F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, junho 09, 2010


Escola do Rossio: No trilho dos Javalis!

Nos passados dias 7 e 8 de Junho, de 2010, os alunos, professores e assistentes operacionais da Escola n.º 5 de Abrantes, de Rossio ao Sul do Tejo tiveram a oportunidade de aprofundar mais alguns dos seus conhecimentos, sobre a região de Mafra, participando numa visita de estudo, de dois dias, a esta bonita zona do país.
Viajaram todos juntos num autocarro de dois andares, da empresa “Topo Universo”, cujo motorista, o Sr. Francisco Oliveira tinha a particularidade de, para além de ser muito simpático e atencioso ser o pai de uma das alunas, que participou nesta viagem.


Durante a visita puderam visitar a Cidade de Mafra, na Zona Oeste de Portugal, a Olaria de José Franco, no Sobreiro, a Praia do Matadouro, na Ericeira, o Palácio e a Tapada de Mafra, entre outros maravilhosos locais de visita obrigatória.


Em cada um destes puderam observar muitas das características que estudaram anteriormente na sala de aula consolidando conhecimentos e reforçando aprendizagens, que favorecerão muitos dos trabalhos académicos futuros.
Paralelamente, esta visita de estudo, de dois dias, também promoveu o desenvolvimento intelectual de cada criança trabalhando, indirectamente, a sua autonomia, pois todos tiveram que arrumar, gerir e controlar os seus materiais individuais e colectivos no acantonamento realizado na Escola dos 2º e 3º Ciclos de Mafra, assim como as emoções provocadas pela distância a que se encontravam dos seus lares e dos seus familiares mais chegados.
Por motivo de obras desta escola, as refeições foram asseguradas na cantina da Escola Secundária José Saramago, mesmo ali ao lado.
De registar e saudar a atitude, exemplar, da Direcção desta Escola, que fez questão de estar presente para receber o seus pequenos visitantes, mesmo "esticando" o seu horário de trabalho, para o conseguir.
Foi uma viagem cansativa mas muito agradável, na opinião de todos os que nela participaram.
A primeira visita de estudo efectuada foi à Olaria de José Franco, um mestre artesão, que nos deixou um conjunto de obras de valor artístico incalculável.
Os viajantes puderam "recuar no tempo" e observar casas, oficinas, ferramentas e utensílios de profissões já em desuso e até uma escola com ardósias e a célebre menina de “cinco olhos”, a palmatória.
Depois seguiram directamente para a Ericeira, onde encontraram um mar calmo e apelativo. Alguns dos alunos foram molhando os pés na água fria e salgada... depois os joelhos... a seguir a cintura e por aí fora, até ao mergulho total.
Todos gostaram das águas tranquilas da praia da Ericeira e pediram para regressarem noutro dia.
Nesse dia os “finalistas” das Turmas A e D ainda encontraram forças, para um passeio nocturno pelas ruas da cidade de Mafra.

Já nos sacos-cama e deitados nas colchonetas, o dia foi "esticando" pela noite dentro, por entre risos e brincadeiras, mas onde, também, não faltaram algumas lágrimas de saudade, até que as pestanas, vencidas pelo cansaço, não aguentarem mais tempo "suspensas" e descerem para entrar na “dimensão dos sonhos”.
Com a claridade da manhã do dia seguinte começaram os primeiros movimentos e, à hora prevista, já todos se encontravam fora do pavilhão da escola, para não perturbarem o normal funcionamento das aulas de Educação Física.
Neste segundo dia seguiram directamente para o Palácio de Mafra e, finalmente, depois do almoço, para a Tapada de Mafra, onde os aguardavam meia-dúzia de irrequietos mas simpáticos javalis, que cirandavam em busca de alimento por entre os visitantes.

Após terem seguido no trilho dos javalis para observarem as diferentes espécies de animais existentes no parque, como veados, cervos e (mais) javalis e de visitarem o Museu dos Coches da Tapada, que reúne uma pequena colecção de carros de tracção animal, do tempo do Rei D. Carlos regressaram, comodamente instalados no comboio da Tapada até local de partida.


Finalmentede, de autocarro regressaram a Abrantes passando pelo Centro Comercial Campera, para um lanche "ajantarado" num dos apreciados restaurantes da Mc. Donald’s.
Foi uma viagem divertida para todos os participantes, que se junta a todas as outras iniciativas e actividades, que os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo têm tido a sorte de vivenciar.
Esta viagem foi financiada pelos pais individualmente, pelas verbas angariadas na Noite de Fados e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação de Rossio ao Sul do Tejo.

Sem comentários: