosso desfile de Carnaval!


"No Carnaval, tudo é bem diferente, toda a gente se sente, muito mais feliz" cantavam os “Arrefinfa-na-Bilha” na retaguarda do cortejo carnavalesco, dos alunos, docentes e auxiliares do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, que no dia 12 de Fevereiro saíram à rua, com trajos diferentes do habitual.
Apesar da carrinha do som seguir na frente do cortejo, atrás continuava-se a cantar: “No Carnaval vemos muitos mascarados, com os fatos rasgados e batatas no nariz”...

O cortejoseguia a compasso, ao ritmo das músicas misturadas saindo do Bairro de São José Operário e atrasando o trânsito nas vias mais movimentadas da Freguesia, sempre sob o zeloso controlo, dos dedicados agentes da Polícia de Segurança Pública de Abrantes.
O tema tinha sido escolhido, através de votação colectiva, na última Assembleia de Escola e era a “água é vida”. Mas, tal como diz o povo: “ as conversas são como as cerejas”, em diálogos exploratórios em cada turma, o tema foi associado à vida e a vida aos seres vivos, que por sua vez foram associados às plantas e animais que por sua vez se associou ao… Bem o resultado foi a “biodiversidade”...

Havia fatos para todos os gostos e na sua maioria confeccionados pelos próprios alunos, com a colaboração de professores e auxiliares.
O trabalho de semanas em aulas na área das expressões esteve na “montra” muito pouco tempo, para o trabalho desenvolvido e para que cada um o pudesse apreciar com o cuidado merecido.
A população, como já vem sendo hábito saiu à rua e engrossou o cortejo. Os flashes das máquinas fotográficas, não paravam e disparavam consecutivamente registando cada um daqueles momentos, em que os risos e sorrisos, faziam brilhar o rosto de cada criança. Sem que dessem conta, o desfile estava consumado, o trabalho realizado e o fato arrumado.
No entanto o Carnaval ainda desponta e disso todos nos damos conta!

Sem comentários: