F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, fevereiro 25, 2010


Visita da Professora Valentina Dagiene à nossa escola
No dia 23 de Fevereiro de 2010 tivemos a visita de Valentina Dagiene, professora no Departamento de Didáctica da Matemática e Informática, na Faculdade de Matemática e Informática da Universidade de Vilnius, da Lituânia.
http://www.science.mii.lt/mii_staff/dagiene.htm


A visita foi organizada pela empresa Cnotinfor de Coimbra e a comitiva era composta por, entre outras pessoas, o Professor Secundino, Director de Inovação da referida empresa e a Dr. Celeste Simão, vereadora do pelouro da educação e cultura da Câmara Municipal de Abrantes.

A professora Valentina Dagiene, na sua passagem por Portugal visitou a Universidade de Coimbra e as Escolas de São Facundo e de Rossio ao Sul do Tejo, com para conhecer o que se faz em Portugal, ao nível da introdução das TIC nas escolas e na aprendizagem, pois tem responsabilidades a este nível na Lituânia.

As duas escolas do Concelho de Abrantes foram escolhidas, pelo facto de em São Facundo leccionar o Coordenador do Projecto Mocho XXI, o professor António Tomás e na Escola de Rossio ao Sul do Tejo, por aqui leccionar o professor Américo Pereira, iniciador do Projecto Mocho XXI na Escola de São Facundo, no ano de 2005.

A visita à nossa escola realizou-se durante o horário da Área de Projecto, pelo que em todas as turmas, os alunos encontravam-se a utilizar os computadores em diferentes projectos de trabalho individuais e de grupo.

Os nossos alunos deram uma boa imagem de quem já se habituou à utilização e à rentibilização desta ferramenta de trabalho que facilita em muito a aprendizagem. Eles pesquisam, modificam, transformam, escrevem, reescrevem, programam, jogam... aprendem!
O Dr. Secundino aproveitou a ocasião para ensinar mais alguns procedimentos informáticos aos alunos mais curiosos.




A Professora Celeste Simão, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes aproveitou a presença na Escola de Rossio ao Sul do Tejo, para trocar algumas impressões com os professores da escola, sobre o Projecto Mocho XXI.
Por fim o Grupo Musical da Turma D, os "Arrefinfa Na Bilha" despediram-se dos visitantes com algumas das suas músicas, alegres e bem ritmadas.
Até sempre!


Eis um comentário publicado no blog da escola, pelo Dr. Secundino, Director de Inovação da Cnotinfor :

"A Cnotinfor agradece a amabilidade e a espontaneidade com que fomos recebidos. Os meus parabéns aos alunos e professores pelo trabalho fantástico que tivemos a oportunidade de vivenciar.
Assim se constrói um país mais educado, onde todos têm vez e voz.
Continuem a dar-lhe com força: na bilha, no quadro interactivo, nos portáteis, no Magalhães, na amizade, na intervenção como cidadãos de pleno direito. O Portugal do futuro agradece...
Secundino "

1 comentário:

Unknown disse...

A Cnotinfor agradece a amabilidade e a espontaneidade com que fomos recebidos. Os meus parabéns aos alunos e professores pelo trabalho fantástico que tivemos a oportunidade de vivenciar.

Assim se constrói um país mais educado, onde todos têm vez e voz.

Continuem a dar-lhe com força: na bilha, no quadro interactivo, nos portáteis, no Magalhães, na amizade, na intervenção como cidadãos de pleno direito. O Portugal do futuro agradece...

Secundino