F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, junho 16, 2010

Um dia cheio de emoções
No "Teatro Camões", no Parque das Nações

Ainda os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo não tinham arrumado, totalmente, as roupas e utensílios utilizados na espectacular visita de estudo, de dois dias, a Mafra e já se viam envolvidos noutra iniciativa de elevado valor pedagógico.
Foi no dia 16 de Junho de 2010, a data escolhida para participarem numa viagem de comboio, “pelos direitos das Crianças”, da Estação de Abrantes até à Gare do Oriente, em Lisboa, como forma de assinalar o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social
Participaram as turmas A D e E dos quartos e do terceiros anos, acompanhados pelos respectivos professores e assistentes operacionais, num total de 54 passageiros.

Ao chegarem à Estação do Oriente visitaram o Centro Comercial Vasco da Gama e almoçaram numa "esplanada", junto ao Pavilhão Atlântico.
Depois do almoço seguiram para o Teatro Camões, que se situa mesmo ao lado do Oceanário de Lisboa, para assistirem a um Musical Infantil, pelo Projecto “Buscapólos”.

Foi uma tarde bastante animada com as crianças a interagirem com os músicos, durante o concerto, acompanhando as canções por estes, interpretadas.

Para terminar este espectáculo apareceram no palco dois personagens de programas infantis da televisão: o Rik e o Rok.
À saída os “Arrefinfa na Bilha” apresentaram duas das suas canções, o que atraiu a atenção do público presente e onde também se encontrava a conhecida actriz Sandra Barata Belo, a Leonor da telenovela “Perfeito Coração”.
O frenesim causado pela sessão de autógrafos, que se seguiu levou à interrupção do concerto dos “Arrefinfa na Bilha”, pois também os seus elementos se colocaram na fila, para que a simpática “Leonor” assinasse T-shirts, papéis, braços e bonés.
Antes já uma professora, cansada de permanecer de pé tinha tirado uma fotografia ao grupo, por achar genial terem levado "assentos". Já imaginamos, numa futura iniciativa a sua turma a carregar com bidões de plástico para se sentarem antes de uma qualquer iniciativa.
Depois desta agradável tarde musical regressaram à estação, visitando os jardins do Parque das Nações, onde se dedicaram às brincadeiras naturais de quem gosta de ser criança.
Por aqui se cruzaram com outras escolas participantes, que viajaram de outros locais: Campanhã, Entroncamento, Pinhal Novo e de Mangualde.
Pela expressão facial observada, durante o dia, no rosto de cada um, poder-se-ia concluir, naturalmente, que todos gostaram de mais esta experiência.
Por este motivo estamos gratos à organização, na pessoa de Ana Gaspar, que até era aniversariante neste dia e também à Direcção do Agrupamento D. Miguel de Almeida, que mediou os contactos estabelecidos, coordenando tudo devidamente, para que nada falhasse.

Sem comentários: