F.A.V.A..

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Fomentar a Animação, Valorizando as Aprendizagens~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quarta-feira, dezembro 23, 2009

"A Estrela da Escola"
Guia polícias em vez de Reis Magos!

No dia 18 de Dezembro de 2009 acenderam-se as luzes da nossa "Estrela de Natal", colocada na fachada do lado Sul do edifício escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
Quem por ali passe, não passará sem desviar o olhar para a escola. Na parede, dezenas de lâmpadas, dispostas em forma de estrela acendem e apagam, recordando aquela outra estrela, que na noite de Natal guiou pastores e Reis Magos até à manjedoura, onde se aconchegava o Menino Jesus.
No entanto quem a admira não sabe que aquela estrela esteve na base de uma história recambolesca e, só agora, engraçada.
Todos os anos a Comunidade Escolar de Rossio ao Sul do Tejo coloca no seu pátio, algo que simbolize o Natal. Este ano resolveu construir uma estrela com três metros de diâmetro na parede do edifício principal.
Da Junta de Freguesia, parceiro sempre presente veio o apoio para a sua colocação na parede.
Para este efeito foram colocadas buchas e camarões ao nível do primeiro andar do edifício. Posteriormente um dos professores colocaria as lâmpadas, pelo que a escada da Junta de Freguesia ficou no pátio da escola, aguardando por uma oportunidade para, no intervalo da feitura das fichas de avaliação, um professor desse continuidade a este trabalho.
Finalmente, a Estrela ficou pronta já a noite caía. O clarão das suas luzes iluminou o pátio e a rua provocando o efeito pretendido.

No entanto surgiu um problema: O que fazer com a escada!
Já era tarde para a devolver à Junta de Freguesia, mas também seria arriscado deixá-la por ali. Optou-se, então, por a deixar no quintal da Família Lamaroso, que sempre se tem mostrado disponível para colaborar com a Escola... com a Junta de Freguesia... com a Paróquia... com a Sociedade de Instrução Musical Rossiense ... com o Agrupamento de Escuteiros, ou seja, com toda a gente, a bem da Comunidade Rossiense (um exemplo a seguir).
Na altura porém o casal não atendeu à porta, pelo que se deixou ficar a escada, com a intenção de, mais tarde, o alertar para esta situação, o que nunca veio a acontecer.
Então, quando deram pela presença da escada, o casal, desconfiado e prendeu-a com correntes e cadeados vedação do quintal, alertando de seguida a polícia.
Veio a polícia e também não encontrou explicações para o estranho mistério da Escada "aparecida".
Nessa noite, Esperança Lamaroso não pregou olho e de vez em quando assomava-se à janela, para espreitar o movimento da rua. Dos ladrões nem uma sombra, mas por várias vezes viu passar o carro da polícia, que por ali fez rondas durante toda a noite.
Na manhã do dia seguinte, o mistério continuava por esclarecer e a escada por ali permanecia... acorrentada.
Alertado para esta situação veio o Presidente da Junta que procedeu à sua identificação, mas não chegou a nenhuma conclusão. Depois veio o Chefe Vitor Almeida dos Escuteiros, que normalmente também colabora em tudo e com todos e resolveu o mistério seguindo os sinais de pista, como é hábito no escutismo, ou seja fez alguns telefonemas e encontrou o responsável por todo este "reboliço".
As desculpas foram aceites por todos os envolvidos, como "manda" o Espírito de Natal, mas a história não pára de ser recontada, agora, de forma muito mais animada.
Feliz Natal para a Polícia que zela por nós, para a Família Lamaroso e para todos vós!
Para esta história já escolhemos uma possível moral: "Nem tudo o que parece é e nem tudo o que é parece!"
Bom Natal!
Núcleo Escolar do Rossio:
Uma sensacional Festa de Natal!

Com um esforço acrescido e uma forte dose de boa vontade, da parte da Direcção do Clube Desportivo "Os Patos" e, no dia 18 de Dezembro de 2009, a Festa de Natal do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo regressou à sede deste clube.
Se havia dúvidas sobre a importância desta alteração, as mesmas dissiparam-se, quando a lotação do "pavilhão" do Clube esgotou, demonstrando o interesse que esta festa provoca em todos os "Rossienses".

Estava ali o futuro de uma comunidade, que todos desejamos, cada vez mais, interessada, participativa, activa e solidária - as "nossas" crianças.
Essas mesmas crianças que conseguiram arrebatar sorrisos, risos e gargalhadas, mas também um conjunto de sensações e emoções fortes, capazes de desprenderem lágrimas que rolaram, naturalmente, pelas faces de gente feliz.
"Viste-me mãe?"
"Vi!"
Quem não viu? Eram mais de uma centena de crianças do Jardim-de-Infância e da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Rossio ao Sul do Tejo, oriundos de um Centro Escolar, ainda a cheirar a tinta fresca que, substituindo o Pai Natal ofereceram a todos os presentes, aquilo que eles têm de melhor: a sua alegria contagiante, o seu poder de surpreender, a vontade de fazer “coisas” e de as partilhar.
“Eles” chegaram subiram ao palco e cantaram, dançaram, declamaram e representaram criando pretextos para que todos aquecessem as mãos aplaudindo amiúde as suas intervenções.
Os comentários em surdina eram cortados por “Shius” estridentes, que traduzidos à letra queriam dizer:
-Oiçam e vejam esta maravilha… é o meu filho! …é a minha filha!
Para logo a seguir darem oportunidade a outros, de repetirem o mesmo gesto e ordem.
-Deixem ouvir... é o meu filho! …é a minha filha!
Todos tinham a certeza de qual foi a melhor parte, mas como é evidente, as opiniões divergiam.
Durante a noite foram muitos os convidados que compareceram no local e que de lá saíram agradados com o que viram.
No final o Pai Natal chegou para desestabilizar a tranquilidade da noite. Foi o delírio colectivo, com as crianças eufóricas aos gritos de alegria, desembrulhando as suas prendas, mas questionando em surdina, como sempre fazem, se seria, ou não, aquele o verdadeiro Pai Natal.
Todos concluiram que , só que desta vez tinha vindo a pedido da Junta de Freguesia, para entregar as prendas e a pedido da Associação de Pais para entregar os lanches!
Claro que esta festa não nos faz esquecer o verdadeiro espírito de Natal, enquanto Aniversário de Jesus. Também Ele espera uma prenda, que todos lhe queremos dar.
Qual e como? Como ele mesmo ensinou:
"Dai aos outros o que gostarias que te dessem a ti!" e “Tudo o que fizerdes aos outros é a mim que o fazeis!”
E Jesus sorrirá com a tua prenda!

sábado, dezembro 12, 2009

Todos com o João
“Vale a pena viver aqui!”

No dia 11 de Dezembro de 2009, a Comunidade Rossiense evidenciou, mais uma vez, uma grande consciência moral e solidária, para com um dos seus membros. Bastou que se levantassem algumas vozes em defesa de uma causa e todos os outros se reuniram em torno da mesma: "Uma cadeira para o João!"
João Miguel Rosário Rodrigues é uma criança de seis anos, que com mês e meio teve uma "paragem cardio respiratória" que lhe provocou graves lesões cerebrais, que não lhe permitem qualquer tipo de autonomia. Presentemente necessita de uma cadeira de rodas adaptada ao seu corpo, em crescimento e à especificidade do seu problema de saúde, para substituir a sua, já velha e incómoda.
Perante o apelo inicial de alguns Rossienses, o envolvimento foi crescendo e a Sede do Clube Desportivo “os Patos” foi pequena, para acolher todos os que quiseram contribuir para esta causa.
Ao Grupo Musical “Arte Nova”, o primeiro a aderir à iniciativa juntaram-se o Grupo de Percussão “Arrefinfa na Bilha”, em representação do Núcleo Escolar do Rossio, onde se insere o Jardim-de-Infância do João e a simpática e divertida Tuna Académica “Papasmisto”, do Instituto Politécnico de Portalegre.
Durante a noite, outros pequenos e grandes “artistas” foram passando pelo “palco” mostrando o seu apoio ao João. Entre eles destacou-se, pela qualidade vocal demonstrada, uma pequena cantora, de dez anos, a Salomé, que a todos encantou com a simplicidade, própria de uma grande estrela. Um nome a fixar!
Mas a noite era do João e o rodopio foi constante. O afluxo de pessoas amigas e solidárias, que marcaram presença foi tão elevado, que superou todas as expectativas esgotando tudo o que por ali havia.
Durante o trajecto de regresso a casa, com toda a certeza, os elementos da Tuna “Papasmisto” comentaram a postura solidária desta comunidade, que quase nenhum conhecia; as crianças presentes, em grande número, apoiando o seu colega da escola dialogaram com os seus familiares sobre a vertente humana da sua terra; os Rossienses renderam-se às evidências e foram reconhecendo que vale a pena sê-lo e, finalmente, todos os forasteiros sentiram um acréscimo nas suas energias, pois tinham estado entre boas gentes. Em suma todos se sentiram felizes, pois como disse alguém, que no dia 25 de Dezembro completará mais um aniversário:
“Há mais alegria no dar do que no receber”!
Antes de terminar esta crónica gostaria de partilhar convosco uma estranha sensação: No início da festa, o João também esteve por lá e quem tivesse olhado com atenção o seu olhar “conseguiria” ver, o que ele gostaria de nos dizer:
“Que Deus vos dê um Feliz e Santo Natal, meus amigos!”
P.S. - Com o primeiro objectivo alcançado, a aquisição da desejada cadeira de rodas, já se pensa em novas iniciativas visando, agora, a compra de uma cama articulada.
Estamos contigo João!

quinta-feira, dezembro 10, 2009

"Rossio Solidário"
Todos com o João!


No próximo dia 11 de Dezembro de 2009 , em representação do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, o Grupo Musical "Arrefinfa na Bilha" participará na iniciativa de solidariedade a favor do aluno do Jardim-de-Infância de Rossio ao Sul do Tejo, João Miguel Rosário Martin Rodrigues, de 6 anos.
O João precisa de equipamentos que, infelizmente são difíceis de adquirir pela sua família, devido aos seus elevados valores comerciais.
Um grupo de Rossienses organizará uma iniciativa musical na sede do Clube Desportivo "Os Patos", em que estarão presentes o Grupo Arte Nova, a Tuna Académica do Instituto Politécnico de Portalegre "PapasMisto" e o Grupo de percussão da Turma D da Escola local, os "Arrefinfa na Bilha", entre muitas outras surpresas.
Para além destes amigos que apoiam esta iniciativa com a sua participação na dinamização, todos nós podemos participar contribuindo, que mais não seja, com a nossa presença.
Todos à sede dos "Patos" este Sábado, dia 11 de Novembro de 2009.
Vamos mostrar a vertente solidária do Rossio.
O João merece todo o nosso apoio!

"Hoje por ele, amanhã por nós!

O Futuro a Deus pertence!"

sábado, dezembro 05, 2009


Nas Barbas do Pai Natal...



... a nossa Festa de Natal já está a ser preparada, por todos os pequenos e grandes actores do Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo.
O Cartaz está na rua, agora a decisão é sua!
Gostaríamos de poder contar com a sua presença, para darmos, ainda mais, alegria à grande Festa do Aniversário do Nascimento de Jesus:
Participação Especial da Orquestra Juvenil
da Sociedade de Instrução Musical Rossiense

Os verdadeiros amigos não procuram desculpas para faltarem!

Têm muitas mais razões para se reencontrarem!

Contamos consigo... amigo!

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Mensagem do nosso amigo
Professor Raul Grilo


Foi com enorme alegria que recebemos, no Blog da Escola do Rossio, uma mensagem do Professor Raul Grilo e soubemos que já se encontra melhor e em recuperação, em sua casa (ver mensagem do acidente).
Eis a transcrição da sua mensagem:

"Amigos, fiquei emocinado pela vossa preocupação. Desejo-vos tudo de bom. Não subam oliveiras. Estou em casa em recuperação, lenta, mas está a acontecer.
Um abraço. Oxalá nos encontremos depressa.
Raul Grilo"

É também esse o nosso desejo!
Tudo de bom para si!

quarta-feira, novembro 25, 2009

Visita de Estudo

Igreja de Santa Maria do Castelo

A convite da Câmara Municipal de Abrantes, no dia 24 de Novembro de 2009, os alunos dos 3º e 4º anos, das turmas A, D e E visitaram a exposição de antevisão do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, que se encontra patente ao público, no Museu D. Lopo de Almeida, na Igreja de Santa Maria do Castelo.
Os objectos da exposição visitada foram recolhidos em vários pontos da Península Ibérica e integrarão as colecções do futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, que ocupará o Convento de S. Domingos, no centro histórico da cidade.
Uma maquete deste museu, a ser construído até 2013, também se pode observar nesta exposição.
A visita foi acompanhada, desde o início pela Dra. Filomena Gaspar, Arqueóloga da Câmara Municipal de Abrantes, que foi explicando e respondendo a todas as questões dos pequenos investigadores da Escola de Rossio ao Sul do Tejo.
Os alunos ainda tiveram a oportunidade de subir à Torre de Menagem e observar a maravilhosa paisagem que dali se avista em torno da cidade de Abrantes.

sábado, novembro 21, 2009

"Arrefinfa na Bilha" em Abrantes
Nas comemorações de mais um aniversário da
Declaração dos Direitos da Criança

quinta-feira, novembro 19, 2009

"Varino Encantado" já navega!

O "Varino Encantado" que integra o sub-projecto, "Aquachama", do «MAR & MAR» e que visa o desenvolvimento de actividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, no Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo, já se encontra em pleno desenvolvimento.
Uma das actividades previstas é a preparação e apresentação de uma história a todas as outras turmas depois de trabalhada por cada uma delas.
Coube à Turma A a primeira apresentação e em boa hora o fez. Os alunos desta turma do quarto ano de escolaridade estiveram muito bem na condução dos trabalhos.
A história que escolheram foi "As Andanças do Senhor Forte", um conto do escritor António Mota e, no dia 18 de Novembro, todas as turmas do Jardim-de-Infância e Escola se amontoaram na Biblioteca para assistirem a esta história animada com sombras chinesas.
Todos os alunos da Turma A estiveram muito bem neste reconto e aguçaram a vontade de todos em continuar com esta dinâmica.



domingo, novembro 15, 2009

Novo Passeio Pedestre
da Nossa Escola

No dia 14 de Novembro voltámos aos nossos passeios pedestres. Mais de três dezenas de participantes reuniram-se à partida para, em primeiro lugar, ouvirem a Sra. Enfermeira Maria dos Anjos falar do "famoso" vírus da "Gripe A".
Um esclarecimento sempre útil pois estamos sempre a aprender mais algum pormenor desta doença, que nos tem preocupado a todos.
Depois o grupo lá seguiu rumo à "Quinta das Amendoeiras", onde os escuteiros preparavam o seu, não menos apreciado Magusto.
Este passeio teve a particularidade de integrar três caras conhecidas, que no ano lectivo anterior trabalhavam nesta escola: a Professora Dulce Moleiro, que se esncontra a tempo inteiro junto da Direcção do Agrupamento de Escolas D. Miguel de Almeida, a Professora Teresa Mainha, que se mudou para a Escola do Entroncamento e já na parte final da actividade, a Professora Margarida, que actualmente se encontra numa escola do Concelho de Coruche.
Foram mais algumas emoções que se juntaram a todas as que vivemos neste passeio, que também teve a companhia do "Lobo", o cão mais conhecido do Rossio, que não falha uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.


No final todos deram por bem empregue o seu tempo e questionaram sobre o próximo passeio.
Em breve daremos mais notícias sobre o próximo passeio.


sábado, novembro 14, 2009

Mestre Jacinto Abreu

Regressou à Escola!

No dia 13 de Novembro, o Sr. Jacinto Abreu, Mestre de Judo, veio à nossa escola, para nos falar das sua memórias de Rossio ao Sul do Tejo, da primeira metade do século passado.
Com 87 anos de idade, com uma saúde de ferro e uma memória invejável, o Sr. Jacinto abordou várias realidades de uma época, que viveu intensamente, denotando, sempre, algum receio que estas suas recordações se percam no tempo.
Com os alunos do 4º ano reunidos na Biblioteca da Escola de Rossio ao Sul do Tejo, o mestre contou um pouco da história de Rossio ao Sul do Tejo ilustrando-a com fotografias.
Desde muito novo começou a trabalhar com o pai nos barcos que navegavam no Rio Tejo transportando palha e cortiça, entre muitos outros produtos importantes, de acordo com cada época do ano.
Muitas foram as curiosidades que contou, como aquela que achámos mais engraçada: "...quando o Rio Tejo tinha pouca água e não permitia a navegação, a carga era atirada ao rio, atada com cordas ao barco e era recolhida mais perto de Lisboa, quando o leito do rio já permitia a navegação.
Ficámos a saber que havia cerca de 40 barcos a navegarem no rio e seis deles eram da nossa região.
Os mastros das velas dos barcos eram muito altas, pelo que eram puxadas com cordas quando havia necessidade de passar debaixo das pontes.
Os nossos alunos registaram estas e outras curiosidades para as publicarem nos diferentes blogues das turmas.
Por eles ninguém se esquecerá da ligação desta comunidade ao rio e aos "marítimos".





quarta-feira, novembro 11, 2009

Núcleo Escolar do Rossio

comemora o São Martinho:

"A festa fatiada!"


O Núcleo Escolar de Rossio ao Sul do Tejo recordou o corajoso soldado Romano que há mais de 1500 anos "fatiou" a sua capa em duas e, num gesto solidário repartiu-a por dois mendigos que tremiam de frio. Na altura, o Sol recompensou-o aquecendo-o com os seus raios solares, dando origem ao chamado "Verão de São Martinho".
Como no dia 11 de Novembro, o Sol acordou cedo e não foi necessário partilhar agasalhos com ninguém "fatiou-se" a festa repartindo-a por diferentes lugares e actividades.
Nas salas de aulas os alunos iniciaram o dia conhecendo melhor a Lenda de São Martinho efectuando alguns trabalhos relacionados com a mesma.
No polidesportivo da Avenida Egas Moniz teve lugar, logo de seguida, um torneio de Futsal entre equipas dos diferentes anos de escolaridade.
No alpendre coberto, uma "modernice" do novo Centro Escolar de Rossio ao Sul do Tejo inaugurou-se o novo "Campo de Futebol de Parede", promovendo-se jogos inter-turmas.
No pátio da escola decorreram jogos tradicionais e a tradicional assada das castanhas.
Com esta movimentação conseguiu-se promover mais uma animação colectiva, em que todos se empenharam e sentiram bem.
Com os rostos tingidos de carvão salvaram-se os dentes branquinhos, de todos os sorrisos mantidos e oferecidos pelas crianças que aqui aprendem a ler, a escrever e a ser.