F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, setembro 14, 2011

Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo

Centro Escolar do Rossio:


De repente, a escola encheu!



As férias "grandes" adormeceram quer a escola, quer o jardim de infância de Rossio ao Sul do Tejo nos últimos dois meses mas, de repente, como que por um passo de magia eis que tudo volta à normalidade, que é como quem diz: “volta a agitação”!
No dia 13 de Setembro, ávidos por novas informações, de quem entra e de quem sai; de onde fica e onde não fica; de quem é quem e quem não o é... familiares e amigos dos alunos matriculados no Centro Escolar do Rossio preencheram todos os cantinhos do polivalente, onde normalmente funciona a “cantina”.
Apertos de mãos, trocas de olhares, sorrisos e abraços íam compondo o “calor humano” que a todos envolvia. Era como que o reencontro de velhos amigos, que se reencontram e colocam a “escrita em dia”. Leques e “abanicos” íam sacudindo, como podiam, o calor do ambiente, deste verão tardio, que a todos atraiçoou durante as férias.

As coordenadoras dos dois estabelecimentos do Centro Escolar do Rossio, de fato engomado e cabelo arranjado recordaram as regras e normas acordadas, enquanto os outros professores focavam, descontraidamente, o olhar na comunidade ali representada, procurando reconhecer os encarregados de educação das crianças das suas turmas. De quando em vez uma mãozinha elevava-se no meio dos adultos, num aceno tímido, mas sentido, à sua “querida professora” ou ao seu “querido professor”. Eram crianças que, não sendo capazes de aguardar em casa pelas novidades das suas escolas fizeram questão de “levar” os pais até lá.


O senhor presidente da Junta de Freguesia local, Luís Valamatos fez uso da palavra e entre outros assuntos teceu “largos” elogios aos professores da escola. Neste momento, estes sentiram-se visíveis e ajeitaram-se nas suas cadeiras, como querendo dizer: “Fala de nós!" "Estamos aqui!" "Continuaremos por cá.”...”Contem connosco!”
Esta última mensagem foi por várias vezes repetida, para reconfortar os encarregados de educação dos alunos oriundos de Arreciadas e da Arrifana que, inquietos e, até, um pouco nervosos entravam neste centro escolar pela primeira vez, depois de, impotentes e desolados terem assistido ao encerramento as suas escolas.
De seguida, também usou da palavra a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Rossio, Ana Matos, que reiterou a vontade dos membros desta associação, em continuar a colaborar com o centro escolar, nos mesmos moldes anteriores, para benefício de todos os alunos.
A reunião continuou noite fora, mas já distribuída pelas oito salas de aulas e com os respetivos professores e educadoras.
Aos poucos, nas janelas do Centro Escolar, as luzes foram deixando de brilhar e tudo voltou a sossegar, até que a abertura das atividades letivas, no próximo dia 16 de setembro ative de novo a grande “Festa da Escola”.
Com um olhar nostálgico, junto ao portão de saída, uma das crianças ainda exclamou:
“-Tenho tantas saudades da escola!”
-Também nós! Também nós!



"O Repórter Escreveta"

Sem comentários: