F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



domingo, junho 06, 2010



Dia da Criança - A inversão de papéis!
O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo comemorou o dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança de forma animada, solidária e reconhecida.
Para além dos diferentes jogos e tarefas dinamizados por professores, educadoras e assistentes operacionais, que fizeram circular todas as crianças do Jardim-de-infância e da Escola, por diferentes “estações” dispersas pelo pátio do Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, também se aproveitou esta data para efectuar a 4ª Feira de Troca de Brinquedos, “O Troquichas” e para prestar homenagem a um dos seus mais dedicados e afeiçoados amigos, o Senhor Presidentes da Junta de Freguesia, Luís Valamatos.
O dia 1 de Junho de 2010 foi, como não podia deixar de ser, totalmente consagrado às crianças no Núcleo Escolar do Rossio. Depois de divididos por diferentes grupos de forma vertical, ou seja, com alunos de todas as turmas e anos de escolaridade em todos eles, identificados por um animal desenhado e pendurado ao pescoço foram divididos pelas diferentes estações existentes e ao som da campainha da escola iam trocando até usufruírem de todas as propostas existentes.
De todas a que perdurará mais no tempo será a Pintura de t’shirts em que todas as crianças “carimbaram” as suas mãos numa t’shirt oferecida pela Junta de Freguesia local, mas todas as “estações” contribuíram de igual modo para animação do Dia da Criança, como o “Espaço de Dança”, em que as professoras do Enriquecimento Curricular a demonstraram e a executaram diferentes coreografias, em conjunto com as crianças; “O Espaço Arrefinfa na Bilha” onde todos exercitaram diferentes ritmos e cantaram algumas das canções deste conhecido Grupo Musical da Escola; O “Espaço Ténis”, onde com sabedoria o Professor Luís, do Apoio Educativo aplicou os seus conhecimentos, em conjunto com um amigo que trouxe de Castelo Branco, para iniciação a esta modalidade desportiva; A estação de “Pintura Facial”, em que todos puderam pintar os rostos com os mais diversificados motivos e a sexta estação do “Espaço Cinema” onde puderam visionar vários filmes de curta duração, mas muito engraçados.
No “Troquichas”, Feira de troca de brinquedos usados foi outro dos momentos altos do dia, com as crianças trocando, negociando e regateando com os seus próprios brinquedos, para conseguirem obter outro mais apetecível.
Durante o “Troquichas”, alguns brinquedos foram trocados várias vezes até se por termo a mais esta animação que a escola promove há quatro anos, no seu espaço.
Para além de toda esta correria e animação ainda houve um espaço para que a Comunidade Escolar mostrasse a sua gratidão, para com o Senhor Presidentes da Junta de Freguesia.
Os representantes das cinco turmas do 1º Ciclo e das duas salas do Jardim-de-Infância entregaram ao Senhor Presidente da Junta um quadro pintado por todos, com as cores do arco-íris e numa das paredes da escola ficou cravada uma placa, onde se pode ler uma frase simples, mas sentida por todos:
“Ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia, Luís Valamatos a Comunidade Escolar Reconhecida”.
Luís Valamatos usou da palavra para agradecer esta manifestação de reconhecimento e amizade da Comunidade Escolar e confidenciou que, nos dezasseis anos, como Presidente da Junta de Freguesia de Rossio ao Sul do Tejo, fora este o momento que mais emoção lhe causou. Ainda acrescentou que, assim como toda a equipa que com ele trabalha em prol do Rossio, tentam fazer o melhor tentando corresponder às necessidades de todos os Rossienses.
Foi um momento em que os papéis se inverteram. O Sr. Presidente da Junta de Freguesia a quem tudo se pede veio à escola, mas para receber uma oferta sentida da sua comunidade.
Ainda usaram da palavra a Dra. Maria João da Direcção do Agrupamento e as Representantes da CPCJ de Abrantes e da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Rossio ao Sul do Tejo.
Depois de tantos sentimentos e emoções, reunidos num só dia, todos regressaram a casa satisfeitos, mas ansiosos por saberem quais as próximas experiências que, com a naturalidade habitual emergirão no Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Vamos esperar para ver!





Sem comentários: