Viajaram todos juntos num autocarro de dois andares, da empresa “Topo Universo”, cujo motorista, o Sr. Francisco Oliveira tinha a particularidade de, para além de ser muito simpático e atencioso ser o pai de uma das alunas, que participou nesta viagem.
Durante a visita puderam visitar a Cidade de Mafra, na Zona Oeste de Portugal, a Olaria de José Franco, no Sobreiro, a Praia do Matadouro, na Ericeira, o Palácio e a Tapada de Mafra, entre outros maravilhosos locais de visita obrigatória.
Em cada um destes puderam observar muitas das características que estudaram anteriormente na sala de aula consolidando conhecimentos e reforçando aprendizagens, que favorecerão muitos dos trabalhos académicos futuros.
Paralelamente, esta visita de estudo, de dois dias, também promoveu o desenvolvimento intelectual de cada criança trabalhando, indirectamente, a sua autonomia, pois todos tiveram que arrumar, gerir e controlar os seus materiais individuais e colectivos no acantonamento realizado na Escola dos 2º e 3º Ciclos de Mafra, assim como as emoções provocadas pela distância a que se encontravam dos seus lares e dos seus familiares mais chegados.
Por motivo de obras desta escola, as refeições foram asseguradas na cantina da Escola Secundária José Saramago, mesmo ali ao lado.
De registar e saudar a atitude, exemplar, da Direcção desta Escola, que fez questão de estar presente para receber o seus pequenos visitantes, mesmo "esticando" o seu horário de trabalho, para o conseguir.
Foi uma viagem cansativa mas muito agradável, na opinião de todos os que nela participaram.
A primeira visita de estudo efectuada foi à Olaria de José Franco, um mestre artesão, que nos deixou um conjunto de obras de valor artístico incalculável.
Os viajantes puderam "recuar no tempo" e observar casas, oficinas, ferramentas e utensílios de profissões já em desuso e até uma escola com ardósias e a célebre menina de “cinco olhos”, a palmatória.
Depois seguiram directamente para a Ericeira, onde encontraram um mar calmo e apelativo. Alguns dos alunos foram molhando os pés na água fria e salgada... depois os joelhos... a seguir a cintura e por aí fora, até ao mergulho total.
Todos gostaram das águas tranquilas da praia da Ericeira e pediram para regressarem noutro dia.
Nesse dia os “finalistas” das Turmas A e D ainda encontraram forças, para um passeio nocturno pelas ruas da cidade de Mafra.
Já nos sacos-cama e deitados nas colchonetas, o dia foi "esticando" pela noite dentro, por entre risos e brincadeiras, mas onde, também, não faltaram algumas lágrimas de saudade, até que as pestanas, vencidas pelo cansaço, não aguentarem mais tempo "suspensas" e descerem para entrar na “dimensão dos sonhos”.
Com a claridade da manhã do dia seguinte começaram os primeiros movimentos e, à hora prevista, já todos se encontravam fora do pavilhão da escola, para não perturbarem o normal funcionamento das aulas de Educação Física.
Neste segundo dia seguiram directamente para o Palácio de Mafra e, finalmente, depois do almoço, para a Tapada de Mafra, onde os aguardavam meia-dúzia de irrequietos mas simpáticos javalis, que cirandavam em busca de alimento por entre os visitantes.
Foi uma viagem divertida para todos os participantes, que se junta a todas as outras iniciativas e actividades, que os alunos da Escola de Rossio ao Sul do Tejo têm tido a sorte de vivenciar.
Sem comentários:
Enviar um comentário