F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



sábado, junho 19, 2010

O "Fim da Festa"
O regresso ao "palco da escola" !
No dia 18 de Junho de 2010, a Comunidade Escolar assinalou mais um final de ano lectivo, com sua já tradicional animação: “O Fim da Festa”!
Como vem sendo hábito, os festejos foram transferidos para o polidesportivo de Rossio ao Sul do Tejo, onde não faltaram músicas, danças e dramatizações, da parte das crianças; aplausos e incentivos da parte dos familiares e convidados e, ainda, agradáveis e deliciosos petiscos/doces confeccionados pelos pais, com professores e Associação Pais na coordenação de toda esta movimentação.
Todos os alunos, das sete turmas do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo (Jardim-de-Infância e da Escola 1º Ciclo do Ensino Básico) realizaram as suas apresentações que, com empenhamento e dedicação prepararam nas últimas aulas, das actividades curriculares e extra-curriculares deste final de período.


Enquanto os mais novos maravilharam o público presente, com danças e canções, os mais velhos, os finalistas, das turmas A e D apresentaram em conjunto, uma peça de teatro, bastante extensa, mas bem assimilada, que passava em retrospectiva, os quatro anos vividos nesta escola.
Cada vez que uma turma diferente subia ao palco, os “paparazzi“, familiares dos respectivos intervenientes chegavam-se ao palco, numa tentativa, de melhorar as fotografias que tiravam.
Para conclusão das variedades, algumas das encarregadas de educação das duas turmas muniram-se de bidões de plástico e invadiram o palco para, em conjunto com os “TIA” – Turma dos Instrumentos Animados, da Turma A e com os “Arrefinfa-na-Bilha”, da Turma D tocarem alguns ritmos “descompassados” e “desorientados”.
Foi mais um dos momentos de boa disposição e de unidade perfeita na participação colectiva vividos e que possibilitou às mães um “regresso” apoteótico, à escola. Depois da saída de cena dos finalistas, este grupo de mães ainda apresentou uma coreografia bem ritmada, que foi acompanhada com sorrisos de orgulho dos filhos e aplaudida por todos quantos assistiram a este encerramento surpresa. Ao longo da festa, o rodopio foi enorme e a ocupação dos espaços foi uniforme. Desde a barraquinha das rifas aos petiscos, passando pela secção dos “docinhos”, tudo serviu de atracção aos participantes, até mesmo aos que não tendo familiares na escola, aproveitaram esta oportunidade, para animarem um pouco mais as suas vidas.
As presenças de alguns amigos e entidades foi notada, assim como a ausência de outros. A Senhora Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Abrantes, Celeste Simões passou por lá, para deixar um abraço amigo a todos os membros desta comunidade escolar e rumou a outras festas idênticas mostrando estar atenta a tudo o que se faz na área da educação, no Concelho de Abrantes. A Professora Teresa Maínha voltou a estar entre nós, para acompanhar os, "também seus" finalistas da Turma A.
O Senhor Presidente das Junta de Freguesia, Luís Valamatos, que acompanhou este evento desde a preparação do local marcou presença e esteve atento a todas as movimentações, pronto a arregaçar as mangas, caso houvesse necessidade.
O Senhor Padre Sebastião é outro dos convidados que nunca falta e por isso temos sempre as nossas festas abençoadas! É o nosso grande segredo!
Uma das ausências e a mais sentida foi a da Professora Margarida Santos, presença assídua em todas as manifestações públicas do Núcleo Escolar do Rossio, no qual já leccionou, durante três anos e onde deixou muitos amigos. Desta vez não compareceu porque, infelizmente, se encontra internada no Hospital de Abrantes. No entanto, as últimas notícias são animadoras e dão-nos conta da sua franca recuperação.
Boas e rápidas melhoras, grande amiga!
Com a entrega dos diplomas aos finalistas das Turmas A e B, pelos respectivos professores Luciana e Américo e após a queima das fitas, a festa terminou e a escola "encerrou", para iniciar, agora, um período de reflexão sobre o passado e adaptação aos próximos desafios que se avizinham.
No próximo ano lectivo, todos têm a certeza de que haverá, ainda mais… festa!

Até lá, boas férias e muita alegria!

Sem comentários: